Voltamos uma vez mais com um post pensado para os profissionais e proprietários de motosserras Husqvarna. Desta vez, os nossos esforços centram-se em explicar um dos processos que mais dúvidas gera entre os utilizadores destas máquinas: afiar a corrente.

Afiar o equipamento de corte de uma motosserra não é uma operação muito complexa, no entanto, requer materiais especiais e formação específica. Além disso, pode ter certo risco, material e sobretudo pessoal.

Como noutros artigos de caráter profissional, voltemos a realçar que se não se tem o conhecimento adequado para afiar a corrente da motosserra, deve dirigir-se à oficina oficial da Husqvarna mais perto de si.

Comecemos!

Como afiar a corrente da motosserra: aspectos mais importantes

Como deve saber, todas as nossas máquinas requerem uma manutenção específico. Cada uma das motosserras, roçadoras ou tratores corta-relvas, por exemplo, necessitam de estar em perfeitas condições para que o seu trabalho seja mais simples, rápido, de grande qualidade e sobretudo, seguro. Nunca nos esquecemos da segurança!

A manutenção é um dos processos mais importantes.

Tal como mencionado num dos nossos posts anteriores, fatores como a limpeza do equipamento de corte, o controlo dos elementos de segurança e as verificações dos componentes, são vitais para conseguir que uma máquina, neste caso a motosserra, cumpra com o objetivo para que foi concebida.

Existem tarefas de manutenção que se devem fazer de cada vez que se trabalha com a motosserra, outras são verificações semanais e algumas são mensais. Muitas são relativamente simples, ou seja, qualquer utilizador as pode realizar, no entanto, muitas outras requerem formação específica.

manutenção de uma motosserra
manutenção de uma motosserra

Por isso, para as tarefas de manutenção complexas e para as que necessitem de ferramentas especiais, recomendamos ir à oficina oficial da Husqvarna mais próxima. É melhor que este trabalho seja feito por um profissional especializado.

Equipamento de corte de uma motosserra: Como afiar a corrente

Manter em perfeitas condições a corrente de uma motosserra é determinante para se conseguir um trabalho perfeito. O equipamento de corte deve ser afiado, lubrificado e ajustado para obter o estado ótimo do mesmo.

Neste post vamos mostrar a melhor técnica para afiar a corrente de uma motosserra. Detalharemos os passos e os aspetos mais importantes e distinguiremos a afiação no bosque (quando se está a trabalhar com a máquina) ou numa oficina, com ferramentas diferentes.

Afiar a corrente numa oficina ou noutro espaço especializado

Afiar a corrente de uma motosserra não é um processo que se deva tomar de forma leve. Se não se tem em conta uma série de aspetos e fatores, o resultado pode ser uma má afiação.

A negligência em seguir os passos e instruções significa o aumento da propensão ao ‘recuo’ da corrente da serra. Portanto, e para evitar riscos desnecessários, se não tem a capacidade necessária para tal ou se não dispõe do material adequado, aconselhamos a que o deixe nas mãos dos nossos profissionais.

Para afilar a corrente de uma motosserra deve-se ter em conta o seguinte:

  • o ângulo de afiação
  • o ângulo de corte
  • a posição da lima
  • o diâmetro da lima redonda: a grossura deve ajustar-se ao tamanho da corrente.

De que vai necessitar?

  • uma lima redonda que se ajuste ao tamanho da corrente.
  • luvas de proteção para evitar ferimentos nas mãos.
  • um calibrador de limagem.

Como afiar a corrente?

  • o primero que deve fazer é fixar a barra laminada da motosserra. A forma habitual de o fazer é fixar-la a uma mesa de oficina.
  • após estar fixa, começa a operação de afiar. Coloque o calibrador de limagem de forma que as setas apontem para a ponta da barra laminada. Depois, ponha a lima num ângulo de 90º de maneira que esteja sempre em contacto com ambos os rolos / cilindros de limagem.
  • afie sempre para a frente com movimentos suaves e uniformes.
  • repita a operação com todos os dentes de um lado de corte. Quando termine um dos lados, mude para outro lado e continue com o outro lado.

Como afiar os limitadores de profundidade?

Para conseguir um estado ótimo da corrente da motosserra, também recomendamos limar os limitadores de profundidade. Deve-se fazer entre 3 a 5 vezes, depois dos dentes serem afiados. Use o profundímetro e coloque-o na posição adequada: se trabalha com árvores coníferas (SOFT) ou se trabalha com árvores frondosas (HARD).

Siga estes passos:

  • Coloque o profundímetro na posição correta (soft ou hard).
  • Segure-a firmemente com uma mão e lime o limitador de profundidad até que toque no profundímetro.
  • Deves ter em conta que os dentes de corte esquerdos são afiados de forma distinta dos dentes de corte direitos.

Afiar a corrente quando se está a trabalhar na floresta

Se trabalha diariamente num bosque ou num espaço verde, talvez já se tenha visto na obrigação de afiar a corrente da motosserra nesse mesmo lugar. Muitas vezes, para não ter que parar o trabalho, temos que ter engenho e usar elementos e utensílios que podem ser encontrados na natureza.

Vejamos pois como afiar o equipamento de corte:

  • o primeiro que deve fazer é verificar se dispõe das ferramentas necessárias para levar a cabo este processo. Vai necessita de uma lima redonda e um calibrador de afiação (no mínimo).
  • Existem várias formas de proceder com a afiação da corrente. São as seguintes:
  1. uma maneira muito simples é usar um cavalete de afiação dado que permite imobilizar a barra laminada. Deve ser cravado num tronco que esteja no solo.
  2. Realizar um corte numa árvore de pequeno diâmetro, introduzir a barra laminada da motosserra e usar, por exemplo, uma chave combinada. Esta atuará como cunha entre o tronco e o equipamento. A barra laminada ficará totalmente fixada e o trabalho de afiação será mais simples e seguro.
  3. Otro exemplo (talvez o mais simples) é sentar-se de cócoras sobre um tronco e colocar o chassi do motor entre as pernas.

 

Como pode verificar, afiar a corrente de uma motosserra não é um processo muito complexo se se seguem os passos e se se usam as ferramentas adequadas.

Se continua com dúvidas, como as imagens valem por mil palavras, assista a este tutorial em vídeo em que o nosso embaixador Tino Meis explica todo o processo.

 

¡Partilhe este artigo!