Voltamos com mais um artigo sobre ferramentas e que ferramentas, as mais populares no nosso país, as motosserras.

Como é sabido, na Husqvarna esforçamos-nos por salvaguardar a integridade dos utilizadores, pois para nós, a segurança é o mais importante. Por isso, hoje analisaremos a segurança passiva das motosserras.

As nossas motosserras estão equipadas com uma série de elementos que têm como objetivo assegurar e garantir o seu bem-estar e o de todos os que o rodeiam. Entre todos eles, podemos destacar o seguro do acelerador, a alavanca de mão, o travão de corrente ou o captador.

Para conhecer todos os detalhes do equipamento de segurança das motosserras, basta continuar a ler.

Segurança passiva das motosserras: Equipamento mais importante

Quando se opera com máquinas como motosserras, tratores corta-relva ou roçadoras, a segurança é um dos fatores mais importantes, se não o mais determinante.

Um trabalho seguro traduz-se num serviço eficiente e de qualidade.

Se vai trabalhar com uma das nossas máquinas, convém conhecer quais são os elementos que podem salvaguardar o seu bem-estar. Por isso, de seguida, detalharemos os componentes de segurança passiva das motosserras.

O equipamento de proteção individual (EPI)

Quando se trabalha com motosserras, não só a máquina tem que cumprir com os padrões de segurança necessários. O utilizador deve estar equipado com a roupa e os acessórios de proteção adequados e homologados.

Capacetes, óculos, auriculares, botas, são alguns deles.

Num dos nossos artigos anteriores, detalhamos qual é o equipamento de proteção individual. Se pretende conhecer estes elementos, basta aceder ao post mencionado.

Proteções das mãos

Cada uma das motosserras Husqvarna dispõe de uma alavanca que protege ambas as mãos.

A proteção da mão esquerda tem como objetivo evitar que o utilizador se lesione caso se produza um retrocesso da máquina. A da mão direita encarrega-se de cobrir esta extremidade no caso de que a corrente se parta ou salte.

bloqueio da motosserra: da esquerda para a direita: inércia, TrioBrake, mão direita, Triobrake, maão esquerda
bloqueio da motosserra: da esquerda para a direita: inércia, TrioBrake, mão direita, Triobrake, maão esquerda

O travão de corrente

O travão que para a corrente da motosserra pode ser ativado de duas formas diferentes.

Pode optar por empurrar com a sua mão esquerda a alavanca de proteção, de modo a que o travão se ativa automaticamente pela inércia do próprio retrocesso.

Mas, se o seu modelo de motosserra tem a função TrioBrake™, pode ativar o travão de corrente com a mão direita. Para tal, deve elevar a alavanca de proteção da asa traseira com a sua anca.

Bastante simples, portanto.

O seguro do acelerador

Os nossos modelos também possuem um seguro para o acelerador.

Como funciona? O acelerador só funciona enquanto mantiver premido esse botão. Isto significa que está a agarrar a asa ou pega com firmeza e da forma correta. Com o seguro acionado, evita que a motosserra arranque por erro, por exemplo.

O captador da corrente

Outro elemento importante relacionado com a corrente é o captador ou sensor da corrente. Este é um dos mecanismos de segurança que estão incluídos em cada uma das nossas motosserras e foi concebido com o objetivo de “capturar” a corrente caso se parta ou que saia do sítio.

Os silent blocks

São elementos que protegem o utilizador das vibrações que se produzem na máquina quando se trabalha com ela. Os silent blocks encarregam-se de absorver e reduzir o impacto destas vibrações.

Motosserra num torno para manutenção
Motosserra em manutenção

O carreto de reenvio

É o componente que se situa na parte dianteira da lâmina / espada. Ajuda a que o movimento da corrente seja o mais fluido possível e, portanto, o trabalhador poderá operar de forma mais cómoda.

Além disso, reduz significativamente o efeito de ressalto da motosserra.

O comando de paragem

Para um uso simples dos elementos de segurança, a motosserra Husqvarna dispõe de um comando de fácil acesso. A partir dele, pode desligar o motor de uma forma mais rápida e cómoda.

Segurança, ergonomia e comodidade, tudo em um.

Tela apaga faíscas

Alguns modelos atuais dispõem de uma tela situada no tubo de escape cuja função não é outra que evitar a possível saída de faíscas.

Com este elemento previnem-se possíveis incêndios, queimaduras e inalação de CO2 por parte do utilizador.

E, por último, mas não menos importante, o autocolante informativo. Este também faz parte da segurança passiva das motosserras e deve informar acerca do modelo da máquina e dos elementos de segurança que esta possui.

Caso tenha dúvidas, de seguida, deixamos um vídeo tutorial em que o nosso embaixador Tino Meis explica de forma visual quais são os elementos de segurança das nossas motosserras.

 

¡Partilhe este artigo!