Se tem seguido o nosso blogue e, sobretudo, os artigos de caráter mais profissional, sabe já que as nossas máquinas devem estar em perfeito estado. Uma boa manutenção é fundamental não só para conseguir um serviço de qualidade, também para garantir a segurança do utilizador.

Este último ponto é evidentemente o mais importante.

Das motosserras e roçadoras até aos corta-sebes e corta-relvas. Todos e cada um dos nossos produtos devem ser revistos regularmente com o objetivo de obter um estado ótimo.

Por isso, neste artigo abordaremos a manutenção dos Automower®. Ainda que estes robôs sejam totalmente autónomos e operam sozinhos, não significa que não tenha que realizar algumas tarefas de limpeza, inspeção e controlo.

Manutenção de um Husqvarna Automower®: inspeção, substituição e limpeza.

Depois de abordarmos a manutenção das motosserras, das roçadoras ou, por exemplo, dos corta-relvas, hoje detalharemos as tarefas que devem-se realizar para ter um Automower® em perfeito estado.

Ao trabalhar com alguma das nossas máquinas, deve-se seguir uma série de procedimentos para operar sem nenhum risco.

Um deles é a manutenção.

Ao contrário do que possa pensar, os nossos robôs corta-relvas requerem uma inspeção regular. Caro, operam de forma totalmente autónoma e não necessitam de supervisão, mas isto não significa que não tenha que fazer nada.

Uma das tarefas de manutenção de um Husqvarna Automower® .
Se, após ler o artigo, continuar a ter dívidas ou se lhe surgiu algum problema, recomendamos que contacte algum dos nossos revendedores mais perto de si.

Dito isto, e antes de começar, deve saber que para desempenhar cada uma das tarefas que vamos referir, o interruptor principal deve estar na posição 0. Além disso, o uso de luvas protetoras é obrigatório. Assim evita cortes ou acidentes.

Estacao de carregamento do Automower
Estacao de carregamento do Automower

As tarefas de manutenção de um Automower®

O robô corta-relva deve ser inspecionado com regularidade para verificar que tudo funciona como é suposto. Na inspeção geral, devem-se verificar todas as peças. Caso estejam danificadas ou desgastadas, devemos substituí-las.

Semanalmente, faça o seguinte:

  • Limpe a estação de carregamento, retirando para tal qualquer resíduo ou ervas que possam dificultar o acoplamento do Automower®.
  • Coloque o interruptor principal na posição 0 e coloque as luvas protetores (isto é muito importante).
  • Dê a volta ao robô e verifique que as rodas e os eixos não estão bloqueados pela erva. Além disso, limpe o corpo, o chassi e o sistema de corte. e por último, verifique se todas as lâminas de corte estão em perfeito estado e que giram livremente.
Sistema de corte do Automower
Sistema de corte do Automower

A limpeza do Automower®

O robô deve ser mantido limpo.

Um Automower® com erva presa ou com demasiados resíduos nas rodas subirá as encostas com muita maior dificuldade que um totalmente limpo. Além disso, o rendimento será muito pior e estará exposto a um maior desgaste.

Para evitar qualquer problema, deve verificar e limpar o corta-relva robótico com regularidade. Para tal, use uma escova de cerdas suaves. NUNCA use máquinas de pressão, água corrente ou dissolventes.

Limpe também a estação de carga para retirar a relva, As folhas, os ramos ou outros objetos que impeçam o acoplamento do Automower®.

E algo muito importante, quando o for limpar, assegure-se de desligar todas as conexões à estação de carga (fornecimento elétrico, cabos-guia e o cabo delimitador).

Resta dizer que o uso de luvas é obrigatório e que o interruptor deve estar na posição 0.

O armazenamento do robô

Outra das tarefas que consideramos de manutenção é a armazenagem do Automower®.
Os nossos robôs não devem ser armazenados de qualquer forma e em qualquer lugar. Pelo contrário, devem ser guardados apoiados sobre todas as rodas ou colocados junto com a estação de carga no suporte de parede.

Este suporte foi desenhado especificamente para os Husqvarna Automower® (cada modelo é compatível com um desses suportes).

Substituição das lâminas de corte

O Automower® está equipado com três lâminas aparafusadas à base do disco de corte. Ambos os componentes devem ser substituídos em simultâneo para se assegurar de que o sistema de corte está equilibrado e para evitar o excessivo desgaste ou que as lâminas saiam disparadas.

Recordamos que o uso de luvas é obrigatório e que o interruptor deve estar na posição 0.

As lâminas do robô devem ser as originais da Husqvarna. Para as substituir, faça o seguinte:

  1. Dê a volta ao Automower® (interruptor posição 0 e luvas).
  2. Gire a placa protetora até alinhar os seus orifícios com o parafuso da lâmina.
  3. Retire o parafuso (use um desaparafusador plano ou de estrela)
  4. Separe a lâmina e o parafuso
  5. Aparafuse as peças novas
  6. Verifique que as lâminas podem girar livremente e que o parafuso está perfeitamente colocado.
Husqvarna Automower a carregar
Husqvarna Automower a carregar

A bateria do Automower®

A bateria não necessita de manutenção, e deve ser substituída. Tem uma vida útil limitada e esta dependerá da duração da temporada de trabalho de corte e de quantas horas se utiliza o Automower® por dia.

No caso de que o robô se use com muita frequência ou que a temporada seja comprida, a bateria deve ser substituída com maior regularidade. Em todo o caso, se lhe surgem dúvidas, contacte um dos nossos revendedores oficiais.

A bateria deve ser carregada unicamente na estação de carga que se lhe foi fornecida. Além disso, unicamente devem-se empregar baterias originais e nunca usar as não recarregáveis.

Esperamos que tenha servido de ajuda e referência para enfrentar a manutenção do seu Husqvarna Automower®. Caso ainda tenha dúvidas, aconselhamos a que antes de fazer o que quer que seja, a contactar um dos nossos distribuidores oficiais.

¡Partilhe este artigo!