Quais são as cinco plantas anti mosquitos mais populares e cultivadas?
800 834137 apoioaocliente@lojahusqvarna.com

Devolução garantida

Garantia Husqvarna

Envio grátis a partir de 19€

Pagamento seguro

Cinco plantas anti mosquitos ideais para evitar as suas picadas

Dado que as temperaturas estão a subir e que após a primavera chega o verão, aproximámo-nos da época favorita dos mosquitos.

A luta contra estes insetos é uma constante.

Seguramente que já terá experimentado mosquiteiros ou cremes específicos para proteger a pele. No obstante, existem remédios naturais que, além de servir como decoração, são um autêntico pesadelo para esses pequenos demónios alados.

Efetivamente, referimo-nos às plantas anti mosquitos.

Ainda que seja certo que alguns de nós somos mais propensos que outros a sofrer as suas picadas, em algo todos concordam: a sua mordida é tremendamente incomodativa. Além disso, não é algo que se cure imediatamente, têm de passar algum tempo para que deixe de incomodar.

Por isso, neste artigo vamos apresentar cinco das plantas anti mosquitos mais populares, as suas principais características, porque são eficazes contra estes insetos e quais são os cuidados que requerem para crescerem saudáveis.

Vamos lá!

Flores de Calêndula

Que são plantas anti mosquitos?

Como o seu nome indica, estas plantas caracterizam-se por possuir propriedades que afetam negativamente os mosquitos. São, portanto, repelentes e ajudam a reduzir as populações de mosquitos na sua vizinhança.

A razão é o aroma que emana delas.

Este tipo de plantas são verdadeiramente úteis como remédio natural para combater os mosquitos. E, além disso, podem-se aproveitar como elementos decorativos para alegrar a sua casa e dar brilho ao seu jardim.

Mas ainda há mais vantagens!

As plantas anti mosquitos também são muito simples de cultivar e cuidar. Na secção seguinte apresentamos as variedades mais utilizadas e explicamos-lhe o que as torna tão especiais ao repelir insetos.

As cinco plantas ideais para afugentar os mosquitos

Como verá, estas espécies têm múltiplos usos. Não apenas funcionam como uma arma ecológica para fazer frente aos mosquitos, também ajudam a alegrar uma varanda, por exemplo, fazendo-lhe companhia quando assoma à janela ou dar-lhe os bons dias quando passeia pelo jardim.

Há diversas opções entre as que pode escolher, ainda que muito diferentes entre si, tanto no que ao seu aspeto se refere como quanto às suas peculiaridades.

Depois de tudo o que lhe contamos, é possível que esteja com curiosidade e pergunte quais são então as melhores plantas contra mosquitos.

Nas linhas seguintes vamos mostrar-lhe as espécies mais utilizadas para esta tarefa e como cuidar bem delas.

Erva-limão ou capim-limão
Nome científico
Cymbopogon citratus
Nome comum
Erva-limão, capim-limão
Classe
Liliopsida
Família
Poaceae
Género
Cymvopogon
Origem
A erva-limão é uma erva aromática procedente da Índia, Ceilão e Malásia

Trata-se de uma das opções mais versáteis, pois, não só é eficiente contra os mosquitos, também serve para repelir outros insetos.

Esta planta perene de folhagem robusta possui umas flores que não chegam a medir mais de 60 centímetros. Aparecem agrupadas em espigas ao longo da planta como se fossem um cacho.

Que podemos dizer das suas folhas?

Possivelmente, a parte mais importante da planta, pois, reside no odor que desprendem o seu mecanismo de defesa frente aos mosquitos.

São de cor verde-claro, alongadas, muito finas e ásperas ao tato.

Desprendem um aroma que recorda o do limão (daí o seu nome comum). Este perfume é tão forte que não só os mosquitos evitam aproximar-se dela, as moscas também não o suportam.

Como cuidar da erva-limão?

É preferível cultivá-la no exterior.

O ideal é plantá-la fora de casa, pois, é imprescindível que receba luz solar direta e regas frequentes (necessita de muita água, mas sem ficar encharcada).

Também convém adubá-la quando passarem quinze dias com fertilizantes específicos para este tipo de planta.

Para assegurar a sua manutenção, quando termine o verão é recomendável que leve a erva-limão para o interior e que a guarde num espaço iluminado e protegido de fontes de calor ou correntes de ar.

Calêndula, a planta com flores amarelas
Nome científico
Calendula officinalis
Nome comum
Calêndula, maravilhas, boas-noites, margarida, malmequer, belas-noites, maravilha-do-jardim, calêndula-hortense, maravilhas-hortenses, maravilhas-dos-jardins
Classe
Magnoliopsida
Família
Asteraceae
Género
Calendula
Origem
Ninguém sabe com exatidão de onde procede esta planta. Os poucos indícios de que se dispõem atualmente apontam para a região mediterrânica.

A seguinte espécie é um excelente remédio para baixar as inflamações, mas também atua como barreira firme de defesa face aos mosquitos. Além disso, esta planta é um remédio natural para aliviar as picadas destes insetos.

Conhecida também como maravilhas ou boas-noites, esta planta herbácea é anual e de folha perene. O seu caule pode crescer até medir uns 55 centímetros.

As suas folhas são de cor verde-escuro e têm uma forma semelhante a uma espátula.

Quanto às suas flores…

Precisamente nelas reside o antídoto contra os mosquitos. De cor amarela com tons alaranjados, desprendem um aroma tão desagradável que contrasta com o seu aspeto. Este “perfume” é tudo o que necessita para lutar contra as picadas dos mosquitos.

