Nova ficha sobre plantas no blogue oficial da Husqvarna! Hoje, publicamos um novo artigo em que a protagonista absoluta será a malva.

Este género de plantas é formado por numerosas espécies, sendo todas elas de uma grande beleza. As malvas destacam-se pelas suas folhas em forma de coração e pelas suas flores de numerosas tonalidades.

Além disso, estas plantas são muito importantes para o tratamento de diversas doenças. Talvez não saiba, mas as malvas apresentam numerosas propriedades benéficas para a saúde das pessoas e para tratar numerosas condições de saúde.

Tudo isto e muito mais poderá encontrar nos parágrafos seguintes.

flor de malva
flor de malva

Malva: O que é e que características possui

 

  • Classe: Magnoliopsida

 

  • Ordem: Malvales
  • Família: Malvaceae
  • Género: Malva
  • Origem: O género Malva é originário das regiões temperadas, subtropicais e tropicais de África, Ásia e Europa.
  • Distribuição: As plantas que fazem parte este género distribuem-se nas mesmas zonas de que são originárias. Na Península Ibérica é muito abundante e pode-se encontrar nos caminhos, nas zonas baldias e em terrenos secos.As malvas são plantas perenes que se mantêm verdes durante todo o ano. Podem chegar a medir um metro de altura, pelo que são consideradas ervas. Apresentam uma base lenhosa, com caules eretos.As folhas são inteiras, em forma de coração e com 5 a 7 lóbulos pouco pronunciados. As flores costumam desenvolver-se de forma solitária (ocasionalmente fazem-no reunidas em cachos laterais).

    As malvas florescem no verão.

    As flores variam de cor de acordo com a espécie que seja. Por exemplo, há variedades que são cor-de-rosa, outras são amarelas e outras são brancas. O que não se altera de uma espécie para a outra é a quantidade de pétalas que apresenta.

    Todas as malvas possuem 5 pétalas na corola.

    Os frutos destas plantas são esquizocarpo (uma espécie de fruto seco) e têm a forma dos cachos secundários da mandarina / tangelineira. São indehiscentes, lisos ou rugosos. O fruto da malva está maduro quando observar que muda de tonalidade e se torna de cor mais acastanhado.

    O fruto da malva é indispensável quando se pretende identificar de que espécie se trata.

    malva
    malva

    Quais são as propriedades da malva?

    A malva não é uma mera planta decorativa que só serve para ornamentar um jardim ou um espaço verde. Pelo contrário.

    Talvez não o saiba, mas as espécies que fazem parte deste género vegetal apresentam diferentes propriedades que se consideram benéficas para a saúde humana. Isto deve-se aos seus princípios ativos, que são:

    • Taninos
    • Mucilagem
    • Malvina
    • Vitaminas: A, B1, B2 e C.

    As malvas têm propriedades anti-inflamatórias, laxantes, cicatrizantes, calmantes, digestivas e expetorantes. Como vê, as aplicações são muitas e variadas, pois servem para tratar numerosas doenças. Destacamos os seguintes usos:

    • As malvas são perfeitas para tratar doenças do aparelho respiratório. dado que tem propriedades emolientes que suavizam as mucosas respiratórias e reduzem a inflamação.
    • São populares em doenças do aparelho digestivo, por exemplo, servem para tratar a constipação colónica ou o estômago irritado.
    • Também se emprega no tratamento de feridas, chagas e picadas de insetos. Pode-se triturar a planta tenra e aplicá-la na zona afetada ou usar o sumo dela para tratar uma zona concreta.

    Esta planta também tem aplicações culinárias. Já na antiguidade se empregava na elaboração de diferentes pratos, em que se misturavam com outros vegetais alimentícios. Atualmente, as flores comem-se em saladas e as folhas como se fossem uma verdura.

    Cultivo da malva: Necessidades e requisitos da planta

    As malvas são plantas pouco exigentes quanto ao seu cultivo. São as espécies ideais para os utilizadores com pouca mão para a jardinagem, pois não necessitam de demasiados cuidados. Ainda que seja um género vegetal muito agradecido, as variedades em que se subdivide não estão isentas de alguma manutenção e uns certos cuidados.

    As condicionantes da plantação das malvas são as seguintes:

    • Localização: O lugar em que se irá plantar a malva é um fator a ter em muita consideração. Como muitas outras plantas, este género necessita de estar colocado numa área exposta de maneira direta à luz solar.
    • Regas: As regas devem ser frequentes, sobretudo na época de seca (ou seja, no verão). Evite no entanto os encharcamentos – as malvas não toleram o excesso de água, pois correm o risco de apodrecimento das raízes. Mantenha húmida a terra.
    • Adubagem: Estas plantas devem ser adubadas partir da primavera e até ao fim do verão. O melhor é usar adubo orgânico formado por húmus de minhoca.
    • Trasplante: Também é aconselhável trasplantar a malva para um vaso maior quando se observar que a planta cresceu em demasia. Para tal, extraia a planta do recipiente atual (com cuidado), coloque-a no centro do novo vaso, preencha com substrato, regue até que a terra esteja empapada e deixe-a num lugar em que dê o Sol. Simples, portanto. Também pode transplantá-la para o jardim.

    Como se constata, as malvas são muito simples de cultivar. A sua manutenção é não é demasiada e os cuidados são básicos.

    malva
    malva em flor

    As doenças de que podem sofrer as malvas

    Faça o que fizer, em muitas ocasiões, as suas plantas acabarão por adoecer (leve ou gravemente), e as malvas são espécies que podem ver-se afetadas pelo ataque de diversos fungos ou organismos.

    Os mais habituais são os seguintes:

    • Os caracóis atacam estas plantas comendo a sua folhagem. É uma das pragas mais habituais. Para a combater, cave uma fossa ao redor da planta e encha-a de cebo especial para caracóis.
    • Outra doença muito comum nas malvas é o fungo Puccinia malvacearum. Saberá que a sua planta está doente quando reparar que as suas folhas estão deformadas. O fungo manifesta-se nas partes aéreas e causa protuberâncias duras de cor castanha.
    • Outras pragas importantes são as da aranha vermelha, os gorgulhos e os mosquitos verdes. Neste caso, é muito importante que se façam tratamentos preventivos desde o começo da primavera até depois do verão.

     

¡Partilhe este artigo!