Temporada de poda: como preparar a sua motosserra - Loja Husqvarna
800 834137 apoioaocliente@lojahusqvarna.com

Devolução garantida

Garantia Husqvarna

Envio grátis a partir de 19€

Pagamento seguro

Temporada de poda: como preparar a sua motosserra

Preparar a motosserra para a época da poda é fundamental para fazer bem. Quando chega o momento de aparar as árvores e os arbustos do seu jardim, deve saber como o fazer e adotar as medidas oportunas. Entre elas, o uso da motosserra apropriada.

Além disso, deve prepará-la e mantê-la bem durante a sua inatividade. Só assim estará em perfeito estado para desempenhar corretamente o seu trabalho. Sabe como fazê-lo?

Considerações básicas sobre a temporada de poda

Antes de explicar-lhe como cuidar da sua motosserra de poda, deve saber em concreto em que consiste esta tarefa. Trata-se do processo de cortar e eliminar os ramos supérfluos das árvores e das plantas. Esta atividade favorece a que cresçam e se desenvolvam com mais energia.

Existem, na realidade, dois tipos de poda: ornamental e de conservação. A primeira é meramente estética ou funcional. A segunda, pretende salvaguardar a integridade física da árvore, do arbusto ou da planta.

Ao podar, gera abundantes efeitos positivos:

  • A planta recebe mais oxigénio e luz, conforme as suas necessidades.
  • É uma medida preventiva da infestação por fungos e de diversas doenças arbóreas.
  • A árvore cresce de forma controlada e com uma estética mais bonita, especialmente na copa.
  • O risco de poda de ramos doentes, apodrecidos ou mortos diminui.
  • O excesso de sombra ou o contacto dos ramos contra edifícios e janelas minimiza-se.
  • Assegura-se o desaparecimento de ramos que podem ser um perigo para as pessoas, por exemplo, porque invadem caminhos ou estradas.
  • Promove uma maior e melhor produção de fruta, dado que este gesto propicia o aparecimento de mais flores e frutos nas árvores que os dão.

 

Quando é o melhor momento para podar?

Pode podar em qualquer época do ano. No entanto, existem três períodos em que é especialmente recomendável:

 

  • Outono. É uma boa época porque os ramos estão sem folhas. Por isso, vai ver melhor como é a estrutura da copa e os ramos individuais. Torna-se mais fácil desenhar e estabelecer que cortes concretos procedem em função do resultado desejado.
  • Princípio do verão. A sua vantagem é que as feridas provocadas curam-se antes e melhor, sobretudo, nos ramos grossos e nas espécies com tendência a prolongar a sua cicatrização. Não é tão conveniente, no entanto, fazê-lo a partir de agosto, quando as folhas começam a mudar de cor. Se atua nesse momento, como as árvores levam os nutrientes desde as folhas aos nutrientes, a debilitação será imediata.
  • Finais do inverno. Ainda que convenha escolher um dia seco em que não exista geada, é uma boa alternativa para as árvores de fruto com bagas, caroços ou pevides. Nestas datas estão carregadas de reservas, pelo que a suportam muito bem.

Como preparar a motosserra

As vantagens de utilizar uma motosserra de poda são evidentes. Permite-lhe abater os ramos com uma maior agilidade e eficácia. Reduz significativamente a duração e a dificuldade deste trabalho, o seu manuseio é simples e comprar uma motosserra não é demasiado caro.

Quando escolhe qualidade — como ocorre sempre ao escolher Husqvarna — e faz a manutenção apropriada, a sua durabilidade é máxima. Amortiza o investimento durante bastantes anos!

Mas então, como deve preparar a sua motosserra? Após um certo período de inatividade, seria imprudente começar a usá-la sem verificar se o seu estado é o idóneo.

Para tal, antes de começar a temporada de poda, deve realizar um check-up básico desta ferramenta:

 

  • Reveja visual e de forma tátil o equipamento para verificar que não tem danos ou avarias.
  • Limpe as alhetas de refrigeração dos cilindros.
  • Verifique as alhetas do volante e assegure-se de que nada bloqueia a entrada do ar que refresca o motor.
  • Vigie como se encontra a corrente. Periodicamente deve limpá-la, retirando para tal a cobertura. Comece pelo lado do travão e siga pelo lado da serra. Com um elemento alargado, de metal ou madeira, retire os restos acumulados até otimizar a sua mobilidade. Por último, aproveite para deixá-la tensa.
  • Encha os depósitos, em primeiro lugar, verta o óleo de corrente. A seguir, o combustível, caso seja uma motosserra a gasolina. Se se trata de uma motosserra a bateria ou elétrica, verifique que carrega bem o fornecimento de energia.
  • Valide o estado dos elementos de segurança e do travão de corrente.
  • Vigie as alhetas do volante e verifique que nada bloqueia a entrada do ar que refresca o motor.

Considere, por último, que o idóneo é fazer uma limpeza básica depois de cada uso. Se deixar que a sujidade se acumule, depois vai ser mais difícil retirá-la. Contudo, após um período prolongado em desuso, uma limpeza a fundo com água à pressão é conveniente.

Aprender a preparar a motosserra antes de cada uso é três vezes importante. Melhora a sua eficácia, aumenta a segurança de uso e prolonga a sua vida útil. Deste modo, e com as máquinas da Husqvarna, alcançará a excelência técnica.

¡Partilhe este artigo!

Dicas de jardinagem Poda

Não perca as nossas novidades e promoções!

Subscreva a nossa newsletter para não perder nada sobre a Husqvarna. Preencha o formulário e receba informação sobre promoções, novidades, dicas e muito mais!

  • Este campo é para efeitos de validação e deve ser mantido inalterado.
Nenhum produto no carrinho.