Sabe o que é um zambujeiro? Descubra tudo sobre esta árvore neste post
800 834137 apoioaocliente@lojahusqvarna.com

Devolução garantida

Garantia Husqvarna

Envio grátis a partir de 19€

Pagamento seguro

Conheça o zambujeiro

Uma das árvores mais populares nas regiões mediterrânicas é a oliveira. Neste post vamos falar de uma das variedades desta árvore tão comum: o zambujeiro.

O zambujeiro é uma planta silvestre que costuma ter porte arbustivo. Destaca-se pela sua rusticidade e resistência, daí que seja considerada a “oliveira selvagem”.

Neste artigo explicaremos o que é o zambujeiro, quais são as suas características mais importantes e as diferenças que tem face à oliveira, quais são os seus usos e algumas particularidades do seu cultivo.

Zambujeiro no horizonte ao pôr do Sol
Que é o zambujeiro?
Nome científico
Olea europea var. sylvestris
Nome comum
Zambujeiro
Classe
Magnoliopsida
Família
Oleaceae
Género
Olea
Origem
Espécie nativa das regiões de clima mediterrânico.

O zambujeiro é uma oliveira, uma variedade silvestre desta árvore, que cresceu na natureza sem nenhum controlo humano. É uma espécie selvagem que não tem sido cultivada para nenhum fim concreto.

Na atualidade, esta oliveira silvestre forma parte da nossa paisagem, sobretudo nas regiões mediterrânicas. É habitual encontrá-lo ao abrigo de azinheiras, alfarrobeiras ou sobreiros.

Características do zambujeiro

Tal como mencionado anteriormente, o zambujeiro é uma oliveira, uma oliveira que cresceu na natureza sem qualquer controlo.

Selvagem, mas uma oliveira, ao fim e ao cabo.

É habitual confundi-lo com a “Oliveira comum” pois tem características similares. No entanto, têm frutos, folhas e portes diferentes.

O zambujeiro é uma espécie de crescimento lento com porte arbustivo. Tem ramos intrincados e um tronco pouco definido.

Pode chegar a alcançar vários metros de altura se se desenvolver longe de animais (serve de alimento para o gado). Na atualidade, foi popularizado o seu uso como bonsai, mas disto falaremos mais à frente.

Como são as suas folhas?

Uma das partes mais características do zambujeiro são as suas folhas. Ao contrário das da oliveira, estas são pequenas e delgadas, de cor verde muito escura. Mantêm-se no arbusto durante todo o amo, mesmo na época de seca (são perenes, portanto).

As flores carecem de qualquer interesse, pois são pequenas, crescem em cachos axilares e têm uma tonalidade verde-amarelada.

Os frutos…

Os frutos do zambujeiro, como os da oliveira, são conhecidos como azeitonas. São de menor tamanho, pouco carnosas e não têm tanto óleo como as variedades que são cultivadas (de maior tamanho).

O zambujeiro frutifica no verão.

Usos do zambujeiro

O zambujeiro tem diversos usos, sendo os mais destacados são os seguintes:

  • Desde há muitos anos que tem vindo a ser usado como “padão” para o cultivo de outras variedades. É uma espécie muito rústica e
    resistente, pelo que tem servido de experiência para muitos cultivos.
  • Costuma-se usar para repovoamentos florestais.
  • É um arbusto perfeito para decorar o jardim, graças em grande parte à pouca necessidade de manutenção e à sua grande resistência. É habitual vê-lo como “bonsai“. Num dos nossos artigos abordamos como se
    cuida um “bonsai” de oliveira, pelo que, se tem interesse neste tipo de plantação, deve voltar a lê-lo.
  • As suas folhas têm algumas propriedades medicinais pelo que se utilizam para alguns tratamentos (diminuição da pressão sanguínea, hipoglicemia, etc.)

Como se cuida um zambujeiro?

O zambujeiro é um arbusto resistente e rústico que requer muita pouca manutenção. É uma espécie que cresce na natureza sem nenhuma ajuda, não necessita de cuidados mais além dos cuidados básicos.

O que deve saber a respeito do seu cultivo é o seguinte:

  • Crescem em quase todas as zonas do clima mediterrânico.
  • Adaptam-se a praticamente todos os solos, mesmo aos mais pobres. Prefere os terrenos calcários e ricos em nutrientes.
  • Resiste à seca e ao calor.
  • Não tolera nem a humidade excessiva nem as temperaturas baixas.
  • Pode crescer tanto ao nível do mar como em altitudes de até 1500 metros.

¡Partilhe este artigo!

Árvores Fichas

Não perca as nossas novidades e promoções!

Subscreva a nossa newsletter para não perder nada sobre a Husqvarna. Preencha o formulário e receba informação sobre promoções, novidades, dicas e muito mais!

  • Este campo é para efeitos de validação e deve ser mantido inalterado.
Nenhum produto no carrinho.