Saiba tudo sobre o azevinho, uma de plantas natalícias por excelência.
800 834137 apoioaocliente@lojahusqvarna.com

Devolução garantida

Garantia Husqvarna

Envio grátis a partir de 19€

Pagamento seguro

Azevinho, uma das plantas natalícias por excelência

O Natal está quase aí, os jantares em família e a altura de adornar as nossas casas com as decorações natalícias: a árvore, as luzes e as plantas natalícias. Neste artigo o tema é precisamente este último, ou seja, um arbusto que se usa como elemento decorativo nesta época do ano.

O seu nome? Azevinho.

Estamos seguros de que, ainda que não tenha tido este arbusto em casa, já o viu como decoração de montras de lojas e mesmo em casa de vizinhos e familiares.

O azevinho é uma das plantas natalícias mais usadas para decorar divisões interiores. Destaca-se pelas suas folhas verdes brilhantes, de bordo espinhoso e, sobretudo, pelos frutos vermelhos que produz. Neste post do blogue aprenderá muito sobre o azevinho.

Comecemos então!

bagas de azevinho
Azevinho: Que é e que características possui
Nome científico
Ilex aquifolium L.
Nome comum
azevinho
Classe
Magnoliopsida
Família
Aquifoliaceae
Género
Ilex
Origem
Arbusto perenifólio originário da Europa.

azevinho, conhecido cientificamente como Ilex aquifolium, é um pequeno arbusto de desenvolvimento lento que pode alcançar os 10 metros de altura quando se dão as condições adequadas de cultivo.

Atualmente, distribui-se por todos os continentes, sendo a Ásia e a Europa as regiões predominantes. O azevinho pode ser encontrado formando parte de vegetação rasteira de carvalhais e faiais.

O tronco é reto, com porte piramidal e grande número de ramos. é liso, de cor esverdeada ao início do seu cultivo, tornando-se acinzentado com o passar do tempo.

A folhagem é perenifólia, ou seja, de folha persistente.

E que quer isto dizer? Pois que as folhas se mantêm no arbusto durante todo o ano, sempre verdes, mesmo na época de seca. Estas folhas destacam-se pela sua tonalidade verde brilhante.

Além disso, são coriáceas, simples, pecioladas e desenvolvem-se de forma alterna. são ovaladas e possuem margens dentadas que as tornam muito decorativas.

Quanto às flores…

O azevinho é um arbusto dióico, ou dito de outra forma, tem exemplares femininos e exemplares masculinos. As flores são unissexuais, independentemente do tipo de exemplar que seja, de cor branco e de tamanho muito pequeno. Carecem de qualquer interesse ornamental.

Este pequeno arbusto destaca-se essencialmente pelos seus frutos. Como talvez saiba, o azevinho produz frutos de cor vermelha brilhante, carnosos e muito decorativos. Amadurecem no inverno e mantêm-se na árvore durante muito tempo (normalmente todo o inverno).

Mas atenção, são bastante tóxicos daí que não se recomenda o seu consumo.

Usos do azevinho

Tal como mencionado anteriormente, o azevinho destaca-se pelas suas aplicações decorativas. É uma das plantas mais usadas como adorno natalício, graças em grande parte aos seus frutos de cor vermelha.

Mas não se usa o azevinho apenas para decorar uma divisão ou um jardim, também tem usos em áreas:

  • Medicinal: no passado, o Ilex aquifolium empregava-se como medicamento natural tradicional. As suas folhas contêm propriedades como a ilicina (substância corante do azevinho), a dextrose ou a cera. Na antiguidade, estas folhas eram cozidas tendo como resultado uma infusão.
  • Marcenaria: a sua madeira é muito apreciada em marcenaria pois é dura e compacta. É muito simples de trabalhar e emprega-se para fabricar ferramentas, culatras de armas de fogo ou em trabalhos de torno.

Na atualidade, em muitos países, o azevinho é considerado uma espécie protegida.

Nesta secção do artigo vamos mostrar como cultivar o azevinho. Explicaremos quais são os fatores mais importantes e o que deverá ter em conta para plantar este arbusto.
O cultivo do azevinho: Requisitos e cuidados

Muitas vezes ignoramos o estudo da localização. A maioria das plantas requerem estar localizadas num lugar específico para se desenvolver adequadamente – o azevinho não é diferente.

Este arbusto prefere estar cultivado em zonas exteriores e é capaz de crescer mesmo em climas frios. Quando o plantar em sua casa, faça-o no seu jardim ou no terraço, mas, se vive numa área de clima quente, é melhor resguarda-lo dentro de casa.

Procure uma zona em que possa crescer sem limitações de espaço e em que se possa ver em todo o seu esplendor.

O azevinho prefere estar em zonas de semi sombra. Gosta que lhe chegue luz natural mas nunca de forma direta, sobretudo no verão e nas horas do meio do dia.

É a espécie ideal para plantar sob uma árvore do jardim.

Requer estar plantado em terrenos ricos em nutrientes e matéria orgânica. Além disso, deve-se drenar bem a água da rega, pois não tolera os encharcamentos. Para tal, é aconselhável colocar pedras na terra para ajudar a filtrar.

Também se deve adubar de vez em quando.

O azevinho necessita ter certa humidade, tanto ambiental como do solo. O terreno não se deve deixar secar entre rega e rega.

Recordamos, o azevinho não tolera os encharcamentos.

Como outras espécies analisadas neste blogue, o azevinho deve-se regar muito regularmente nos meses de maior calor, ou seja, no verão. No entanto, no inverno devem-se reduzir e fazê-lo uma vez por semana.

Não molhe as folhas, os ramos ou as bagas. Deite água diretamente na terra.

O azevinho tolera muito bem a poda (manutenção e formação), de facto, é muito habitual usá-lo como sebe decorativa.

Elimine as partes que estejam em mau estado ou doentes. Faça-o durante o outono ou no inverno e use para tal ferramentas desinfetadas e que cortem bem.

Para dar-lhe forma, corte os ramos que sobressaiam muito da forma do arbusto. Faça esse corte mesmo por cima dos nós e trate de deixar intactos estes últimos.

¡Partilhe este artigo!

Arbustos Fichas

Não perca as nossas novidades e promoções!

Subscreva a nossa newsletter para não perder nada sobre a Husqvarna. Preencha o formulário e receba informação sobre promoções, novidades, dicas e muito mais!

  • Este campo é para efeitos de validação e deve ser mantido inalterado.
Nenhum produto no carrinho.