Mais um artigo pensado para os proprietários e utilizadores de uma das nossas máquinas e ferramentas, o soprador de folhas. Se faz parte de um destes dois grupos, este post vai ser-lhe útil.

Como deve saber, para que as nossas máquinas cumpram com o serviço para o que foram concebidas, necessitam de estar em perfeito estado. Além disso, para que sejam seguras, devem ser realizadas uma série de tarefas de manutenção.

Neste artigo vamos falar disso precisamente, da manutenção de um soprador de folhas.

Para saber quais são os processos que se devem levar a cabo, as tarefas de limpeza ou para entender a fundo o programa geral de manutenção, recomendamos encarecidamente que continue a ler.

Soprador de folhas em ação
Soprador de folhas em ação

O programa de manutenção de um soprador de folhas: as tarefas a levar a cabo

Ao trabalhar com produtos destinados ao cuidado de jardins ou espaços verdes, deve-se seguir uma série de procedimentos para operar de forma segura.

Na Husqvarna sabemos que a segurança do utilizador é o primeiro, por isso, cada uma das nossas máquinas foi concebida para salvaguardar tanto o seu bem-estar como o dos que o rodeiam.

Mas nem tudo é trabalho nosso.

Como proprietário e utilizador, deve assegurar que cada produto que utilize está em perfeitas condições. Por isso, hoje vamos-nos centrar em explicar os processos que deve seguir para manter em ótimo estado uma das nossas máquinas.

Neste artigo encontra informação acerca da manutenção de um soprador de folhas.

Antes de começar

Antes de por mãos à obra com as tarefas de manutenção, deve saber que só pode levar a cabo as atividades que se descrevem neste artigo. Todos os restantes trabalhos devem ser realizados por um dos nossos distribuidores oficiais.

Caso tenha alguma dúvida ou não sabe como proceder, contacte com um profissional da Husqvarna.

Antes de começar, desprenda o cabo da vela de ignição realizando previamente os ajustes correspondentes no carburador. Se o seu modelo de soprador opera com uma bateria, não se esqueça da extrair, assim evitará que a máquina arranque de forma acidental.

As tarefas de manutenção de um soprador de folhas

Os sopradores de folhas são máquinas que requerem uma série de afazeres de manutenção para operar de maneira correta, cumprir com a missão para que foram concebidas e funcionar com uma segurança ótima.

Existem modelos que devem ser revistas de maneira diária, semanal, mensal e anual, e outros (como os de bateria) que requerem um maior controlo.

Vejamos portanto as tarefas de manutenção de um soprador de folhas.

Soprador em ação
Soprador em ação

A manutenção diária

De cada vez que a máquina for usada, deves realizar uma série de tarefas de manutenção. As mais importantes são as seguintes:

  • Limpar as superfícies externas.
  • Examinar as funções de ajuste do regime e do acelerador. Se observar que alguma das peças está danificada, substitua-a.
  • Verifique o botão de paragem e caso seja necessário, substitua-o.
  • Examine o “ralenti“. Deve ajustá-lo com o parafuso do “ralenti” (T) até que o motor funcione com suavidade em todas as posições.
  • Limpe o filtro de ar e caso esteja demasiado sujo, coloque um novo. Para tal, extraia o filtro e limpe-o com água saponácea.
  • Verifique que a cobertura da admissão pode ser bloqueada na posição fechada e assegure-se de que o propulsor está limpo e em bom estado.
  • Aperte todas as porcas e todos os parafusos.
  • Controle que as carcaças do soprador de folhas não têm nenhuma greta ou defeito. Em caso afirmativo, devem ser substituídas.
  • Se o soprador possui uma bolsa, assegure-se de que não está danificada e que fecha adequadamente.

Todas estas operações devem ser realizadas de cada vez que usar a máquina. Em caso de dúvida, consulte um dos nossos distribuidores oficiais.

As tarefas semanais

Quando trabalha com um soprador de forma habitual, não só deve verificar o seu estado diariamente, também deve fazê-lo ao finalizar a sua semana de trabalho.

As tarefas de manutenção semanal são as seguintes:

  • Verificar o estado do dispositivo de arranque, a corda de arranque e a mola de tensão.
  • Examinar a entrada de ar do mecanismo de arranque. Muitas vezes pode estar obstruída devido aos resíduos. Caso seja assim, retire os detritos.
  • Limpar o lado externo da vela de ignição e verificar a distância entre os elétrodos. Dependendo do modelo de soprador que possua, a distância será distinta. Por exemplo, para os modelos 125B e 125BVX deve ser de 6 mm. Se tiver dúvidas, consulte um profissional.
  • Limpar as paletas do propulsor, o ecrã eliminador de faíscas (se a máquina dispõe de pára-faíscas), a zona do carburador e o filtro de ar.

A manutenção mensal

As atividades de manutenção de um soprador de folhas não terminam com as diárias e as semanais. Também se devem realizar uma série de operações em cada mês de uso.

O que deve fazer para que a sua máquina esteja em perfeito estado é o seguinte:

  • Examine a pega da corda de arranque e a corda.
  • Limpe o depósito de combustível, o carburador e as paletas do propulsor.
  • Verifique o estado das condutas de combustível e procure qualquer tipo de defeito ou greta. Caso seja necessário, substitua as partes danificadas.
  • Substitua o filtro de combustível do depósito.
  • Verifique que todos os cabos e conexões se encontram em condições ótimas.
  • Mude o filtro de ar e a vela de ignição.

De novo, voltamos a recordar que, se tem algum problema ou dúvida ao desempenhar qualquer das atividades mencionadas acima, recomendamos que consulte os nossos distribuidores oficiais.

Atividades anuais e a cada 50 horas de uso

Os processos anuais são os seguintes:

  • Examine a vela de ignição, o pára-faíscas caso a sua máquina o tenha, o filtro de combustível, a mangueira de combustível e todos os cabos ou conexões. Em caso de defeito, dano ou greta, substitua a(s) parte(s) em más condições.
  • Limpe a superfície externa do carburador, as zonas adjacentes ao mesmo e o sistema de refrigeração.

Por último, deve saber que em alguns dos nossos sopradores de folhas, às 50 horas de uso, devem ser levados a um dos nossos distribuidores para verificar o estado do silenciador. Deixe que o faça um profissional.

Modelos a bateria: teclado e bateria

Como referido anteriormente, os modelos que operam com uma bateria devem submeter-se a uma maior manutenção. Mas não se preocupe, as operações não são complexas.

Todas elas estão relacionadas com a bateria e com o teclado. Pode-as encontrar neste pdf que tem por título “Esquema de deteção de avarias”.

 

¡Partilhe este artigo!