Com a primavera chega a temporada de ter os nossos jardins impecáveis, prontos para serem desfrutados. O bom tempo faz aparecer a necessidade de manter o nosso relvado em perfeito estado. É aqui que entra em campo o corta-relvas.

Comprou um corta-relvas Husqvarna recentemente e não sabe como é que ele trabalha? Não tem ideia de como é que ele arranca? Se é assim, este artigo vai ser do seu interesse.

Neste post vamos-nos centrar em explicar como se arranca um corta-relva Husqvarna. Detalharemos os aspetos que se devem ter em conta ao levar a cabo esta operação, tanto as operações antes como as operações durante o processo.

Como arrancar um corta-relva Husqvarna

Quando se compra um corta-relva, deve-se ter muito claro que a segurança é a prioridade. Conhecer cada um dos processos, sejam eles de manutenção ou como no caso que hoje abordamos, o arranque, é muito importante.

Além disso, há que saber que tipo de máquina tem. Não é o mesmo trabalhar com um corta-relva a gasolina que com um a bateria.

Os passos e ações são diferentes.

De seguida, pode encontrar uma breve explicação de como ligar um corta-relva com chassi ABS. Caso não saiba, os nossos modelos possuem elementos específicos que os tornam distintivos e perfeitos para um trabalho concreto.

Portanto, o arranque é diferente de outros modelos.

Antes de arrancar o corta-relva

Para trabalhar com um corta-relva deve usar roupa concebida para esta tarefa. Use o equipamento de proteção pessoal homologado para este tipo de máquinas – assim estará protegido face a possíveis acidentes.

O equipamento recomendado é o seguinte:

  • Calçado forte e que não resvale.
  • Calças largas de material forte e duradouro, que sejam capazes de evitar cortes ou lesões durante a jornada de trabalho.
  • Caso sejam necessários, use luvas de proteção (tarefas relacionadas com o equipamento de corte).

Depois de se equipar com a roupa necessária, deve verificar que ninguém não autorizado esteja na zona de trabalho. Além disso, e isto é muito importante, deve realizar a manutenção diária do corta-relva. Se não o fizer, é possível que ao arrancar tenha algum problema.

Por último, assegure-se de que o cabo está bem colocado na vela de ignição.

corta relva
corta relva

O arranque do corta-relva

Como mencionado anteriormente, de acordo com o modelo de corta-relva que tenha, a manutenção ou operações como o arranque são diferentes. No caso que nos ocupa, os corta-relvas com chassi ABS possuem certos elementos e componentes que fazem com que o ligar do motor se faça de outra forma.

Mas não se preocupe, é muito simples.

barra de arranque de corta-relva Husqvarna
barra de arranque de corta-relva Husqvarna

Arranque manual dos corta-relvas

Dentro da gama ABS da Husqvarna encontra uma ampla variedade de modelos, sendo os de arranque manual os seguintes: LC247S, LC253S, LC347V e LC353V.

Se é a primeira vez que põe em marcha um destes corta-relvas, deve pressionar várias vezes a bomba de combustível (5 vezes deve ser suficiente). Se posteriormente for realizar um arranque a frio, o número de vezes reduz-se para 3.

Após pressionar a bomba de combustível, faça o seguinte:

  • Segure a forquilha do travão do motor contra a pega – assim poderá por em marcha o corta-relva.
  • Depois, coloque-se atrás da máquina. Nunca à frente.
  • Agarre a pega de arranque e puxe devagar o cordão (use para tal a mão direita). Quando começar a sentir resistência, puxe com força para arrancar o motor. Durante esta operação tenha cuidado com o cordão de arranque, não o enrosque na mão, pois pode sofrer lesões.

E já está, o corta-relvas já está pronto para começar a trabalhar no jardim!

arranque elétrico de corta-relva
arranque elétrico de corta-relva

O arranque eléctrico do corta-relva LC353Vi ABS

Tal como mencionado anteriormente, o modelo LC353Vi dispõe de arranque elétrico, pelo que o seu arranque é diferente dos outros corta-relvas. Esta máquina possui uma barra de arranque que se usa para o ligar.

Se for a primeira vez que vai usar o arranque elétrico, é necessário que ative a bateria. Se não sabe como fazê-lo, recomendamos que leia com atenção um dos nossos artigos em que explicamos a manutenção geral de um corta-relva.

E se ainda assim tem dúvidas, dirija-se a um dos nossos agentes oficiais para que um profissional qualificado lhe preste ajuda.

Os próximos passos são:

  • Coloque a bateria no compartimento previsto no motor.
  • De seguida, afrouxe o inibidor de arranque
  • Puxe a barra de arranque para si.
  • O motor de arranque detém-se quando o motor arrancar.
controlar a altura de corte da relva
controlar a altura de corte da relva

Transmissão

O modelo LC247S está equipado com uma transmissão autopropulsada que favorece a condução do corta-relva no terreno. Isto faz com que durante o arranque da máquina se deva ativar a tração – para tal, faça o seguinte:

  • Empurre a barra de propulsão para o guiador.
  • Nos modelos com velocidade variável, isto ajusta-se com o comando do lado esquerdo, pelo que esta operação é muito mais simples.

Esperamos que este artigo sirva de ajuda nas tarefas de manutenção do seu jardim. Caso continue com dúvidas, recomendamos que antes de fazer seja o que for, que procure ajuda no nosso distribuidor oficial mais perto de si.

¡Partilhe este artigo!