O que é um escarificador e para que serve? - Loja Husqvarna
800 834137 apoioaocliente@lojahusqvarna.com

Devolução garantida

Garantia Husqvarna

Envio grátis a partir de 19€

Pagamento seguro

O que é um escarificador e para que serve?

Sabe o que é um escarificador? Quando se trata de manter em bom estado o relvado e os terrenos cultivados, é um elemento tão importante como o corta-relva ou o sistema de rega. Se quer descobrir em que consiste, como funciona e quando deve utilizá-lo, continue a ler.

escarificador em ação

Que é um escarificador: conceito e funções

O escarificador é uma ferramenta agrícola que nos ajuda a manter, proteger e ter cuidados com o relvado e os terrenos cultivados. As tarefas de manutenção destas zonas são muitíssimas e não dão descanso. Entre elas, escarificar resulta imprescindível.

Em que consiste? Em arar superficialmente o terreno para arejá-lo. O principal objetivo é eliminar a chamada camada de feltro ou palha que o recobre. Referimo-nos a uma película de folhas, fungos, restos de terra e raízes que se forma com o passar do tempo.

Este procedimento é muito mais importante do que parece, dado que essa camada bloqueia o processo de absorção na superfície. Consequentemente, a terra donde habitam os vegetais tem problemas para adquirir os nutrientes, a água, a luz e o ar que precisam.

Sem estes elementos, como pode supor, o relvado e o resto da vegetação apresentam dificuldades para se recuperar, crescer e mostrar uma aparência bonita.

Melhor com um escarificador

Agora que já conhece esta nova tarefa de jardinagem e a sua importância, o conceito de escarificador torna-se muito mais interessante. A sua função, seguramente, já a deduziu: eliminar de forma rápida e ágil todos esses restos acumulados sobre a superfície. O início da primavera e do outono são as datas-chave em que deve efetuar este trabalho.

A sua forma é similar à de um ancinho, porque inclui dentes resistentes de aço. Com eles, arrasta e retira todas as folhas secas, os ramos e os elementos prejudiciais instalados na parte superior do terreno. Além disso, consegue cortar o substrato e de criar cavidades pelas que penetram facilmente a água e o ar.

Portanto, o seu uso permite-lhe tanto melhorar a aparência superficial do terreno como sanear o seu estado interno. Ao realizar esta tarefa na primavera, o solo encontra-se mais são e permeável, pronto para que a vida vegetal brote na sua melhor versão. Depois, ao começar o outono, pode eliminar as ervas daninhas e os elementos indesejáveis que retiram nutrientes vitais nos seguintes meses frios.

escarificador Husqvarna
Escarificador Husqvarna

Quando e como escolher um escarificador?

O calendário para escarificar é claro: princípios da primavera e inícios de outono são as datas estratégicas. De facto, estas costumam ser as épocas habituais de compra desta ferramenta. No entanto, os utilizadores mais experimentados costumam fazer o contrário: comprá-los noutras datas para conseguir preços mais acessíveis e ofertas especiais.

 

Tipos de escarificadores

A primeira diferenciação que devemos contemplar centra-se no mecanismo que utilizam. Existem um par de alternativas:

  • Com dentes: A sua missão é arrastar e retirar os restos acumulados, sobretudo ramos, plantas e folhas.
  • Com lâminas: Além disso, vão cortando o terreno para favorecer a sua oxigenação e permeabilidade aos nutrientes e as suas fontes.

Por outra parte, existem dois grandes tipos de escarificadores automáticos:

  • Elétricos: Usam-se em parcelas e jardins de extensão média ou pequena.
  • De gasolina: são os mais adequados para as grandes superfícies.

Também se comercializam escarificadores manuais. Esta classe de ferramenta agrícola é facilmente reconhecível, dado que parece um ancinho com rodas e lâminas. Estes modelos exigem um sobre esforço mayor para o seu uso e, se não tiver experiência, efetuam o trabalho com menos efetividade. Em qualquer caso, se não tem um jardim muito grande nem complexo, pode ser um ponto de partida para estas tarefas. Agora, caso possa, é melhor comprar um automático.

escarificador em ação
escarificador em ação

Como escolher escarificadores

Não só aprendeu o que é um escarificador e que tipos existem, também ficou a saber que necessita de um para a sua parcela. A questão, agora, é como e onde comprá-lo? O melhor é recorrer sempre a fornecedores de prestígio, qualificados e com uma longa trajetória no mercado.

Desde 1689, a Husqvarna tem liderado a inovação tecnológica nas equipas e utensílios destinados ao cuidado de florestas, parques e jardins. Se tiver que comprar um escarificador, os nossos especialistas irão aconselhar-lhe com precisão e empatia. Por exemplo, os modelos S 138C e S 138i figuram entre os mais recomendáveis do mercado.

O primeiro deles, o S 138C, é uma máquina leve, compacta e económica. Armazena-se e transporta com facilidade, ao mesmo tempo que proporciona excelentes prestações. Pela sua parte, o S 138i é uma versão avançada com dupla bateria, ajuste rápido da altura de trabalho e muito fácil mudança de lâminas.

Esperamos que tenha ficado claro que é um escarificador. Se, na realidade quer ter o seu jardim ou o seu campo cultivado em condições ótimas, não hesite em adquirir esta ferramenta da Husqvarna.

¡Partilhe este artigo!

escarificadores Máquinas

Não perca as nossas novidades e promoções!

Subscreva a nossa newsletter para não perder nada sobre a Husqvarna. Preencha o formulário e receba informação sobre promoções, novidades, dicas e muito mais!

  • Este campo é para efeitos de validação e deve ser mantido inalterado.
Nenhum produto no carrinho.