Neste artigo da categoria profissional vamos centrar-nos em explicar um dos aspetos mais importantes quanto à manutenção de uma motosserra Husqvarna. Como no nosso artigo sobre roçadoras, analisaremos o processo de limpeza do filtro de ar e detalharemos os passos que se devem seguir.

Se trabalha com estas máquinas habitualmente ou se tem uma, sabe que mantê-la em perfeitas condições não só significa um trabalho mais rápido e cómodo, como também dá uma maior segurança.

Daí que seja muito importante conhecer as tarefas de limpeza, controlo ou verificação do estado de muitos dos componentes que fazem parte das nossas máquinas.

Neste artigo, o protagonista é o filtro de ar.

Se não sabe como proceder com a sua limpeza ou se tem dúvidas significativas, que melhor maneira de as resolver – basta ler este post

O filtro de ar de uma motosserra Husqvarna

Como talvez saiba (ou não), as nossas motosserras podem ter vários tipos de filtros de ar dependendo de alguns fatores – por exemplo, o meio em que se esteja a trabalha, o clima (a temperatura em concreto), a estação do ano em que se encontra, etc.

Antes de aprofundar, vamos por partes.

Comecemos por definir de forma breve o que é este elemento e para que se usa. Um filtro de ar é um dispositivo (componente), incorporado na motosserra, cuja função principal é a de eliminar as partículas sólidas que se encontram em suspensão no ar. Quando falamos destas partículas não nos estamos a referir ao pó, ao pólen ou a outras bactérias que podem prejudicar o funcionamento da máquina.

filtro de ar de motosserra
filtro de ar de motosserra

Um filtro de ar é uma grande vantagem e é de grande utilidade quando se trabalha em lugares onde a qualidade do ar não é a adequada ou em zonas em que a ventilação não é a recomendada.

Além disso, este dispositivo evita que os resíduos ou os materiais que se encontram na zona de trabalho, não penetrem em elementos como o carburador ou o cilindro do motor e causem danos importantes.

Como pode verificar, um filtro de ar em perfeitas condições é muito importante ao trabalhar com uma motosserra.

Tipos de filtros de ar

  • Como mencionado anteriormente, as nossas motosserras possuem diversos filtros de ar. Estes são colocados na máquina dependendo de fatores como o meio no que se vai levar a cabo o trabalho, as condições climatéricas (se faz muito calor ou se pelo contrário faz muito frio) ou por exemplo em função da estação do ano em que se encontre.
  • Destacamos os filtros de ar de felpo e os de nylon.
  • Os felpudos são ideais para quando se trabalha de forma intensiva e em condições extremas e exigentes, ou seja, quando o ambiente é muito poeirento e com um grande número de partículas suspensas no ar.
  • Os filtros de nylon são o padrão e são perfeitos para trabalhar em condições “normais”, ou dito de outro modo, em ambientes menos exigentes e menos poeirentos.

O que que pode implicar um filtro de ar em mau estado?

Manter em perfeitas condições cada um dos componentes da motosserra traduz-se num trabalho mais simples, rápido, e o que é mais importante, seguro. Quando um destes elementos não está em condições ótimas, começam os problemas.

No caso que nos ocupa, um filtro de ar em mau estado, sujo ou com algum defeito significa o seguinte:

  • Falhas no carburador.
  • A máquina terá problemas no arranque. Este deixa de ser tão rápido.
  • Redução da potência da motosserra.
  • As peças do motor podem sofrer um desgaste desnecessário.
  • o consumo de combustível aumenta, o que leva a um gasto excessivo para o seu bolso.

Se o que pretende é desempenhar as tarefas de corte ou de poda de forma segura, cómoda, rápida e se além disso, quer evitar os problemas anteriores, recomendamos que limpe o filtro de ar e o mantenha em perfeito estado.

Como limpar um filtro de ar: O que fazer


O filtro de ar de uma motosserra deve ser limpo com regularidade, mas, se a máquina possui um sistema centrífugo de purificação do ar, a manutenção deste componente deve ser feita com menos assiduidade.

Há aspetos e fatores que deve ter em conta quando proceder à manutenção deste dispositivo.

Os passos a seguir para limpar o filtro de ar da máquina são os seguintes:

      1. O primeiro que deve fazer é retirar a cobertura do carburador para poder aceder ao filtro de ar.
      2. Desenrosque o parafuso que segura a cobertura e retire-a.
      3. A seguir, desmonte o filtro de ar para proceder à sua lavagem.
      4. Se não estiver muito sujo, pode optar por passar um pincel ou escova ou apenas sacudir-lo. No entanto, para uma limpeza mais profunda, é recomendável usar água quente e sabão.
      5. Caso tenha usado água, deixe secar o filtro completamente antes de voltar a colocá-lo novamente.
      6. Volte a montá-lo da mesma maneira em que o retirou (seguir os passos pela ordem contrária).
      7. Verifique que ficou colocado hermeticamente contra o suporte.

Nota: Se quando o retirar observar que está demasiado sujo ou que apresenta algum dano, é melhor que o substitua por outro novo.

filtro de ar felpo nylon
filtro de ar felpo nylon
    • Como vê, limpar o filtro de ar de uma motosserra não é uma tarefa impossível se se presta atenção e se seguem os passos corretos. No entanto, é habitual que possam surgir certas dúvidas. Por isso, a seguir apresentamos um

vídeo tutorial

    • em que o nosso embaixador

Tino Meis

    • explica a manutenção de uma motosserra Husqvarna, em concreto,

detalha a limpeza do filtro de ar

    • .

 

 

    • Terminamos assim a nossa explicação de como limpar o filtro de ar de uma motosserra. Se ainda tem dúvidas, aconselhamos a que se dirija a um

distribuidor oficial Husqvarna

    • .

 

 

¡Partilhe este artigo!