Voltamos com um artigo pensado para os amantes da jardinagem, saindo desta vez do comum. Hoje, abordaremos um tema recorrente por estes dias, sobretudo agora que nos encontramos ainda no início do ano, as frutas e verduras da época.

Temos a certeza de que a estas alturas de 2018 já se terá perguntado quais são as frutas da temporada? Que verduras posso comprar este mês? Existirá esta fruta na loja?

Se é assim, este artigo vai interessar-lhe.

De seguida, encontrará uma lista com as frutas e verduras da temporada que poderá adquirir em qualquer supermercado ou frutaria durante o ano de 2018. Para ser muito mais simples, distinguiremos quais são os produtos disponíveis em cada mês.

Quais são as frutas e verduras?

Hoje em dia, ir a um supermercado ou frutaria e comprar quase qualquer fruta ou verdura é muito fácil. As estufas tornaram a vida muito mais simples, e mais se temos em consideração as temporadas de amadurecimento e produção dos produtos comestíveis.

Limões
Limões

Mas, ainda que as estufas nos tenham permitido desfrutar de frutas e verduras que se encontram fora da época, a qualidade ou o preço não é o mesmo.

Quando esperamos para comprar um destes produtos e os adquirimos no mês mais adequado para o seu consumo, amadurecimento ou produção, podemos desfrutar de uma qualidade maior, um melhor sabor, preços mais económicos e uma maior concentração de nutrientes.

Esperar tem as suas vantagens!

Janeiro, desenvolvimento de raízes e folhas verdes

No mês de janeiro, numa frutaria ou supermercado, encontra uma grande variedade de frutas e verduras.

Trata-se de um bom período para o desenvolvimento das raízes e das folhas verdes. Os cítricos estão no seu melhor momento e ainda se podem encontrar produtos que amadureceram durante o outono.

Destacamos os seguintes:

  • Frutas: quivi, limão, tangerina, maçã, laranja, pera, abacaxi, banana, toranja.
  • Verduras: A variedade de verduras de época neste mês é muito maior. Entre elas está a acelga, a alcachofra, beringela, curgete, couve lombarda, couve-flor, espinafres, ervilhas, alfaces, pimento, alho-francês, repolho e cenoura.

Fevereiro, mês do morango

O mês em que estamos não fica atrás em quanto à quantidade e variedade de frutas e verduras de temporada.

Entre as primeiras, pode encontrar todas as do mês anterior, mas com a inclusão do morango. Sim, este mês pode desfrutar desta fruta tão deliciosa.

No caso dos legumes, são da época as seguintes: acelga, alcachofra, aipo, beringela, brócolo, curgete, couve lombarda, couve-flor, endívia, chicória, espinafres, favas, alfaces, pimentos, alho-francês, beterrabas, repolhos e rábanos.

Março, em contagem decrescente para a primavera

Este período abre contagem decrescente para a primavera, pelo que a natureza começa a despertar do seu ciclo de repouso.

Neste mês convivem os produtos de inverno com os primaveris.

As novidades são poucas. No caso das frutas fica fora de época o abacaxi e a maçã e aparece o abacate e a pera. As verduras deste mês são as que se recolhem na seguinte tabela:

[table id=3 /]

Abril, adeus aos produtos de inverno

Entramos na primavera e começam a aparecer as primeiras frutas e verduras da época.

Os produtos de inverno desaparecem e proliferam as suculentas frutas primaveris. No caso das verduras, há maior continuidade.

  • Frutas: pode adquirir cerejas (sim, por fim é boa época para o consumo desta fruta), morangos, limões, laranjas, nêsperas, peras, bananas e toranjas
  • Legumes: acelga, beringela, brócolo, abóbora, cebola, espargos, espinafres, alface, nabo, pepino, pimento, alho-francês, rábano, beterraba e repolho.
Morangos
Morangos

Maio, o mês dos damascos, melões e pêssegos

O mês de maio traz-nos algumas novidades importantes.

Se está à espera dos damascos, melões, pêssegos e mangas, esta é a época para os adquirir com um sabor ótimo, com a melhor qualidade e, sobretudo, a um preço económico.

No caso dos legumes, poucas alterações se registam.

É a temporada perfeita para vinagreiras, alhos, curgetes, cebolas, espargos, ervilhas, favas, feijão-verde, alface, batatas novas, beterrabas e cenouras.

Junho, produtos mais suculentos

Em junho inicia-se a contagem decrescente para o verão.

As frutas começam a desenvolver-se mais e tornam-se mais suculentas. As verduras e hortaliças começam a chegar ao mercado. Os produtos de junho trazem mais água, que, seguramente, vai necessitar.

  • Frutas: damascos, mirtilos, figos, cerejas, ameixas, framboesas, morangos, lichias, limões, mangas, pêssegos, nectarinas e bananas.
  • Verduras: alho, curgete, cebola, espargos, alface, batata nova, pepinos, rábanos, beterrabas e cenouras.
Laranjas
Laranjas

Julho, bagas e saladas

Julho é sinónimo de verão. Com o calor já bem potente, começam-se a consolidar as frutas e as verduras que amadurecem sob estas condições climatéricas.

Na horta crescem as hortaliças perfeitas para as saladas, e nas árvores e arbustos brotam as bagas.

  • Frutas da época: damasco, mirtilo, cereja, ameixa, framboesa, groselha, lichia, manga, nectarina, pera, banana e melancia.
  • Verduras de temporada: beringela, curgete, cebola, feijão-verde, alface, batata, pepino, pimento, tomate.
frutas no mercado - cores sugestivas
frutas no mercado – cores sugestivas

Agosto, chega a uva

Em agosto, despedem-se as frutas que arrancaram a sua temporada com a primavera. Neste período já não poderá encontrar damascos, por exemplo. Mas chegam a uva e o figo.

E o que se passa com os legumes? Muito poucas novidades, à exceção do cogumelo.

Setembro, entra em cena a abóbora

Começa um novo ciclo de frutas e legumes. Setembro marca o fim do verão e a chegada do outono, pelo que as novidades estão na ordem do dia.

Neste período começa a época da maçã. Vejamos quais são os produtos da época:

  • Frutas: abacate, tâmara, framboesa, figo, quivi, manga, maçã, melão, amoras, pera, banana e uva.
  • Verduras: acelga, beringela, batata-doce, abóbora, cebola, cogumelo, alface, batata, pepino, pimento, alho-francês.

Outubro, novembro e dezembro: o trimestre de repouso

O outono vem carregado de alterações no calendário da temporada.

Em outubro, muitas plantas começam o seu ciclo de repouso. A energia diminui e amadurecem frutas que marcam uma alteração de ciclo.

Novembro é sinónimo de queda de folhas, concentração de energia nas raízes e chegada dos legumes e frutas tradicionais do outono.

E que se passa em dezembro? Durante o último mês do ano ainda poderá encontrar frutas outonais como as castanhas ou o dióspiro, mas à medida que os dias passam, terá que ir despedindo-se desses produtos.

Castanhas
Castanhas

 

¡Partilhe este artigo!