Qual é o kit de ferramentas florestais básico? - Loja Husqvarna
800 834137 apoioaocliente@lojahusqvarna.com

Devolução garantida

Garantia Husqvarna

Envio grátis a partir de 19€

Pagamento seguro

Qual é o kit de ferramentas florestais básico?

Contar com as ferramentas florestais e os equipamentos adequados é fundamental para desempenhar corretamente qualquer trabalho florestal. De facto, só quando tem os utensílios mais apropriados, a tarefa desempenhada se torna produtiva e eficiente.

Por este motivo, se se dedica a este trabalho, é fundamental que se prepare bem e reúna o material correto o quanto antes A qualidade do seu trabalho e a sua própria integridade física dependem dele.

ferramentas florestais

Em que consistem os trabalhos florestais

Os trabalhos florestais são decisivos para a manutenção, a conservação e a otimização dos bosques e dos seres vivos que os povoam. Além disso, ter o terreno limpo reduz o risco de propagação de incêndios, cujas consequências são sempre devastadoras. Eliminar os ramos caídos e as folhas mortas, por exemplo, evita que estas transmitam esse potencial fogo desde o solo às copas das árvores.

 

Estas são as quatro grandes categorias que formam o trabalho florestal.

Reflorestação

O objetivo é recuperar os espaços florestais perdidos ou destruídos num passado recente. Segundo o lugar onde se realize, a reflorestação pode ser urbana ou rural. Em ambos os casos, é fundamental para reverter a desertificação e para travar a crise climática. Um exemplo claro é a que se produz depois de um incêndio florestal para compensar os seus efeitos ou recuperar a zona quando tecnicamente é possível.

Manutenção

O seu propósito é impulsionar a conservação e o desenvolvimento das espécies vegetais próprias do ‘habitat’. Frequentemente, é uma etapa que sucede à reflorestação: ao cabo de três anos convém incentivar estas tarefas. Entre outras ações, inclui o controlo do matagal, a fertilização, a reposição de plantas mortas, podas e desbastes.

Silvicultura

Basicamente é o cultivo dos bosques e florestas. Centra-se, portanto, em aproveitar os seus recursos e os seus frutos, mas sempre salvaguardando a continuidade desses espaços. Tem um enfoque sustentável, orientado não apenas à exploração florestal isoladamente, mas também a garantir esses recursos no futuro.

Prevenção

Esta tarefa procura garantir, dentro do possível, a segurança e proteção das florestas e dos montes. O principal inimigo são os incêndios florestais. Por isso realizam-se, entre outras ações específicas, corta-fogos mediante o abate de árvores controlada. Sem dúvida, investir na gestão florestal é fundamental para desempenhar corretamente estas tarefas.

De certo modo, a gestão das florestas e dos montes é um ciclo vital, já que implica plantar, cuidar, cortar e abater árvores para beneficiar ao ser humano. E o ciclo reinicia-se. Só quando os espaços florestais são valorizados como o que são, uma fonte de riqueza e um bem ecológico, o trabalho é positivo e duradouro.

 

Serra dobrável de poda
Serra dobrável de poda

Quais são as ferramentas florestais mais necessárias?

O trabalho nos bosques e nos montes requer máquinas e veículos florestais. Além disso, as ferramentas específicas formaram parte desta atividade desde tempos imemoriais, especialmente machados e serras de mão.

Atualmente, a tecnologia dotou estes trabalhos de avanços importantes, muitas vezes através da automatização de funções. máquinas de colheita, de abate, camiões de carga e motosserras cada vez mais modernas para o abate de árvores foram as inovações mais significativas.

Em qualquer caso, a respeito das ferramentas para o trabalho florestal propriamente dito, estas são as categorias habituais:

  • Acessórios de cabestrantes florestais.
  • Acessórios de correntes e cabos.
  • Arnêses de arboricultura.
  • Capacetes.
  • Ferramentas para trabalhos florestais propriamente ditos.
  • Redes e cercas elétricas.
  • Poda.
  • Roupa específica (anticorte, para roçagem, calças…).
  • Utensílios de caça e recolha.

 

machado

Alguns produtos recomendáveis

Tenha presente que, num trabalho como este, nunca deve descuidar a qualidade dos seus equipamentos. Assegure-se de contar sempre com os elementos idóneos e de os comprar num fornecedor de referência, como a Husqvarna.

 

Assim, no nosso catálogo para trabalhos florestais dispomos de uma grande variedade de alternativas, sempre fiáveis e com um nível técnico e funcional excelente:

Disponha de todas as ferramentas à mão e perfeitamente disponíveis ao redor da sua cintura utilizando um cinto porta-ferramentas.

As serras de poda são ferramentas muito práticas e leves que também lhe vão ser muito utéis. São perfeitas para cortar pequenos troncos e ramos.

O machado universal é versátil e prático pelo seu caráter multiusos

Os troncos maiores requerem um utensílio diverso, com uma cabeça que ofereça menos fricção. Para estes casos, é importante ter sempre a mão um machado de rachar.

Quando tiver que medir, a fita métrica converte-se num elemento indispensável no trabalho no monte.

Alicates, cunhas de abate ou de rachar, machados curtos de virar troncos, ganchos elevadores ou mesmo os kits de primeiros socorros são outros dos elementos necessários para o seu trabalho florestal.

cinto de ferramentas
cinto de ferramentas

 

Insistimos, para terminar, numa ideia: as ferramentas florestais têm uma grande importância em qualquer atividade relacionada com as florestas e os montes, pelo que lhe recomendamos adquirir sempre os equipamentos e os acessórios adequados. Compre-os  numa loja de prestígio como a Husqvarna. A confiança de todos os nossos clientes e resultados excelentes confirmam o nosso trabalho.

¡Partilhe este artigo!

Geral Máquinas Profissional

Não perca as nossas novidades e promoções!

Subscreva a nossa newsletter para não perder nada sobre a Husqvarna. Preencha o formulário e receba informação sobre promoções, novidades, dicas e muito mais!

  • Este campo é para efeitos de validação e deve ser mantido inalterado.
Nenhum produto no carrinho.