Marmeleiro, muito mais que uma espécie produtora de frutos.
800 834137 apoioaocliente@lojahusqvarna.com

Devolução garantida

Garantia Husqvarna

Envio grátis a partir de 19€

Pagamento seguro

Marmeleiro, mais que uma simples árvore de fruto

Voltamos com um post ideal para os amantes da jardinagem, tendo como protagonista uma planta muito especial, o marmeleiro.

Conhecido cientificamente como Cydonia oblonga, esta espécie tão popular, usa-se principalmente para a produção de frutos (marmelos). Originária da Ásia, é uma planta caducifólia com flores aromáticas que, apesar do que se possa pensar, tem muito que oferecer.

Quer saber mais acerca desta árvore?

Então, vai interessar-lhe continuar a ler este artigo. Neste post vamos mostrar-lhe que é o marmeleiro, quais são as características mais importantes, que usos tem e quais são os seus cuidados básicos. Uma ficha completa que seguramente ajudará ao cuidar de uma plantação desta espécie.

Vamos lá!

marmeleiro com marmelos

O que é a Cydonia oblonga – o marmeleiro?

Como já lhe tínhamos mencionado, Cydonia oblonga é o nome científico do marmeleiro (ocasionalmente chamado de cidónia).

Conhecido pela sua produção de frutos, esta espécie é originária do sudoeste da Ásia e já se cultiva desde há milhares de anos, pelo que não é de estranhar que em regiões como o Médio Oriente, o Cáucaso ou na Ásia Central tenha uma grande importância económica.

Trata-se de uma planta típica de climas temperados, ou seja, de verões quentes e secos e invernos relativamente longos, resistente a temperaturas baixas e que grosso modo, coincide com áreas de plantação de vinhedo.

Cydonia oblonga – marmeleiro
Nome científico
Cydonia oblonga
Nome comum
Marmeleiro
Classe
Magnoliopsida
Família
Rosaceae
Género
Cydonia
Espécie
Cydonia oblonga
Origem
Espécie originária do continente asiático – Cáucaso e Ásia Central.

O género a que pertence o marmeleiro, Cydonia, abarca plantas de porte arbóreo pertencentes à família das rosáceas.

A sua única espécie é a Cydonia oblonga.

 

Quais são as suas características mais importantes?

O marmeleiro é uma árvore de tamanho médio, capaz de alcançar os 6 metros de altura se a deixamos crescer com liberdade. O seu tronco é muito tortuoso, de cor verde com tons avermelhados e a sua casca é lisa, acinzentada, ficando escamada com o passar do tempo.

O marmeleiro desenvolve uma copa irregular se não for podado, ramos sem espinhos, acastanhados e galhos jovens tortuosos.

Uma das características mais importantes destes ramos é que, apesar da tortuosidade que apresentam com o passar do tempo, nos seus inícios são flexíveis e tenazes. Esta particularidade serviu para que no passado se tenha usado para elaborar vime.

As suas folhas são caducifólias.

A folhagem seca e cai na época do outono, dando lugar a uma estampa muito bonita. Estas folhas são grandes (podem chegar a medir 10 centímetros de comprimento), desenvolvem-se de forma alternada, são simples e estão revestidas com uma espécie de pelos brancos.

Quanto às flores…
Ao contrário do que num primeiro momento se possa pensar, o marmeleiro desenvolve umas flores bonitas que enchem de vida qualquer espaço. Aparecem no final da primavera nas axilas das folhas. Costumam ser de cor branca ou cor de rosa e têm cinco pétalas.

Os frutos, como é bem-sabido, são de cor amarelo-dourado, em forma de esfera, de uns 7 centímetros de comprimento (dependendo da variedade). São conhecidos como marmelos.

Com uma casca (ritidoma) áspera, um aroma muito agradável e um sabor similar ao do limão, ou seja, não são nada doces. Este sabor muda quando se transforma em marmelada ou geleia – não se costumam consumir em cru.

Existem diversas variantes do marmeleiro, sendo as mais comuns no nosso país a Gigante de Vranja e a Portugal.
A cultivar Portugal produz marmelos mais adstingentes, ácidos e pouco adocicados; já a variante Giganate de Vranja produz marmelos adocicados e de sabor agradável – os frutos são também maiores e oblongos (a variante Portugal produz marmelos arredondados).

