Qual é o vestuário correto para jardinagem? - Loja Husqvarna
800 834137 apoioaocliente@lojahusqvarna.com

Devolução garantida

Garantia Husqvarna

Envio grátis a partir de 19€

Pagamento seguro

Qual é o vestuário correto para jardinagem?

Sabe que roupa para jardinagem deve usar? Como qualquer outra atividade técnica, esta disciplina requer dispor de roupas especificamente concebidas para garantir a segurança. Não cometa o erro de utilizar qualquer vestuário de forma aleatória. A proteção e a funcionalidade dependem da correta escolha deste vestuário.

Por isso, o objetivo deste artigo é informar sobre quais são os componentes imprescindíveis do vestuário para jardineiros. Quer saber o que tem de considerar? Siga-nos!

podadora em altura

Que roupa para jardinagem necessita?

Devido à grande importância que tem a segurança para jardinagem, depois abordaremos esse aspeto especificamente. No entanto, este é um aspeto que deve ter em conta em todo o momento, dado que é determinante para escolher cada uma destas peças especializadas. Pense, por isso, tanto nos riscos físicos e químicos como nos biológicos (as picadas de insetos, por exemplo).

Além disso, deve considerar outros critérios como o tamanho, o material, a época do ano e o tipo de manutenção que requerem. Adicionalmente, o preço, o conforto, a liberdade de movimentos e a presença de complementos, como capuzes e bolsos, são importantes na escolha.

Por outra parte, o tipo de tarefa que vai realizar condiciona, também, quais são as peças concretas mais relevantes.

Não deve realizar nenhuma tarefa séria de jardinagem sem contar com as peças de vestuário seguintes:
Algumas peças imprescindíveis no vestuário para jardineiros

Deve ser longo e largo, de preferência grosso, deve incluir um bolso estilo canguru. Assim, pode levar consigo as suas frutas e outros elementos.

É a alternativa à peça anterior, só que mais cara e confortável. Se tem que trabalhar no nível do solo ou agachado, aqueles que incluem joelheiras são ideais.

Na parte superior do seu corpo é preferível usar esta peça em vez de uma t-shirt. Fica mais protegido e costumam ter bolsos, o que é mais prático. Em todo caso, assegure-se de que o seu tecido é resistente à fricção.

Vai aproveitar mais os modelos largos, dado que ajudam a cobrir as suas pernas e a mantê-las protegidas. Foque-se na presença e distribuição dos seus bolsos e, se puder, escolha-as pelos com detalhes refletores para ser mais visível.

Luvas, gorro e as peúgas são, eles mesmos, elementos decisivos na roupa para jardinagem. Use-os em qualquer momento do ano, dão uma proteção extra muito notável! Escolha produtos cómodos e leves com que se sinta ágil e fiável.

Pode ser flexível —de PVC ou de borracha — ou sólido —de couro —. se há risco de queda de objetos pesados ou cortantes, escolha os de couro. Considere também a sola em função do terreno sobre a que vai trabalhar: se há humidade, o risco de deslizamento, compre-os com tacões. As botas e as socas são, igualmente, alternativas válidas.

Quando o tempo fica frio ou quando chove, uma destas peças de vestuário não pode faltar no seu guarda-roupa jardineiro. Preste atenção à quantidade de bolsos, detalhes refletores e tecidos antirrasgos.

A importância da segurança

Este atributo deve guiar sempre a sua tomada de decisões sobre o vestuário para jardineiros que utiliza. Assegure-se de verificar que todas as suas peças de vestuário cumprem as normas legais estabelecidas e possuem os certificados exigidos pelas autoridades.

Entre os fatores de segurança que deve avaliar figuram os seguintes:

  • Proteção visual. Os óculos e as viseiras de rede que usa devem salvaguardar os seus olhos, dado que podem saltar pequenos pedaços de ramos ou outros elementos ao podar, por exemplo.
  • Proteção auditiva. Se usa máquinas eletrónicas ruidosas, vai necessitar de usar capacetes ou auriculares apropriados.
  • Composição anticorte. Verifique este fator nos tecidos adquiridos, tanto nas luvas como em qualquer outro elemento do seu vestuário. O uso de machados, tesouras e similares torna fundamental este recurso para proteger a sua integridade física.
  • Elementos refletores. Quanto mais e melhor for visto desde longe, menos perigo tem de resultar enrolado. Não retire importância a este aspeto.
  • Dispositivos anti impactos. Acolchoados, reforços, placas e outros elementos similares isolam a seu corpo contra possíveis choques. No calçado está muito clara a sua importância, mas também as mangas, as caneleiras e outros acessórios similares desempenham este trabalho.
protetores auriculares
Protetores auriculares

O melhor conselho que podemos dar-lhe sobre a segurança na sua roupa de jardinagem é não subestimar este aspeto. Utilize roupa especializada, de qualidade e aprovada por uma marca de prestígio no setor. É preferível pagar um pouco mais e trabalhar perfeitamente protegido. Não seria o primeiro jardineiro a que salva a vida, ou uma parte do seu corpo, por usar a indumentária apropriada.

Com mais de 300 anos de atividade no setor, a Husqvarna representa a excelência como fornecedor de vestuário e equipamento para jardinagem. Dê uma vista de olhos à nossa seleção de roupa para jardinagem e encontre exatamente, o que necessita: luvas anticorte, capacetes, bonés, óculos, calças… Um catálogo de total fiabilidade!

¡Partilhe este artigo!

vestuário

Não perca as nossas novidades e promoções!

Subscreva a nossa newsletter para não perder nada sobre a Husqvarna. Preencha o formulário e receba informação sobre promoções, novidades, dicas e muito mais!

  • Este campo é para efeitos de validação e deve ser mantido inalterado.
Nenhum produto no carrinho.