Descubra a horta urbana e todas as possibilidades que pode oferecer-lhe.
800 834137 apoioaocliente@lojahusqvarna.com

Devolução garantida

Garantia Husqvarna

Envio grátis a partir de 19€

Pagamento seguro

Descubra a horta urbana e todas as possibilidades que pode oferecer

Tem um espaço desaproveitado na varanda ou no seu jardim? Gosta de jardinagem? Gostaria de trazer a natureza a sua casa?

Muitas perguntas com uma resposta clara: horta urbana.

É provável que tenha ouvido este termo, pois, ao fim e ao cabo, este tipo de cultivos estão cada vez mais na moda. Desde as hortas verticais às hortas hidropónicas (ou seja, sem terra), todas elas permitem um cultivo ecológico.

Neste post vamos mostrar-lhe o que é uma horta urbanaquais são as mais comuns e como se faz. Convidamos a continuar a ler para ficar a conhecer melhor este mundo.

Vamos lá!

horta urbana

O que é uma horta urbana?

Começamos por definir o que é uma horta urbana, pois, ao fim e ao cabo, antes de pôr mãos à obra temos que saber o que temos pela frente.

Uma horta urbana é uma zona ou espaço coberto destinado ao cultivo de plantas, hortaliças, árvores de fruto ou outro tipo de vegetação. Além disso, como o nome indica, são hortas localizados em cidades ou áreas urbanas.

Fornecem diversas vantagens e benefícios, para além de, de acordo com as espécies plantadas, são muito decorativas (como são bem ilustrativos os jardins verticais).

Quais são as hortas urbanas mais comuns?

As hortas urbanas são diversas e costumam-se construir tendo em conta dois aspetos básicos: finalidade e contexto ou ambiente.

Não é o mesmo usar a horta para decorar que para plantar hortaliças ou outros vegetais. Além disso, devemos respeitar o meio envolvente e adaptar-se a ele.

Atendendo a isto, de seguida, vamos mostrar-lhe as hortas urbanas mais comuns.

Quais são as hortas urbanas mais comuns?

Este tipo de cultivo caracteriza-se por usar água misturada com soluções ricas em minerais. A terra tradicional não é usada, apostando-se antes num cultivo mais experimental e enriquecido.

Este tipo de horta urbana é perfeito para plantar espécies herbáceas, aromáticas e vegetais.

E pode colocá-la tanto no exterior como no interior!

Este tipo de cultivo é o que se realiza na terra, o de sempre. Para tal, destina-se um espaço do jardim e como substrato usa-se o do próprio terreno. Podem ser cobertos (estufa) ou estar ao ar livre.

O tamanho será o que quiser ou pelo menos o que puder dispor. Além disso, deverá ter em conta o crescimento das plantas que tiver escolhido para plantar. Algumas requerem parcelas maiores do que outras.

Uma velha conhecida deste blogue. é um dos tipos de hortas mais populares hoje em dia, oferecendo diversas possibilidades de aproveitamento do espaço.

Que é?

Uma horta vertical é uma construção que foi realizada de forma perpendicular ao solo e cujo objetivo principal é o de otimizar o espaço para plantar frutas, hortaliças, plantas aromáticas ou espécies decorativas.

Com este tipo de cultivo não necessitará de dispor de tanto espaço como nos casos anteriores. Permite também poupar dinheiro (autoconsumo) e encherá de vida um lugar que, à priori, podia ser ‘aborrecido’.

Falamos de horta urbana em contentores quando o meio utilizado é um recipiente, vaso, floreiras ou outro tipo de elemento.

São ideais para aproveitar o espaço, já que pode escolher o contentor que melhor se adapte ao lugar disponível. De varandas ou terraços a pequenos jardins ou o interior das casas.

São válidos para inúmeras zonas.

Um dos aspetos mais importantes ao decidir-se por este tipo de horta é que a espécie a plantar não se deve desenvolver em demasia. O contentor tem um espaço limitado, pelo que as raízes da planta devem adaptar-se a ele.

Que plantar?

A Husqvarna aconselha cultivar hortaliças e vegetais como tomate, alface ou pimentos. Também são uma boa opção as plantas aromáticas, já que ocupam pouco espaço e algumas são mesmo decorativas.

Ainda que as hortas mencionadas até agora são as hortas urbanas mais comuns, também existem outros muitas outras distinções, por exemplo, relativamente ao objetivo do cultivo.

  • Horta urbana pública: em muitas cidades e aldeias, existem espaços de grande tamanho divididos em parcelas em que se costuma cultivar hortaliças e outros vegetais. Costumam ser áreas disponíveis para alugar.
  • Horta urbana de vizinhos: são os terrenos agrícolas em que um grupo de moradores se junta para aproveitar um descampado e o converte num jardim ou numa horta.
  • Horta urbana escolar: a opção ideal para as escolas que pretendem comprometer a comunidade escolar com o meio ambiente. Com esta iniciativa tão ecológica aproximam-se as crianças à natureza, às plantas e à alimentação saudável.

Benefícios e vantagens de uma horta urbana

Uma horta urbana tem como objetivo principal aproveitar um espaço vazio para o cultivo de plantas de forma natural e por nossa conta. Um dos principais benefícios deste tipo de plantações é o autoconsumo.

Mas não apenas isso.

Se pretende fazer uma horta urbana em casa, necessita saber quais são as suas vantagens. A seguir, mostramos as mais importantes:

  1. Autoconsumo: se pensar numa horta a longo prazo, estará ante uma via de autoconsumo de alimentos que lhe permitirão consumir as suas próprias verduras. Ecologia, natureza e frescura, associam-se neste tipo de horta.
  2. Compromisso: requer paciência, tempo e muita dedicação, ou seja, um compromisso total da nossa parte.
  3. Contexto ou ambiente: conheceremos melhor o contexto ou ambiente que nos rodeia, os ciclos naturais da terra e as condições de cultivo do espaço.
  4. Sustentabilidade: a nossa horta urbana dependerá de nós, seremos os encarregados de a gerir e manter, pelo que podemos aumentar as práticas sustentáveis. Uma delas é o aproveitamento dos resíduos orgânicos para elaborar composto e adubo natural (compostagem). Reduziremos assim o impacto ambiental.
  5. Social: uma horta urbana fomenta os laços sociais, sobretudo se se trata de um cultivo entre vizinhos.
  6. Relaxamento: para muitas pessoas, supõe uma via de escape dos problemas diários e do bulício da cidade.

Como vê, não apenas estará a cultivar as suas próprias verduras, também é uma boa forma de entabular laços sociais e respeitar o meio ambiente.

Esperamos que este artigo lhe sirva de inspiração para construir uma horta urbana em casa.

¡Partilhe este artigo!

Dicas de jardinagem técnicas de cultivo

Não perca as nossas novidades e promoções!

Subscreva a nossa newsletter para não perder nada sobre a Husqvarna. Preencha o formulário e receba informação sobre promoções, novidades, dicas e muito mais!

  • Este campo é para efeitos de validação e deve ser mantido inalterado.
Nenhum produto no carrinho.