Sebes e vedações vegetais, perfeitas para delimitar e decorar o jardim
800 834137 apoioaocliente@lojahusqvarna.com

Devolução garantida

Garantia Husqvarna

Envio grátis a partir de 19€

Pagamento seguro

Sebes e vedações vegetais para o jardim

Antes de plantar uma sebe, devemos planificar desde o início como o queremos fazê-lo, assim, teremos êxito.

As sebes e as vedações vegetais podem ser não só funcionais — oferecem privacidade ao jardim e à parcela — também podem ser esteticamente belas, dão vida, movimento e elegância ao lugar onde são plantadas.

Delimitam os espaços e criam barreiras visuais. Além disso, encarregam-se de reduzir o ruído, a poeira da cidade, dos carros e também minimizam o vento que chega ao nosso jardim.

As sebes fornecem proteção e segurança quando já estão bem formadas e, para tal, poderá escolher espécies com um grande poder de repelência a animais e pessoas não convidadas a entrar. O exemplo mais comum é a vegetação com espinhas.

Falando de aspeto ornamental, as sebes podem ter diversas formas.

Toleram as podas retangulares, o que dá uma sensação de ordem e elegância ao jardim. Mas também se podem utilizar plantas de crescimento livre, como é o caso do formio (Phormium tenax ), espécie (também conhecida como cânhamo-da-nova-zelândia) que não necessita de ser podada e que oferece um aspeto mais natural ao jardim.

Outras sebes disponíveis são os denominados “baixos”. Estes são ideais para delimitar caminhos e separar espaços no jardim, sem ocultar as vistas.

Simplesmente cumprem a função de criar interesse ao espaço.

Se escolher bem a espécie de planta que for utilizar e conhece com exatidão como se plantam, como se faz a sua manutenção ou como se realiza a poda, o êxito das suas vedações está garantido.

Recorde-se:

A principal função de uma sebe é dar privacidade, manter as vistas da casa, dos espaços comuns do jardim e fazer afugentar os olhares dos curiosos.

topiaria
Alguns conselhos para escolher a espécie vegetal que cumpra com a função de ocultar o mais rapidamente possível:
Como escolher as espécies que vão ser usadas como sebe?

Se pretende que as suas sebes cresçam de maneira uniforme e que todas as plantas que formam o conjunto se desenvolvam em simultâneo, a quantidade de luz que recebem deve ser a mesma. O ideal é que sejam muitas horas, já que quanto mais sol, mais rápido crescerão.

vedação vegetal e relvado

Mas tenha cuidado com os excessos.

Há plantas que não toleram grandes doses de luz, de facto, muitas delas acabam por queimar-se. O melhor é que antes de plantar alguma espécie, se assegure da necessidade que tem de luz.

Como já vimos acima, o que plantar depende fundamentalmente da circunstância.

Tudo dependerá do espaço disponível no jardim, do tempo que tiver para esperar para que formem o tal ‘muro’ verde, se terão ou não rega, ou com que tamanho vão ficar no futuro.

Assim, deve escolher a espécie que melhor se coaduna.

sebe

Se quando plantar a sebe cuidar da terra o melhor possível e se, além disso, fizer um adubamento ou fertilização com matéria orgânica (húmus de minhocas, estrume, guano), estará a ajudar a que o sistema radicular da planta se desenvolva adequadamente.

Por conseguinte, um bom desenvolvimento radicular traduz-se nuns resultados muito positivos no crescimento da sebe.

A rega também é fundamental.

Um aumento da quantidade de água impedirá que as suas plantas sofram de ‘stress’ hídrico, o que seria fatal para o crescimento delas.

Mais adiante, quando a vegetação já tiver um par de meses no seu sítio, pode adicionar adubo químico (NPK) anualmente, mas sempre seguindo o conselho de um profissional.

sebe

Logo após a plantação, pode podar os rebentos terminais das plantas, ou seja, os que saem da parte de cima da sebe. Com isto incrementará o crescimento dos rebentos laterais e horizontais, o que ajudará a que a sua sebe se feche o quanto antes.

É recomendável repetir esta poda nas épocas em que o desenvolvimento da vegetação se acelera (meados da primavera, princípio do verão).

IMPORTANTE
Plantar as plantas com pouco espaço entre elas com a intenção de diminuir o tempo de fecho da sebe não é uma boa ideia. Pelo contrário. A curto prazo é possível que obtenha o resultado que pretende, mas, no entanto, a longo prazo isto implica uma grande dor de cabeça.

Nem todas as espécies têm o mesmo porte, por isso, conhecer a forma de crescimento de cada uma delas é fundamental.

A beleza de uma vedação vegetal bem formada reside em conseguir uma uniformidade entre todas as sebes e todas as plantas do canteiro. Conseguir que todas elas cresçam de forma uniforme e sã é algo que deve perseguir a todo o custo.

O que lhe aconselho é que as trate por igual, ou seja, que lhes proporcione um tratamento igualitário (regas, fertilização, substrato, etc.) Se a uma das plantas falta-lhe um destes elementos, o desenvolvimento ver-se-á negativamente afetado, o que derivará num efeito final desigual da vedação.

Formas de plantação

Ao plantar as suas sebes, faça o seguinte:

  • Uma única vala para todas as plantas que irão formar a futura vedação.
  • Um orifício para cada planta que dará forma à sebe.
  • Orifícios intercalados em ziguezague (consome o dobro de plantas e meios ao plantar, mas obterá o resultado que procura em menos tempo).

Tipos de poda necessárias

Como já deve saber, existem diversos tipos de poda que se levam a cabo de acordo com o objetivo e o estado em que se encontra a sebe. As que deve conhecer são as seguintes:

  • Poda de limpeza: realiza-se uma vez ao ano, para retirar os ramos secos e mal formados. Esta eliminação ajuda a evitar as possíveis doenças ou pragas que possam aparecer como consequência do mau estado da sebe.
  • Poda de formação: é a que procura dar a forma que queremos à sebe.
  • Poda de rebentos terminais novos: ideal para estimular o crescimento dos ramos mais baixos e inferiores da planta.

Quando quer uma sebe bonita, a paciência é fundamental. Durante o primeiro ano de vida da planta, o crescimento costuma estar nas raízes, pelo que, ainda que não o vejamos a olho nu, a nossa sebe está em processo de crescimento.

Tenha paciência e seguramente verá os seus esforços recompensados.

¡Partilhe este artigo!

Arbustos Dicas de jardinagem Fichas

Não perca as nossas novidades e promoções!

Subscreva a nossa newsletter para não perder nada sobre a Husqvarna. Preencha o formulário e receba informação sobre promoções, novidades, dicas e muito mais!

  • Este campo é para efeitos de validação e deve ser mantido inalterado.
Nenhum produto no carrinho.