Para a sua proteção, recomendamos plantar a calêndula como se fosse um muro/fronteira na entrada da sua casa. É muito importante que a cultive no exterior, pois deve estar exposta ao sol.

Durante as épocas mais quentes, regue esta planta antimosquitos com frequência e adube-a a cada 15 dias.

Mas, antes de começar, assegure-se de que o substrato sobre o que a vai plantar seja rico em matéria orgânica.

Hortelã, uma alternativa multiusos
Nome científico
Mentha ou Menta
Nome comum
Hortelã
Classe
Magnoliopsida
Família
Lamiaceae
Género
Mentha ou Menta
Origem
A hortelã é uma planta originária da Ásia Central e do Mediterrâneo.

Continuamos com outra das plantas que repelem mosquitos e, além disso, possui múltiplas aplicações. Este género de plantas que conta com umas 18 espécies é a hortelã.

Pode medir, quando muito, 120 centímetros. As cores das suas flores podem variar entre o branco e o violeta, enquanto as suas folhas se dispõem em vários pares opostos ao longo do caule.

Como afeta os mosquitos?

Além de ser uma planta muito procurada para elaborar chás, os mosquitos não toleram nada bem o óleo das suas folhas, que emite um aroma doce e fresco. E como ocorre com a calêndula, também serve para reduzir os inconvenientes que provocam as picadas.

Para a manutenção desta planta, terá que controlar regularmente o seu crescimento, pois é trepadora. Convém situá-la numa zona delimitada e podá-la com frequência.

Ainda que também tolere a semi sombra, deve assegurar-se de que a zona em que a vai cultivar deve ser quente. Por isso, necessitará de regas frequentes (várias vezes à semana).

Como sempre, recordamos que não a encharque.

Gerânio: o seu poder reside no seu cheiro
Nome científico
Geranium
Nome comum
Gerânio
Classe
Magnoliopsida
Família
Geraniaceae
Género
Geranium
Origem
Espécie de plantas nativas da África do Sul.

Como ocorre com a erva-limão, o gerânio é uma planta muito eficiente para combater os insetos devido ao seu perfume aparentado ao do limão. Não só é bonita e serve para decorar, também é uma ferramenta contra mosquitos.

Com 422 espécies registadas, esta planta herbácea anual apresenta flores de 5 pétalas simétricas, de cores vivas. As suas folhas são simples e opostas.

Porque é que os mosquitos a evitam?

O gerânio contém uma substância que serve para afastar estes insetos.

No que se refere ao seu cultivo, deve estar exposta à luz do dia. Convém começar a plantação quando as temperaturas começam a ser altas.

Quanto à rega, não precisa de muita água. Bastará regar duas vezes à semana, na primavera e no verão. Quando chegar o inverno, esta tarefa deve ser ainda menos demorada, pois apenas será necessária regar uma vez a cada quinze dias.

Sobre o terreno de cultivo, é preferível aplicar adubo líquido que seja específico para esta espécie.

Erva-cidreira, a erva perene de aroma forte
Nome científico
Melissa officinalis
Nome comum
Erva-cidreira, Citronela-pequena, melissa
Classe
Magnoliopsida
Família
Lamiáceas
Género
Melisa
Origem
A erva-cidreira é uma erva perene originária do sul da Europa.

Uma espécie herbácea que pode alcançar até um metro de altura e cujo odor também desagrada aos mosquitos.

É uma planta muito típica no mundo da aromaterapia.

A erva-cidreira é nativa da bacia do Mar Mediterrâneo. Cresce em zonas húmidas e abandonadas, pois, para o seu crescimento requer terrenos bem drenados e arenosos.

As suas flores podem alcançar até 1,2 centímetros e aparecem no verão. São brancas e têm forma de tubo. Por outro lado, as suas folhas têm uma cor verde intenso, são opostas, dentadas e têm os bordos arredondados.

E que propriedades possui como planta que afugenta mosquitos?

Pois como em muitas outras plantas, o seu aroma é a chave. Esta espécie tem o pseudónimo de bálsamo de limão, pois está composta de citronelol, o qual faz com que desprenda um odor que é muito repulsivo para os mosquitos.

Para que o seu perfume seja mais forte ainda, cultive a planta no exterior. Apesar de que não ser uma planta que exija muita luz, se a expõe por completo conseguirá potenciar as suas propriedades anti mosquito.

Como mencionado anteriormente, o terreno sobre o que cresce deve estar húmido e ser rico em matéria orgânica. No início da primavera, costuma começar a brotar.

Durante o verão, a rega da planta deve ser constante mas moderada (sem encharcamentos). Quando o frio regressar, não será necessário regar com tanta regularidade, pois é uma planta que pode sobreviver durante o inverno sem grandes quantidades de água.

Como último dado, temos que apontar que se trata de uma espécie invasora, pelo que terá que a podar frequentemente para que não cresça excessivamente no jardim.

Assim termina este post. Esperamos que estas cinco plantas antimosquitos lhe sejam práticas como remédios naturais para evitar as picadas destes insetos.

¡Partilhe este artigo!

Dicas de jardinagem técnicas de cultivo

Não perca as nossas novidades e promoções!

Subscreva a nossa newsletter para não perder nada sobre a Husqvarna. Preencha o formulário e receba informação sobre promoções, novidades, dicas e muito mais!

  • Este campo é para efeitos de validação e deve ser mantido inalterado.
Nenhum produto no carrinho.