Aprenda quais são as técnicas de trabalho com roçadoras Husqvarna.
800 834137 apoioaocliente@lojahusqvarna.com

Devolução garantida

Garantia Husqvarna

Envio grátis a partir de 19€

Pagamento seguro

Técnicas de trabalho com roçadoras Husqvarna

Regressamos uma vez mais para mostrar como trabalhar com uma das nossas máquinas mais populares nesta época do ano: as roçadoras.

É muito provável, sobretudo se já tem uma roçadora Husqvarna, que o que lhe vamos contar de seguida já o saiba. Mas, caso não sabe, recomendamos-lhe que preste atenção.

Neste novo artigo do blogue vai aprender quais são as técnicas de trabalho com roçadoras Husqvarna. Como deve supor, o trabalho com qualquer máquina deve-se fazer com o vestuário adequado e com a segurança adequada. Deste último ponto vamos tratar hoje.

Roçadora em trabalho
Como trabalhar com uma roçadora Husqvarna?

Tal como mencionamos acima, ao trabalhar com uma das nossas máquinas, devem-se seguir determinados protocolos de segurança. Além disso, como deve saber se nos tem vindo a seguir, todos os produtos empregados devem ter a manutenção corretamente efetuada.

Na Husqvarna a segurança do utilizador é uma das prioridades.

Por isso, vamos focar muito no cumprimento de todas as regras fundamentais para salvaguardar não só o seu bem-estar, como também o dos que o ou a rodeiam.

E como referimos sempre nestes casos, perante qualquer dúvida ou problema, vá a um dos nossos distribuidores oficiais. Vão aconselhá-lo e ajudá-lo em tudo o que necessite.

Vamos começar por dar-lhe umas instruções gerais para aplicar no trabalho com as nossas roçadoras. Depois, vamos-nos centrar em pormenorizar os métodos e técnicas de trabalho com roçadoras Husqvarna.

Como vê, será um artigo completo que seguramente irá-lhe ajudar quando tiver que se enfrentar com a manutenção do jardim.

Instruções gerais de segurança: Regras básicas

Nesta secção explicamos-lhe quais são as regras básicas de segurança ao trabalhar com uma roçadora. É importante que saiba que, ainda que tente cumprir com todas as regras, às vezes as situações podem mudar.

Por isso, ante qualquer problema ou dúvida peça ajuda a um especialista.

Dito isto, as regras básicas de segurança quando trabalhar com uma roçadora Husqvarna são as seguintes:

  1. Assegure-se de que ao seu redor não estejam pessoas ou animais que possam afetar o controlo sobre a máquina.
  2. Inspecione a zona em que vai trabalhar. Retire materiais como pedras, vidros, arames, etc. que possam prender, bloquear ou enredar-se no equipamento de corte da roçadora.
  3. Tente não trabalhar sob condições climáticas adversas, pois podem-se criar circunstâncias perigosas (terrenos resvaladiços, vento, etc.).
  4. Verifique que também pode caminhar e manter-se em pé com segurança. Verifique que não há nenhum elemento que possa impedir-lhe deslocar-se com soltura pela zona de trabalho (raízes, pedras, etc.).
  5. Cuidado com as árvores em tensão, antes e depois de terminar de cortar.
  6. Ao trabalhar com a roçadora, mantenha-se em equilíbrio e não se estique demasiado. A postura é muito importante.
  7. Use ambas as mãos para segurar a máquina, assim terá total controlo sobre ela. Não se aproxime demasiado das partes quentes e do equipamento de corte.
  8. Engate a sua roçadora a um arnês. Desta forma poderá manobrar de forma segura.
  9. Mantenha o equipamento de corte abaixo da cintura.
  10. Se vai deslocar-se para outro lugar, desligue o motor. Se vai transportar a máquina para uma zona longínqua, use a proteção de transporte.
  11. Não apoie nunca a roçadora com o motor em marcha e sem a ter sob controlo.
  12. Não limpe o jardim da relva cortada se ainda tem a máquina ligada e se o equipamento de corte ainda está a girar.
  13. E por último, mas não menos importante, equipe-se para a ocasião. Use óculos, luvas e botas.
trabalho com rocçdora
Métodos de trabalho

E chegamos à secção em que entramos na prática e que dá nome ao título deste post sobre máquinas e ferramentas: técnicas de trabalho com roçadoras.

Como sempre, antes de fazer alguma coisa, devem-se verificar uma série de aspetos. Além disso, há formas de trabalho que lhe serão muito mais simples. O que deve saber é:

  • Antes de desmatar, verifique a zona, as características do terreno, os declives, etc.
  • Aconselhamos a começar a trabalhar na área mais simples, assim obterá uma boa cobertura de desmatação.
  • Trabalhe da frente para trás e procure cobrir em cada varrimento 4 ou 5 metros. Assim estará a aproveitar todo o alcance da roçadora para os dois lados, o que lhe será muito más simples.
  • Mova o depósito de combustível à medida que avança.
  • Em terrenos escarpados, o trajeto de avanço deve ser perpendicular à encosta. É muito mais fácil deslocar-se de lado que subi-la.
  • Planifique o percurso.

