Descubra a azinheira, a árvore capaz de sobreviver a condições extremas.
800 834137 apoioaocliente@lojahusqvarna.com

Devolução garantida

Garantia Husqvarna

Envio grátis a partir de 19€

Pagamento seguro

Descubra a azinheira, a árvore capaz de sobreviver a condições extremas

Voltamos uma jornada mais com um novo artigo em que ficará a conhecer tudo sobre uma das espécies arbóreas mais distribuídas no Sul da Europa.

A protagonista de hoje é a azinheira.

Esta árvore de porte médio (mais perto do baixo) conseguiu adaptar-se às condições extremas do clima mediterrânico, daí que seja habitual encontrá-la na bacia deste mar.

Sobrevivente, resistente e grande longevidade, é assim esta espécie.

Neste post ficará a saber o que é a azinheira, quais são as suas características mais destacadas, os usos mais populares e as condições de cultivo de que necessita para se desenvolver adequadamente. Um artigo completo que seguramente lhe ajudará a decidir-se por esta árvore para o seu jardim.

Que é a azinheira? Quais são as suas características mais importantes?
Nome científico
Quercus ilex
Nome comum
Azinheira
Classe
Magnoliopsida
Família
Fagaceae
Género
Quercus
Espécie
Quercus ilex

azinheira, denominada cientificamente como Quercus Ilex, é uma árvore de porte médio (a ‘puxar’ ao baixo) capaz de alcançar os 25 metros de altura (sempre e quando lhe dão as condições adequadas de cultivo).

É uma espécie originária das regiões mediterrânicas e uma das mais distribuídas por todo o sul do continente europeu. Com o passar dos anos, esta árvore adaptou-se às condições extremas do clima mediterrânico e a todo tipo de solos.

A azinheira caracteriza-se por ter uma copa larga que projeta uma grande sombra. Além disso, apresenta um tronco forte e largo, com casca lisa e de cor acinzentada quando é jovem, tornando-se escura e gretada com o passar do tempo.

É de folhagem perene.

Como deve saber, as espécies com este tipo de folhagem caracterizam-se por estar sempre verdes durante todo o ano, mesmo na época de seca.

As folhas mantêm-se na árvore “quase” intactas durante aproximadamente 2 a 4 anos, pelo que terá sempre um jardim pleno de vida.

Estas folhas são de cor verde no direito das folhas e mais escuro no avesso. Além disso, têm espinhas em seu contorno quando a azinheira ainda é jovem, o que lhe confere uma aparência muito similar à do azevinho.

Mas não só isso.

As suas folhas são duras e coriáceas, características que lhe permitem viver nas regiões mediterrânicas de altas temperaturas, pois reduzem a evapotranspiração. Isto traduz-se na retenção da água na planta para sobreviver ao calor elevado.

Além disso, estão revestidas de uma camada que ajuda a evitar essa evapotranspiração.

Quando floresce a azinheira?

Entre os meses de março e maio, pode ver florescer a azinheira. O Quercus ilex, como o resto das espécies que fazem parte deste género, é monoico:

  • Flores masculinas: crescem em inflorescências suspensas agrupadas nos ramos do ano, têm uma tonalidade variável (primeiro amarelo, depois cor de laranja e finalmente pardo) e estão dispersas por toda a copa.
  • Flores femininas: são pequenas, crescem de forma isolada ou em grupos de duas flores. Desenvolvem-se sobre os rebentos do ano e são de cor vermelha ao princípio, mudando para cor de laranja depois.

Mas se há alguma razão para o cultivo da azinheira é os seus frutos, também conhecidos como bolotas. São alongadas e pontiagudas, medem uns 2 centímetros e costumam-se apresentar de forma solitária ou em grupos de duas ou três bolotas.

Usos da azinheira

Como mencionamos anteriormente, a azinheira tem uma copa muito larga, capaz de projetar uma grande sombra. Esta é uma das razões pelas que se planta esta árvore no jardim.

Ainda que tenha um uso ornamental, este não é o mais importante.

Na atualidade, o Quercus ilex cultiva-se pelos seus frutos, ou seja, as suas bolotas. Estas servem como alimento para o gado e, além disso, são comestíveis para os humanos.

madeira de azinheira é dura e não apodrece, pelo que se costumam empregar para fabricar peças como reboques, arados, ferramentas, etc. E claro, é difícil de trabalhar.

Também tem um grande poder calorífico.

Quanto à casca… Esta parte da árvore tem uma grande quantidade de taninos, pelo que é muito apreciada para tingir couro e outros materiais.

Como cuidar de uma azinheira – o que deve saber

A azinheira é uma árvore dura e resistente, capaz de sobreviver durante longos períodos de seca e sob condições extremas. Dadas estas características, não é de estranhar que a sua manutenção seja mínima ou que as condições de cultivo sejam tão básicas.

O que deve saber a respeito da plantação do Quercus ilex é o seguinte:

  • Desenvolve-se em todo o tipo de terrenos à excepção dos que tenham má drenagem (encharcados), os muito arenosos ou os salinos. O seu substrato preferido é o calcário.
  • É uma espécie xerófita, ou seja, está adaptada a viver num meio seco.
  • Ainda que tolera e resiste ao frio, a azinheira prefere zonas quentes, secas e muito soalheiras.
  • Suporta bem as podas, mesmo as podas de formação fortes. A poda de manutenção é altamente recomendável quando a árvore é velha e tem alguma parte em mau estado o deteriorada.
  • Não se recomenda o transplante pelo menos nos primeiros anos de vida.
  • Desenvolve-se estupendamente em localizações à plena luz, no entanto, pode-se plantar em lugares de sombra.
  • Geralmente cresce em altitudes compreendidas entre o nível do mar e os 1500 metros de altitude.
  • A azinheira, graças à sua grande capacidade de germinação, é muito resistente aos incêndios.

¡Partilhe este artigo!

Árvores Fichas

Não perca as nossas novidades e promoções!

Subscreva a nossa newsletter para não perder nada sobre a Husqvarna. Preencha o formulário e receba informação sobre promoções, novidades, dicas e muito mais!

  • Este campo é para efeitos de validação e deve ser mantido inalterado.
Nenhum produto no carrinho.