Dicas básicas de tratamento de relvados - Loja Husqvarna
800 834137 apoioaocliente@lojahusqvarna.com

Devolução garantida

Garantia Husqvarna

Envio grátis a partir de 19€

Pagamento seguro

Sabemos que o relvado está saudável ao olharmos para ele: um tapete verde luxuriante, perfeito para nos divertirmos nele.
O que necessita? Sol, água, fertilizante e algumas ferramentas.

Plantar um relvado requer preparação e planeamento. Independentemente do método de plantio que pretender usar, vai precisar de preparar completamente a área para banir ervas daninhas e assegurar-se de que o solo não forma imediatamente uma crosta ou se compacta em sulcos irregulares.

É muito importante testar o pH do solo. Esse pequeno teste vai permitir-lhe não gastar dinheiro em vão.

Comece por livrar a área de todas as ervas daninhas, incluindo raízes, mesmo que tal implique arrancar 10 a 20 cm do topo do solo. Depois use uma enxada rotativa a uma profundidade de pelo menos 15 centímetros para soltar a compactação e melhorar a drenagem. É extremamente importante adicionar solo franco e compostagem para enriquecer o solo; Muitos especialistas sugerem misturar partes iguais solo franco, areia e a camada superficial original. A longo prazo, vai ser-lhe conveniente incorporar uma ligeira inclinação para facilitar a drenagem e evitar a formação de ‘piscinas’. Finalmente, use um rolo para fazer descer o solo novamente, de seguida nivelá-lo com um ancinho de metal. Seja o mais rigoroso possível – lembre-se, após semear ou relvar, não pode voltar atrás.

Não há dúvida, mas o estender um tapete de relva é o caminho mais rápido para um relvado bonito. Mas a relva pode ficar cara, especialmente se o relvado tiver uma área grande.

A alternativa é semear você mesmo, à mão ou através de um método chamado hidrossementeira. Muito utilizada pelos agricultores para plantar campos grandes, a hidrossementeira resolve um dos principais problemas da sementeira à mão: a dispersão equitativa ou igualitária das sementes. A semente de relva – uma mistura de variedades misturadas de acordo com o seu clima e o tipo de uso que o seu relvado vai ter – é misturado numa pasta feita a partir de fibras de madeira virgem, fertilizantes e agentes de ligação.

A altura de corte é um dos maiores ‘segredos’ do tratamento de relvados; o segredo é fazer menos. Uma espécie de negligência benigna. Recomendamos cortar apenas o terço superior da relva ao cortar. Relva mais alta protege um melhor desenvolvimento da raiz, para além de que dá mais sombra ao solo, que assim não fica desidratado tão rapidamente. Um benefício adicional: a relva mais alta bloqueia o Sol que as sementes de ervas daninhas necessitam para germinar. E não acredite que deixar a relva mais alta se traduz em cortar mais vezes.

Uma regadela profunda semanal ajuda as raízes a estenderem-se mais mais para dentro do solo, enquanto as regas frequentes mas rasas tendem a levar à criação da teia desagradável de corredores castanhos secos logo acima do solo.

Regar profundamente pode também impedir os ataques de percevejos, uma praga que tende a ‘atacar’ relvados secos.

Para descobrir de quanta água necessita o seu relvado, leve em consideração o seu tipo de solo: os solos arenosos secam mais rapidamente, enquanto os solos argilosos mantêm a humidade por mais tempo e não necessitam de ser regados tão frequentemente.

Num relvado recém-semeado, devemos regá-lo todos os dias por 5 a 10 minutos. O objetivo é humedecer as sementes sem causar escoamento, que pode arrasta-las ou danificar a superfície com ravinas. Após as sementes germinarem e a relva nova tiver mais de um centímetro de altura, regue uma vez por dia, durante 15 a 20 minutos.

Pelo menos duas vezes ao ano, na primavera e no inverno, eventualmente uma terceira vez durante o verão, recomendamos fertilizar o relvado. Utilize fertilizantes completos, com nutrientes como enxofre, cobre e ferro.

Para além da fertilização regular, recomendamos também a aplicação de cal dolomítica a cada quatro anos. Isto porque a rega e a fertilização tornam o solo ácido ao longo do tempo e cal restaura o pH e em simultâneo colocam minerais importantes como cálcio e magnésio de volta para o solo. Nas áreas em que o solo é naturalmente alcalino, em princípio não deve ter este problema; Teste primeiramente o pH do seu solo.

São a praga que justifica a existência dos jardineiros. Mas isso não significa que os herbicidas são essenciais para um relvado saudável; Na verdade, muitos especialistas evitam-os.

O verdadeiro segredo para banir ervas daninhas, é cultivar relva tão saudável que estrangula os invasores de forma natural. Aparar a relva regularmente ajuda muito, porque elimina ervas daninhas como a dente-de-leão e o morrião antes que eles tenham hipótese de espalhar as suas sementes. Quando se vir obrigado a lutar contra ervas daninhas, recomendamos o uso de herbicidas “naturais” que derivam a sua potência de glúten de milho, sais de ácidos gordos ou outras fontes não-químicas.

Quando a relva fica muito compacta os nutrientes não conseguem penetrar até às raízes, onde são mais necessários. É aqui que o arejamento – abrir buracos no relvado para melhorar a circulação de oxigénio – entra. A maioria das pessoas areja com uma ferramenta simples que se parece com dois tubos ocos ligados à extremidade de um cabo longo. Contudo, também pode arejar o terreno com calçado desportivos com solas perfurantes – por exemplo, chuteiras com pitons – que funciona muito bem também.

¡Partilhe este artigo!

Dicas de jardinagem relva e relvado

Não perca as nossas novidades e promoções!

Subscreva a nossa newsletter para não perder nada sobre a Husqvarna. Preencha o formulário e receba informação sobre promoções, novidades, dicas e muito mais!

  • Este campo é para efeitos de validação e deve ser mantido inalterado.
Nenhum produto no carrinho.