Assim que tiver apreendido o anterior, é a altura de entrar em ação.

Ao levar a cabo um desmatamento florestal empregando para tal uma folha de serra Husqvarna, tenha em conta o seguinte:

  • Se tiver que cortar troncos mais grossos, o risco de “coice” é maior, portanto, evite aplicar a zona de corte da folha entre as 12 e as 3 horas.
  • Se pretende derrubar para a esquerda, a base da árvore, deve-se levá-la para o lado contrário (direita). Incline a folha da serra e leva-a inclinada com um movimento firme para abaixo e para a direita. Em simultâneo, pressione o tronco com a proteção da folha. Corte com o setor da folha entre as 3 e as 5 horas e acelere ao máximo antes de aplicar a folha.
  • Se pelo contrário, quer derrubar para a direita, deve fazer o processo inverso: incline a folha e leve-a para cima e para a direita. Aplique o setor entre as 3 e as 5 horas e leve a base da árvore para a esquerda.
  • Para derrubar a árvore para a frente, a base do tronco deve se levada para atrás com um movimento rápido e firme da folha.
  • Os troncos mais grossos têm que ser cortados a partir dos lados. Primeiro corte o lado de derrube e depois o outro lado, para que caia. A pressão deve ser a adequada à grossura e à dureza da madeira (os troncos mais delgados requerem um avanço mais forte e os mais grossos um avanço suave).

Por último, se por algum motivo a folha se prende ou fica bloqueada no tronco, não puxe a roçadora. Solte as pegas, segure o tubo e puxe devagar.

Outra técnica de trabalho com roçadora é a de desmatação de arbustos com folha de serra. Se pretende limpar o seu jardim deste tipo de plantas, deve saber:

  • Os troncos mais finos têm de ser cortados segando-os. Trabalhe com movimentos de sega pendulares para os lados.
  • Trate de cortar vários troncos ao mesmo tempo.
  • Quando existem concentrações de folhas muito cobertas, desmate primeiro oa redor. Começe por cortar tocos altos no exterior das concentrações de folhas para evitar que a máquina fique presa. Depois, corte os cepos à altura desejada e tente entrar com a folha e segar desde o centro da concentração.

Roçadeira

Para desmatar com uma folha de erva deve ter em consideração o seguinte:

  • Nunca use este tipo de folha com caules lenhosos.
  • Este equipamento de corte é o mais indicado para erva alta ou grossa.
  • A técnica de trabalho é a seguinte: corte a erva com um movimento de varrimento pendular, da direita para a esquerda para desmatar e da esquerda para a direita para retornar.
  • Para juntar os restos de erva, recomendamos que ao desmatar incline um pouco a folha para a esquerda.
  • Siga um ritmo.
  • Deixe que o cadinho de apoio toque levemente no solo.
  • Trabalhe sempre à mesma velocidade.
  • Antes de recolher os restos da erva, desligue o motor, afrouxe o arnês e apoie a máquina.

Aparar a erva com a cabeça de corte realiza-se com 4 técnicas diferentes:

Aparar: neste caso deve manter a cabeça mesmo por cima do solo (posição inclinada), a ponta do fio é a que realiza o trabalho (deixe que o faça com ritmo próprio). Não pressione contra a vegetação.

Raspagem: consiste em cortar toda a vegetação não desejada. Neste caso, a cabeça deve ser mantida mesmo por cima do solo, em posição inclinada, e tem que deixar que a ponta do fio golpeie ao redor de árvores, colunas, etc. Esta técnica aumenta o desgaste do fio.

Corte: é a técnica básica das roçadoras Husqvarna. Estas máquinas são perfeitas para cortar em lugares de difícil acesso para um corta-relvas. O fio do equipamento de corte deve estar paralelo ao solo — não pressione a cabeça de corte contra a vegetação e evite que esteja em contacto com o terreno.

Varrimento: efeito ventilador do fio giratório que se aproveita para fazer uma limpeza rápida e simples. O fio deve ser mantido por cima da superfície, de forma paralela, enquanto se move a máquina de um lado para o outro. Acelere ao máximo para obter um bom resultado.

¡Partilhe este artigo!

Dicas de jardinagem Máquinas roçadoras

Não perca as nossas novidades e promoções!

Subscreva a nossa newsletter para não perder nada sobre a Husqvarna. Preencha o formulário e receba informação sobre promoções, novidades, dicas e muito mais!

  • Este campo é para efeitos de validação e deve ser mantido inalterado.
Nenhum produto no carrinho.