Os usos do marmeleiro

Não há grandes dúvidas, o marmeleiro usa-se acima de tudo para a produção de frutos. É uma árvore muito apreciada na culinária, dado que com os marmelos se fazem marmeladas, compotas e geleias.

Tal como mencionado anteriormente, os frutos da árvore não costumam ser consumidos em cru, dado que são citrinos. No entanto, têm uma grande importância na elaboração de sobremesas.

Além disso, possuem propriedades medicinais, pelo que se ingerem para tratar doenças relacionadas com o aparelho digestivo. São ásperos, digestivos, expetorantes e estimulantes.

Outro uso importante e que às vezes esquecemos é o de ornamentar jardins.

Quando floresce, o marmeleiro é espetacular, pelo que não é assim incomum que seja empregue na decoração – ganhando assim popularidade. Se lhe der forma de sebe, admite a poda.

O cultivo do marmeleiro: Cuidados básicos

Cydonia oblonga é resistente, rústica e de baixa manutenção. Resiste ao frio intenso do inverno e pode ser cultivada em quase qualquer tipo de solo, pelo que seguramente que não terá problemas ao cuidá-la.

Pese a isso, de vez em quando há que mimar-la, pois, como todas as plantas que temos analisado no blogue, necessita de certos cuidados da nossa parte.

Não se preocupe, o que tem que saber é muito básico.

Luz, temperaturas e substrato

O marmeleiro requer uma exposição a pleno sol, ainda que tolere alguma sombra. O clima ideal é o que tiver temperaturas geralmente temperadas, com verões quentes e os invernos longos (suporta temperaturas baixas).

O lugar que escolher, deve ter uma boa ventilação e deve estar bem arejado.

Não é exigente quanto ao substrato em que for plantado, de facto, é capaz de crescer tanto em solos pobres em nutrientes como em terrenos férteis.

O melhor?

Cultivá-lo em terra argilosa, com uma boa drenagem, húmida e fértil, com um pH ligeiramente ácido (5.6 a 7.2). Se fizer assim, não terá problemas e obterá uma árvore bonita e verde.

Regas

Geralmente, o marmeleiro deve ser regado com mais frequência quando há seca e menos regularmente no inverno. O mais recomendado é fazê-lo uma vez por semana.

O terreno deve estar húmido, mas não encharcado.

Ao regar, faça-o ao redor do seu tronco, já que as suas raízes crescem mais horizontalmente que verticalmente.

Adubos

Antes da plantação, é aconselhável adubá-lo com uma boa quantidade de estrume ou composto. Além disso, recomenda-se fertilizá-lo todos os anos com adubo orgânico, adubo fosfatado e adubo potássico.

Não se exceda com os fertilizantes, pois é melhor adubar a menos que em demasia. O excesso pode provocar frondosidade em detrimento da produção de marmelos.

Em caso de dúvida, já sabe, é melhor consultar um centro de jardinagem especializado: podem ajudar-lhe e aconselhar-lhe.

Podas

O marmeleiro aceita a poda, tanto de manutenção como de formação. De facto, é habitual plantá-lo e dar-lhe a forma de sebe.

Como se poda? É um processo muito simples.

Durante a época de formação, deve despontar, procurando fomentar o crescimento, mas mantendo em todos os momentos um bom equilíbrio.

Nos períodos de produção, ou seja, quando começam a aparecer os frutos, só se aconselha realizar uma poda de manutenção. Elimine os ramos que se encontrem em mau estado ou que não encaixem com a forma da árvore.

Assim termina este nosso artigo.

Esperamos que lhe tenha servido de inspiração e, sobretudo, de ajuda ao cultivar e cuidar de um marmeleiro.

ferramentas de poda : corta-sebes

¡Partilhe este artigo!

Árvores Fichas

Não perca as nossas novidades e promoções!

Subscreva a nossa newsletter para não perder nada sobre a Husqvarna. Preencha o formulário e receba informação sobre promoções, novidades, dicas e muito mais!

  • Este campo é para efeitos de validação e deve ser mantido inalterado.
Nenhum produto no carrinho.