Como usar uma roçadora: que é, para que serve e dicas valiosas
800 834137 apoioaocliente@lojahusqvarna.com

Devolução garantida

Garantia Husqvarna

Envio grátis a partir de 19€

Pagamento seguro

Sabe quais são as razões para usar uma roçadora? Estas ferramentas versáteis e muito úteis para a manutenção de jardins e outros espaços verdes encarregam-se de eliminar as ervas daninhas ao nível do solo. Além disso, servem para aparar as zonas a que os corta-relvas não chegam, em concreto cantos e bordas.

Quando utilizar uma roçadora

A anterior definição já antecipa qual é a função destas máquinas. Fundamentalmente, são um complemento imprescindível dos corta-relvas, quer sejam manuais ou automáticos. O seu trabalho consiste em complementar o seu trabalho e, principalmente, em acabar com as ervas daninhas que desfiguram e danificam os espaços verdes.

Para os particulares que se ocupam do seu jardim, as roçadoras de mão com motor de arranque fácil, versáteis, de design ergonómico e leves são as adequadas. Se é o seu caso, a roçadora 129LK é uma opção muito recomendável.

Independentemente da extensão do seu jardim, deve usar estas máquinas para o manter impecável, com um acabamento homogéneo e eliminando tudo o que estiver a mais após passar o corta-relva.

Aparador de relva Husqvarna

Porque necessita de uma roçadora

O corta-relva não é suficiente para manter o seu jardim no melhor estado. As ervas daninhas devem ser erradicadas quanto antes, para evitar que se espalhem. Além disso, só com estas máquinas vai poder ter o perímetro e os bordos do seu jardim com um acabamento impecável.

Por outro lado, também lhe será muito útil para cuidar das árvores e dos ornamentos vegetais do seu espaço verde. Além disso, se dispõe de um terreno amplo em que surgem ervas daninhas descontroladas ou mais íngremes, é a ferramenta que necessita para combater este problema.

Consequentemente, tanto os jardineiros profissionais como os aficionados — qualquer proprietário doméstico — precisam de ter na sua caixa de ferramentas de jardinagem esta máquina.

Guia de uso de uma roçadora

Regra geral, as roçadoras cortam através de um fio de nylon e de lâminas que têm forma de disco. O seu trabalho simplifica enormemente o esforço necessário para realizar esta tarefa.

Por outro outro lado, na realidade, não é tão complicado saber como utilizar uma roçadora. O seu manuseamento é simples e bastante cómodo; de facto, qualquer pessoa pode chegar a utilizar estas ferramentas sem problemas. No entanto, é fundamental ter presentes as diversas categorias existentes, assim como algumas medidas de segurança durante o seu uso.

Tipos de roçadoras

Ao classificá-las, o critério mais adequado é que tipo de alimentação de motor possuem. Fundamentalmente, existem três opções:

  • A gasolina. Carecem de cabos, pelo que favorecem a mobilidade. Podem ter motores de 2 ou 4 tempos e a sua potência é ampla. De facto, são as habituais para trabalhar em grandes extensões ou nas tarefas mais complicadas. Existem modelos tão potentes que são multifunções. Para uso profissional, por exemplo, a Husqvarna 543RBX é uma das recomendadas.
  • Elétricas. São as mais económicas porque incluem uma limitação evidente: tem de a manter ligada à rede elétrica para funcionar. Portanto, implicam certas limitações.
  • A bateria. são modelos leves e muito portáteis, os quais são alimentados por uma bateria que é necessário recarregar periodicamente. são ideais para trabalhar em jardins pequenos (e não tão pequenos), áreas residenciais e zonas urbanas, pois são mais silenciosas e não contaminam. Um exemplo interessante? A 520 iLX, disponível na nossa loja online.
A seguir, indicamos-lhe os melhores conselhos para as usar corretamente
Principais conselhos de uso de roçadoras

Tenha em conta que esta máquina pode alcançar as 3 mil revoluções por minuto ao girar. Necessita, sempre, de proteção para os olhos e a cara, assim como luvas resistentes e, também, calçado duro.

Ponha tampões ou proteção nos ouvidos, porque costumam fazer ruído. Além disso, independentemente da data em que a use, evita roupa solta e use sempre calças compridas.

Dedique uns minutos a verificar o terreno antes de passar a sua roçadora. Estes elementos podem saltar-lhe para a cara, assim como às pessoas ou vidros que estejam perto. Retire-os antes.

assim como o uso sob chuva

Calcule bem os trajetos e mantenha sempre afastado o cabo do cabeçote de corte. Com as de bateria e gasolina não tem este problema.

Enquanto estiver ligada, mantenha sempre a distância de segurança. Evita, sobretudo, manipular a máquina enquanto estiver ligada.

evite ligá-la quando estiver guardada dentro de casa. Caso contrário, podem acumular-se gases de escape no ambiente.

Quando estamos fatigados ou desconcentrados, os erros aumentam… e, com eles, o perigo.

Agora já tem muita mais informação, não é? Permita-nos dois conselhos finais para usar a sua roçadora. O primeiro: começe por zonas simples e pequenas, até familiarizar-se com a máquina. E, por último: visite a nossa secção de roçadoras e encontre o modelo que melhor se ajusta ao que necessita. Vai fazer uma compra perfeita e o seu jardim terá uma presença estupenda!

As melhores máquinas para limpar grandes áreas de mato, vegetação rasteira ou relva grossa são as roçadoras, que, como tal, são uma parte vital da panóplia de máquinas dos jardineiros amadores e profissionais. Isso ocorre porque a haste reta de uma roçadora permite o uso de uma lâmina de metal, que por sua vez permite aparar a vegetação rasteira e lenhosa que seria impossível limpar apenas com uma linha de ‘nylon’. Temos roçadoras para todos os trabalhos, por isso tudo que precisa fazer é escolher a máquina mais adequada às suas necessidades específicas.

ver mais Roçadoras

¡Partilhe este artigo!

Máquinas roçadoras

Não perca as nossas novidades e promoções!

Subscreva a nossa newsletter para não perder nada sobre a Husqvarna. Preencha o formulário e receba informação sobre promoções, novidades, dicas e muito mais!

Nenhum produto no carrinho.