As suas plantas têm míldio? Descubra com a ajuda da Husqvarna.
800 834137 apoioaocliente@lojahusqvarna.com

Devolução garantida

Garantia Husqvarna

Envio grátis a partir de 19€

Pagamento seguro

As suas plantas têm míldio?

Hoje vamos falar de um assunto que seguramente já afetou alguma ou algumas das suas plantas.

Como deve saber, manter os cultivos em perfeitas condições e sãos durante toda a vida, é uma tarefa titânica e quase impossível. Faça-se o que se fizer, muitas vezes encontramos-nos com plantas doentes, folhas desidratadas ou caules murchos.

Doenças ou pragas, todas elas o inimigo das nossas plantações.

Neste artigo, vamos mostrar-lhe informação acerca do míldio.

Neste artigo vai ler acerca dos seus efeitos. Vamos abordar o que é o míldio, que efeitos tem, como ataca e como se pode erradicar.

Folha com míldio

Que é o míldio?

Míldio é uma das doenças mais comuns no cultivo de plantas, sobretudo, nas plantações de uvas. Mas, o que é?

O míldio dá nome a diversas doenças de caráter criptogâmico, ou seja, são causadas por fungos ou organismos parasitas que aparecem nas plantas e podem chegar a atacar a todo o cultivo, tendo assim consequências catastróficas.

É normal confundi-lo com o oídio, pois têm sintomas similares.

Como é que se sabe que a planta está infetada pelo míldio?

Vai verificar que o seu cultivo foi atacado por esta doença quando nas folhas, concretamente no feixe, aparecem manchas de cor verde claro que se tornam amarelas ou de cor castanha.

Além disso, no avesso das folhas desenvolve-se uma espécie de cotão acinzentado.

Como ataca o míldio e quando é que aparece?

O míldio infiltra-se nos tecidos como as folhas, os caules e mesmo nos frutos e ao contrário do oídio, o seu ataque não se reduz à superfície da planta, também afeta a sua estrutura interna.

Trata-se de um organismo que se caracteriza por primeiro, infiltrar-se no interior da espécie, para depois mostrar os seus efeitos quando o dano já é considerável.

Propaga-se por esporos.

Os cultivos mais afetados pelo míldio são a batata, videira, espinafres ou o tomate. Em todos os casos, diminui o rendimento dos cultivos, quer seja por morte ou desfolhação das plantas.

O míldio inicia a sua atividade na primavera, quando as condições lhe são favoráveis. Mas, quais são estas condições?

  • humidade ambiental tem um papel muito importante no aparecimento desta doença.
  • Um excesso nas regas ou chuvas prolongadas.
  • Temperaturas elevadas.

Se a estas condições climatéricas se adiciona cortes ou feridas sem tratar, o míldio é quase impossível de evitar.

Como se trata o míldio?

Antes de aplicar substâncias químicas, o recomendado é começar pela prevenção. Se levarmos a cabo ações preventivas, poderemos livrar-nos de sofrer as terríveis consequências da doença.

Algo que deve fazer é ter as plantações cuidadas (manutenção, podas, ervas daninhas), assim evitará que os esporos do míldio contaminem outras plantas.

Ferramentas limpas e mãos desinfetadas.

Se a prevenção falha, pode fazer o seguinte:

  • Eliminar as folhas suspeitas ou contaminadas. Retire-as com cuidado para não infetar as outras plantas e não expandir a doença. Use ferramentas desinfetadas e assegure-se de ter as mãos limpas.
  • Veja-se livre de tudo o que estiver infetado de míldio (deite fora, incinere-o, etc).

 

Caso tudo falhe, recorre-se a substâncias químicas.

Deve-se tratar as plantas no momento oportuno, ou seja, antes de que os danos sejam irreversíveis. O mais habitual é usar os seguintes produtos:

  • De contacto: são produtos usados nos tratamentos preventivos e são mais efetivos quando se encontram na superfície da planta. Caracteriza-se por não penetrar no interior da vegetação. Pode-se repetir o seu uso caso se verifique que a chuva ou as regas os tenham eliminado.
  • Penetrantes: Ao contrário dos produtos de contacto, estes infiltram-se no interior da planta e circulam pela zona em que foram aplicados. São preventivos e curativos na primeira etapa do aparecimento do míldio.
  • Sistémicos: como a categoria anterior, este produto penetra no interior e neste caso circula através da seiva para todas as partes da planta e a todos os seus órgãos. Recomenda-se limitar o seu uso, pois gera resistências.

Caso a sua plantação se tenha visto afetada pelo míldio, antes de fazer o que quer que seja, aconselhamos a consultar um centro de jardinagem especializado ou a pedir ajuda a um profissional.

Pois um mau tratamento pode ser pior do que a própria doença.

¡Partilhe este artigo!

Dicas de jardinagem Pragas

Não perca as nossas novidades e promoções!

Subscreva a nossa newsletter para não perder nada sobre a Husqvarna. Preencha o formulário e receba informação sobre promoções, novidades, dicas e muito mais!

  • Este campo é para efeitos de validação e deve ser mantido inalterado.
Nenhum produto no carrinho.