Aproxima-se o Verão e com ele, o desejo de usufruir do tempo livre. Todos gostamos e queremos, nesta época do ano, relaxar no jardim ou num espaço verde.

É aqui que entra em jogo o nosso robô corta-relva, o Automower®.

Talvez não saiba o que é ou para que se usa e é isso que vamos explicar neste artigo: como funciona o robô corta-relva da Husqvarna. Vamos desvendar quais são os seus métodos de trabalho, qual é a sua capacidade e qual é a sua técnica de corte.

Que pode esperar do robô corta-relva Automower®?

Os nossos robôs corta-relva Automower®, foram concebidos para que não tenha que trabalhar no jardim. São totalmente autónomos pelo que operam sozinhos, sob qualquer condição meteorológica e de forma silenciosa.

Exatamente, a desculpa de estar a chover para não cortar a relva aqui não se aplica.

Todos os modelos de Automower® são silenciosos, eficientes e operam com uma bateria, pelo que também respeitam o meio ambiente: não têm emissões diretas de gases de estufa . Além disso, estão especializados em terrenos mais complexos, ou seja, jardins com passagens estreitas, encostas de até 45% de inclinação e espaços repletos de obstáculos.

Com o robô corta-relva da Husqvarna já não terá que voltar a cortar a relva do seu jardim, só terá que se encarregar de programar as horas e os dias em que pretende que o robô trabalhe.
Simples.

Sistema de corte do Automower
Sistema de corte do Automower

Qual é a sua capacidade de corte?

Os nossos corta-relva robóticos foram desenhados para operar nos diferentes tipos de terreno. Cada um dos modelos de Automower® são capazes de cortar desde um jardim de 600 m2 até um espaço de 5000 m2.

As capacidades de corte do robô corta-relva Husqvarna são:

  • 600 m2: Automower® 105
  • 1000 m2: Automower® 310
  • 1500 m2: Automower® 315
  • 1600 m2: Automower® 315X
  • 2200 m2: Automower® 420 / 520
  • 3200 m2: Automower® 430X
  • 4000 m2: Automower® 440
  • 5000 m2: Automower® 450X / 550

Como muitas outras máquinas, os nossos robôs corta-relvas podem trabalhar numa superfície maior ou menor dependendo de dois fatores principais: o estado das lâminas e as características da relva (tipo, crescimento e humidade).

Além disso, a forma do terreno também é determinante: para o corta-relvas robótico não é o mesmo operar numa área irregular e complexa ou aparar a relva num jardim aberto e sem obstáculos e sem desníveis.

A técnica de corte do robô corta-relva

Os nossos Automower® têm um avançado sistema de corte formado por lâminas oscilantes muito afiadas. Ao contrário de outros produtos, o robô é capaz de cortar delicadamente cada folha de relva sem a arrancar ou rasgar.

O ideal para conseguir um relvado perfeito é fazer com que o robô trabalhe com tempo seco, no entanto, o Automower® opera de maneira eficiente mesmo nos dias de chuva.

A meteorologia não é problema

O relvado é cortado com frequência, de forma que se gera relva cortada tão pequena que não é necessário recolher esses detritos. Estes pequenos pedaços de relva cortada passam a formar parte do terreno como adubo natural, daí que o relvado fique exuberante, verde e sem musgo.

Como é de supor, manter em condições perfeitas o sistema de corte é determinante para conseguir o jardim sonhado. Por isso, as suas lâminas devem ser substituídas com certa regularidade, mas sempre e quando se tenha o conhecimento necessário para o fazer – é simples.

Num dos próximos artigos mostraremos passo a passo como levar a cabo a substituição.

Além disso, e para assegurar um corte perfeito, recomendamos que limpe o jardim de ramos, pedras ou outros objetos que possam causar algum problema nas lâminas. E já agora, siga as nossas dicas de manutenção do seu Automower®.

Estacao de carregamento do Automower
Estacao de carregamento do Automower

Qual é o método de trabalho do Automower®?

Agora é o momento de mostrar-lhe como trabalha o robô corta-relva.

O Automower® corta de forma automática o relvado e alterna o trabalho de corte com o carregamento da sua bateria. Quando o robô está sem bateria, procura a estação de carga. Enquanto se dirige para a sua estação de carregamento, não corta.

Assim que a sua bateria está completamente cheia, o Automower® abandona a estação de carregamento e começa a cortar o relvado num local do jardim no qual ainda não tenha operado. E como sabe a máquina onde trabalhou e onde não aparou?

Com a ajuda do GPS integrado.

Note-se que esta função só está disponível nos seguintes modelos: 315X, 430X, 450X, 520 e 550. Para os restantes, é possível que tenha de configurar os ajustes de saída manualmente.

O que faz o Automower® quando encontra um obstáculo? Quando o robô corta-relva dá com um obstáculo, seja uma pessoa, um animal ou qualquer objeto que tenha no jardim, faz marcha atrás e seleciona uma nova rota.

Simples.

Como talvez já saiba, os Automowers® só trabalham numa área delimitada. Todos os modelos estão equipados com sensores na parte frontal e na parte traseira que fazem com que se aperceba da aproximação ao cabo delimitador. Quando chega ao fim da sua zona de trabalho, dá a volta e empreende outra rota.

Padrão de movimento

Como quase tudo o que faz o robô corta-relva, o padrão de movimento não é determinado por si, é determinado pela própria máquina. Além disso, trata-se de um padrão aleatório, nunca se repetem os mesmos movimentos nem a mesma rota.

Com este sistema, o relvado é cortado com grande uniformidade e sem deixar nenhuma marca ou linha.

Antes e Depois do Automower
Antes e Depois do Automower

¡Partilhe este artigo!