Neste artigo vamos abordar maquinaria profissional. Aproveitando que estamos na primavera, é o momento ideal para mostrar o esplendor do seu jardim e começar a preparar para o verão.

Agora que há menos chuva e que o bom tempo começa a sentir-se, é uma boa ocasião para podar sebes, plantas e arbustos, aparar ramos e dar-lhes forma.

Para tal, neste artigo do blogue apresentamos-lhe 5 de ferramentas de poda que lhe ajudarão a conseguir grandes resultados em pouco tempo.

Além disso, no nosso site, poderá consultar mais detalhadamente mais informação sobre elas.

Cinco ferramentas de poda para a primavera

A poda do jardim, como já saberá, é vital para uma correta manutenção do mesmo. Para além da simples limpeza, trata-se de um trabalho que ajudará a que as suas plantas cresçam mais sãs.

Desta forma, evitará que cedam perante possíveis doenças e pragas.

No entanto, de acordo com as características do seu jardim, o tipo de elementos que o compõem, e, claro, as tarefas que necessita de desempenhar, poderá trabalhar com umas ferramentas de poda e não com outras.

Se não tem a certeza acerca da máquina de que necessita, estará a desperdiçar o seu tempo.

Por isso, de seguida, vamos escrever sobre cinco das ferramentas de poda mais utilizadas nesta época do ano. Explicaremos para que servem e, além disso, mostraremos algumas das que dispomos no nosso web site.

Comecemos então.

ferramentas de poda: machados
ferramentas de poda: machados

Machados, ideais para cortar madeira

Trata-se de um utensílio robusto, muito recomendável para cortar lenha.

Os modelos concebidos para esta tarefa possuem uma lâmina ligeiramente curvada para evitar que fiquem atolados após fazer contacto com a madeira.

Quando se trata de escolher um machado, os principais fatores que deverá ter em conta são o seu tamanho e o peso.

Porquê?

É importante ter um equilíbrio entre o seu peso e o do machado para que o possa utilizar com soltura e com segurança. Caso contrário, pode sofrer lesões importantes ao usá-lo.

Que machados podemos recomendar-lhe?

Se necessita de cortar a lenha do jardim e realizar atividades de trekking, recomendamos-lhe o machado multiuso pequeno H900. Graças ao seu cabo suave, à leveza da pega e à sua fibra reforçada, o trabalho de poda torna-se numa tarefa simples e sem grandes esforços.

Além disso, o revestimento do seu cabeçote penetra com mais precisão na lenha.

Se procura uma ferramenta para trabalhar em troncos mais grandes, outra alternativa é o machado de rachar S2800.

corta sebes em ação
corta sebes em ação

Corta-sebes para aparar e dar forma ao seu jardim

Como mencionado ao princípio deste post, estamos na época ideal para aparar os ramos e dar forma às suas sebes e arbustos.

E que melhor que um corta-sebes para desempenhar estas tarefas?

Como ocorre com os machados, a escolha depende novamente das condições do espaço em que vai trabalhar.

Deixamos alguns conselhos:

  • Para começar, deverá considerar quantas árvores, arbustos e sebes existem no jardim, assim como as suas dimensões.
  • E uma vez mais, será é importante pensar no peso da ferramenta em relação com a nossa condição física.
  • Se no seu jardim abundam os arbustos com vários metros de comprimento, recomendamos-lhe utilizar um da nossa gama elétrica.

Entre outras opções, pode experimentar o modelo 122HD60 para uso ocasional.

Trata-se de um corta-sebes perfeito para a manutenção e cuidado dos jardins particulares. Além disso, se o seu jardim se encontra numa zona residencial, não causará muito incómodo aos seus vizinhos dado que a máquina é bastante silenciosa.

Por outro lado, pode fazer trabalhar com corta-sebes a bateria 115iHD45. Igualmente, é simples de utilizar e, além disso, não contamina dado que o motor é movido a bateria.

Atualmente temos disponível um kit que inclui o corta-sebes com a bateria Bli10 e o carregador QC80.

ferramentas de poda : serras de poda
ferramentas de poda : serras de poda

Serras de poda

Estas ferramentas de poda caracterizam-se pelas suas lâminas afiadas, que podem ser tanto curvas como retas. As primeiras foram fabricadas para a poda em altura, enquanto que as segundas estão mais orientadas para podar à altura do utilizador.

Sobre os dentes, é preferível que sejam finos, já que assim conseguirá que os cortes sejam mais limpos.

Se esta é uma das tarefas que tem que desempenhar, a Husqvarna dispõe de uma serra de poda rígida que é ideal para cortar troncos e ramos que se encontrem à mesma altura de quem faz a poda.

Também dispomos de uma serra de poda articulada, que ao contrário da primeira, tem a capacidade de se dobrar, sendo muito prática para ser transportada de lugar para lugar.

ferramentas de poda : motosserras de poda
ferramentas de poda : motosserras de poda

Motosserras de poda, também válidas para o seu jardim

Não podemos negar que as motosserras são a nossa marca de identidade. Além disso, não servem apenas para o derrube de árvores no bosque. Também as pode utilizar nas tarefas de manutenção e cuidado de áreas verdes no que a poda e trabalhos de altura se refere.

Na Husqvarna contamos com algumas motosserras concebidas especificamente para este tipo de tarefas.

Se o seu jardim requer ferramentas de poda para trabalhos complexos, a motosserra T525, é uma boa alternativa, pois apesar de ser uma máquina leve, a sua resistência permite-lhe trabalhar sob as condições mais exigentes.

Não obstante, se o que precisa é de praticar a poda de grande alcance, então recomendamos-lhe a podadora com vara 525P4S.

Dispõe de um alcance de 397 centímetros.

Além disso, possui um tubo telescópico para que o ajuste da altura de corte se realize com maior eficácia.

ferramentas de poda : soprador
ferramentas de poda : soprador

Sopradores, elimine as folhas e resíduos do seu jardim

Acabamos o artigo precisamente com uma ferramenta que lhe recomendamos utilizar quando tiver terminado as suas tarefas. Não é uma máquina de poda, antes uma grande aliada para limpar a zona de trabalho.

Falamos dos sopradores.

Estas máquinas são especialmente úteis quando, após concluir a jornada, tiver que ventilar as folhas e os restos do seu jardim.

Em jeito de sugestão, o soprador 125B da Husqvarna fornecerá-lhe um manuseamento fácil e leve, além disso, dá segurança ao utilizá-lo.

Caso leve a cabo tarefas mais intensivas e a precisar um acabamento mais profissional, o soprador 525BX, pode ser o mais indicado, já que foi concebido para suportar um uso intensivo.

E assim terminamos este assunto. Esperamos que lhe seja útil para conhecer algumas ferramentas de poda que lhe ajudarão a manter o seu jardim nas melhores condições.

ferramentas de poda mais utilizadas
ferramentas de poda mais utilizadas

¡Comparte este artículo!