Se procura beleza e elegância no jardim, a camélia é o arbusto ideal.
800 834137 apoioaocliente@lojahusqvarna.com

Devolução garantida

Garantia Husqvarna

Envio grátis a partir de 19€

Pagamento seguro

Camélia, o arbusto sinónimo de beleza e elegância

Neste artigo vamos abordar uma espécie que vai encher de vida e cor o seu jardim. O tema é a camélia, um arbusto perene de grande beleza, grandes flores e folhagem verde brilhante.

Neste novo artículo do blogue vai ficar a conhecer as características mais importantes desta planta, as espécies de camélia mais comuns, as suas aplicações e os cuidados de manutenção de que vai necessitar para crescer em todo o seu esplendor.

Vamos lá então.

Camélias
O que é a camélia?
Nome científico
Camellia
Nome comum
Camélia
Classe
Magnoliopsida
Família
Theaceae
Género
Camellia
Distribuição
A camélia é um género de arbusto originário das zonas tropicais e subtropicais do Extremo Oriente (China, Japão, Coreia)

camélia, denominada cientificamente Camellia, é um género de arbusto originário do Japão, Coreia e China. É um dos arbustos mais populares ao longo do ano, devido principalmente às suas flores chamativas e à sua folhagem verde brilhante.

 

Com mais de duzentas espécies no seu haver, a camélia é uma planta de crescimento lento que, de acordo com a variedade, pode alcançar vários metros de altura.

Se há algo, para além das duas flores espetaculares, que é característico deste arbusto é a sua folhagem.

As camélias são perenes, ou seja, as suas folhas mantêm-se durante todo o ano, mesmo na época de seca. Estas folhas têm forma oval, são consistentes e têm uma tonalidade verde-escura muito chamativa.

Quanto às flores…

 

Outro dos aspetos mais destacados deste género de plantas e a razão principal da sua popularidade é a sua floração de inverno (processo que se prolonga até aos meses primaveris).

A camélia desenvolve flores de tamanho grande e de diversas tonalidades, desde o clássico branco ou cor de rosa até ao vermelho ou o amarelo.

Além da ampla variedade cromática, a floração também pode ser de diversos tamanhos e formas, compostas ou simples, dependendo da espécie.

As simples têm pétalas com estames à vista, no entanto, nas compostas os estames estão ocultos (a pétala ocupa toda a flor).

Este arbusto tem porte vertical, com forma arredondada ou piramidal (aqui entra o processo de poda).

 

Quais são as espécies de camélia mais populares?

Como mencionado anteriormente, o género das camélias abarca um amplo número de espécies (mais de duzentas), tendo todas e cada uma delas um aspeto muito belo.

No entanto, apesar desta grande quantidade de plantas, nem todas gozam da mesma popularidade.

As camélias mais cultivadas hoje em dia são a Japonica e a espécie Sasanqua:

  • Camellia japonica : a mais conhecida e originária da Ásia (Japão, Coreia e China). Este arbusto floresce no início da primavera e desenvolve folhas e flores de grande tamanho. É a mais cultivada nos jardins particulares (principalmente pela sua manutenção simples).
  • Camellia Sasanqua : camélia nativa do sul do Japão, cresce em altitudes elevadas (900 metros acima do nível do mar) e costuma alcançar uma altura de aproximadamente 5 metros. As suas folhas são largas e elípticas, com margem serrada. As suas flores têm de 5 a 8 pétalas de cor branca ou cor de rosa escuro e aparecem antes das flores da espécie anterior.

Os usos da camélia

Uma das principais aplicações da camélia é a ornamentação de jardins.

Devido à beleza não só da sua floração, mas também pela aparência das suas folhas, a camélia pode servir como elemento decorativo principal de qualquer espaço verde. Além disso, também se pode plantar no interior de casa (cultivo mais complexo).

Pode-se mesmo usar como sebe.

