Acabou de comprar um rider Husqvarna e não sabe como arranca? Se é esse o caso, está num post que lhe vai ser útil.

Voltamos com um artigo especialmente pensado para os novos proprietários de uma das nossas máquinas, em concreto dos riders. Trabalhar com os nossos produtos, como já deve saber, requer o cumprimento de uma série de recomendações, regras e, sobretudo, normas de segurança.

Neste novo post vamos mostrar um dos processos mais básicos destes corta-relvas: como arrancar um rider. Para tal, analisaremos os processos de “antes” e os passos que deve seguir de seguida.

Como arrancar um rider: Tudo o que deve saber

Mais um post sobre máquinas e ferramentas Husqvarna em que procuramos ensinar um dos processos mais básicos de qualquer dos nossos produtos: como arrancar uma máquina.

Como mencionado anteriormente, se acaba de comprar um corta-relvas, mais concretamente um rider, é possível que não saiba nem como se liga o motor. Se é o caso, trataremos de explicar-lhe com muita simplicidade como o fazer.

Corta-relva Rider Husqvarna
Corta-relva Rider Husqvarna

Que fazer antes de arrancar um rider

Se já nos segue, sabe que o trabalho com as nossas máquinas não começa com o mero de ato de cortar o relvado, podar as árvores ou limpar uma parede. O processo começa mesmo antes de arrancar cada uma delas.

O mesmo sucede com os riders.

Talvez seja demasiado básico, mas uma das coisas que se deve fazer antes de arrancar um rider é ler as instruções de segurança, a informação sobre os comandos e para que serve cada uma das funções.

Além disso, deve-se efetuar a manutenção diária. Se é a primeira vez que usa o corta-relva isto não é necessário. Se, pelo contrário, já trabalhou com ele, assegure-se de cumprir com os protocolos de manutenção.

Outras tarefas

Alguns processos prévios ao arranque não só estão relacionados com o rider em si como máquina. Há outras tarefas que lhe vão afetar diretamente a si.
O que deve saber é o seguinte:

  • Assegure-se de que a grelha de ar da tampa do motor não esteja coberta de sujidade, roupa, relva, etc. Um bloqueio da grelha pode ter como consequência uma avaria grave do motor.
  • A seguinte tarefa, mais que um processo do rider, está relacionada com o espaço onde vai trabalhar. Antes de ligar o motor, localize e marque as zonas em que há pedras ou outros objetos. Assim estará a evitar chocar acidentalmente com elas. Não arranque o rider numa zona com declive, faça-o numa superfície lisa.
  • Ajuste a altura de corte a um nível elevado e vá reduzindo-a à medida que vai trabalhando.
  • Se o relvado estiver húmido, trate de esperar que seque. Cortar relva molhada fará com que o seu trabalho seja muito mais pobre.
  • Não modifique os dispositivos de segurança do rider e certifique-se de que funcionam corretamente.
  • E, por último, mas não menos importante, vista-se para a ocasão. A roupa não deve ser ampla (pode ficar presa nas peças móveis destes tratores de jardim). É recomendável usar auriculares – assim minimiza o risco de danos auditivos e use sapatos ou botas protetoras. Neste nosso artigo pode encontrar informação relacionada com o EPI – equipamento de proteção individual.

Após fazer tudo o anteriormente mencionado, é o momento de arrancar o rider.

Corta-relva Rider Husqvarna
Corta-relva Rider Husqvarna

Como ligar o motor de um Rider Husqvarna

Cumpridos os processos prévios, é altura de pôr mãos à obra e arrancar o motor do rider. Se for a primeira vez que o faz e o assusta, não o faça. Como poderá comprovar de seguida, por em marcha um destes corta-relvas não é complexo, basta seguir os passos que detalharemos de seguida.

estrangulador travão rider Husqvarna
estrangulador travão rider Husqvarna

Dito isto, o que deve fazer é:

  1. O primeiro a fazer é verificar que as válvulas de derivação estão fechadas e que a anilha de desbloqueio está colocada.
  2. Eleve a plataforma de corte.
  3. A seguir, ative o travão de estacionamento. Para isso, pise o travão e pressione o botão de bloqueio da coluna de direção. Solte o pedal enquanto o botão continua ativado. O motor do rider não se põe em marcha se não se pressionar o travão de estacionamento.
  4. Baixe o interruptor das PTO (lâminas desligadas). Coloque o acelerador na posição de aceleração média.
  5. Se o motor estiver frio, mova o estrangulador para trás, ou seja, para a sua posição extrema.
  6. De seguida, gire a chave de contacto até à posição de ligado. Mantenha-a nesta posição até que a luz do calibrador do painel de instrumentos se apague.
  7. Agora é o momento de girar a chave até a posição de arranque.
  8. Assim que o motor se ligue, solte a chave de ignição para que vá para ponto morto. Não faça funcionar o motor de arranque mais de 15 segundos de cada vez. Caso o motor não arranque, espere um momento antes de fazer uma nova tentativa.
  9. Mova gradualmente o estrangulador para a frente quando o motor tiver arrancado e deixe que o motor funcione num regime moderado.
  10. Por último, ajuste as revoluções do motor com o acelerador.

… E já está, o seu rider começará a funcionar e poderá levar a cabo as tarefas de corte do seu jardim. Caso ainda tenha dúvidas, de seguida, deixamos um tutorial em vídeo em que se explica de uma forma muito mais simples e visual o processo “como arrancar um rider”.

¡Partilhe este artigo!