Mas não tem apenas aplicações ornamentais. A camélia, como outras espécies que temos vindo a analisar no blogue, tem propriedades que são benéficas para a nossa saúde. Neste caso, o óleo que contêm as suas sementes pode ser usado para tratamentos capilares ou da pele.

Também é um bom antioxidante.

A camélia é um arbusto de crescimento lento e vida longa quando se lhe proporcionam os cuidados adequados. Ao cultiva-la, deve-se ter em conta uma série de aspetos, sobretudo se queremos uma espetacular floração e um bom desenvolvimento.
Como cuidar de camélias

A camélia cresce melhor em lugares à sombra ou ao abrigo de árvores mais altas. Necessita de bastante luz, mas nunca de forma direta. Além disso, também se deve resguardar do vento.

Ainda que às vezes nos esquecemos, o espaço disponível também é importante.

A camélia pode chegar a ser um arbusto bastante grande (dependendo da espécie) pelo que, se queremos que cresça em todo o seu esplendor, é melhor localizá-la numa zona espaçosa em que cresça livremente.

Se decidiu plantar a camélia dentro de casa, coloque-a numa divisão luminosa e húmida, longe de fontes de aquecimento.

A quantidade de humidade no ambiente é outro dos fatores que deve ter em conta se pretende que a sua camélia tenha uma grande floração.

Requer ambientes húmidos (em redor dos 60%).

Como mencionado, não tolera o vento (os rebentos que ficam atrás da floração poderiam queimar-se), sobretudo se são quentes. Por isso, resguarde-a das temperaturas altas e as correntes de ar.

A quantidade de água fornecida deve ser maior na época de maior calor, o verão. Durante esta temporada, devemos regar a nossa camélia de forma constante, evitando sempre o encharcamento.

Evite os períodos de seca prolongados e mantenha a terra húmida durante a floração para os botões da flor abrem-se adequadamente. Use água da chuva ou neutra.

No inverno, diminua as regas.

As camélias devem ser adubadas a partir de março até junho com um fertilizante que contenha grandes quantidades de nitrogénio e entre junho e setembro com um fertilizante que tenha menos quantidade deste elemento.

A partir de setembro, suspenda a adubagem.

Uma das opções mais recomendáveis é usar adubos líquidos diluídos na água da rega. Em caso de dúvida, antes de fazer o que quer que seja, aconselhamos a ir a um centro especializado de jardinagem, pois aí lhe podem aconselhar o melhor produto para a sua camélia.

Dado que este arbusto é de crescimento lento, não necessita de grandes podas. no entanto, pode sempre retirar as partes que se encontrem em mau estado, débeis ou mortas.

Também se pode levar a cabo uma poda de formação com o objetivo de dar-lhe o aspeto que queiramos. Neste caso, deve-se fazer quando tiver acabado a sua floração e antes que apareçam os novos rebentos.

Muitas vezes, faça-se o que se fizer, as nossas plantas podem-se ver afetadas pelo ataque de pragas ou doenças. No caso da camélia, deve conhecer as seguintes:

  • Insetos como os pulgões, os vermes ou as cochinilhas. Provocam a diminuição da seiva e a debilitação geral do arbusto. Costumam-se situar no inverso das folhas.
  • Botrytis: Uma das doenças mais habituais nos cultivos. Desenvolve-se em climas suaves e húmidos e pode chegar a matar a camélia. Saberá que o seu arbusto está afetado se observar o escurecimento de alguma das suas partes.

Esperamos que lhe tenha servido de inspiração ao decorar o seu jardim.

¡Partilhe este artigo!

Arbustos Fichas

Não perca as nossas novidades e promoções!

Subscreva a nossa newsletter para não perder nada sobre a Husqvarna. Preencha o formulário e receba informação sobre promoções, novidades, dicas e muito mais!

  • Este campo é para efeitos de validação e deve ser mantido inalterado.
Nenhum produto no carrinho.