Cuidados de jardins: Corte BioClip® do Relvado e folhas - Loja Husqvarna
800 834137 apoioaocliente@lojahusqvarna.com

Devolução garantida

Garantia Husqvarna

Envio grátis a partir de 19€

Pagamento seguro

O funcionamento de um corte BioClip® baseia-se em que quando a erva é cortada, cai numa segunda lâmina que a tritura de novo, criando uns restos de tamanho muito reduzido e de rápida decomposição que passam para o relvado como nutrientes.

Os recortes de erva contêm entre 80% e 85% de água e a natureza faz-lhe decompor-se rapidamente, por essa razão normalmente não produzem filtro, ao contrário de outros restos de plantas mortas.

A decomposição, depois de usar o sistema BioClip®, produz-se com maior rapidez se unicamente se corta um terço do comprimento da lâmina da erva de cada vez. De facto, nunca deve cortar-se a erva mais da metade da seu comprimento, posto que aumentaria o risco de desidratação devido à perda de líquido da planta.

Requisitos
Para realizar bem o corte com BioClip® é aconselhável o seguinte:

  • que existam micro organismos ativos no solo, ou seja, quando a erva está crescendo e a temperatura da capa superficial do solo é de pelo menos 6ºC.
  • cortar o relvado com frequência.

Se se realiza o BioClip® quando a erva não está a crescer, por exemplo, durante os meses mais quentes do Verão ou no final do Outono, quando começam as geadas, haverá pouca ou nenhuma decomposição, aumentando o risco de que se forme um filtro.

Retirada das folhas

Quando realizamos a manta com folhas, podemos poupar tempo se se sopram as folhas que se acumulam nos canteiros, sebes, caminhos, etc até às zonas de relvado aberto donde se passa o corta-relvas para que as triture.

O BioClip® deve ser combinado com a recolha de folhas, e é uma boa ideia recolher as folhas restantes depois do último corte da temporada, quando a temperatura do solo está abaixo dos 6ºC e o relvado já não cresce. Isto aplica-se especialmente se há montículos ou uma capa grossa de folhas. Caso contrário, aumenta o risco de problemas como ataques de fungos durante o Inverno.

Aumento da qualidade e descida dos custos

Depois de realizar o corte com o sistema BioClip durante um ou dois anos, os micro organismos do seu relvado aumentam consideravelmente e a decomposição dos restos acelera-se notavelmente.

O conteúdo do húmus do solo aumenta aproximadamente 2% em 2 ou 3 anos, o que corresponde a 250kg de turfa/100m2.

Os estudos indicam que a manta produto do BioClip contribui com cerca de 50% de nutrientes necessários para a fertilização, mas nunca ocasiona um excesso.

A capacidade do solo para conduzir a eletricidade coeficiente de condutividade – aumenta aproximandamente 0,2.

Reduem o tempo dedicado à recolha, transporte e compostagem já que não se tem de recolher o produto do corte.

Na Loja Husqvarna dispomos de diversos modelos de corta-relvas e tratores para o jardim que incluem o sistema de corte BioClip® e alguns combinam-o com sistemas de expulsão lateral, dando lugar ao TrioClip™.

Se já utilizou este sistema de corte, partilhem as vossas impressões e experiências.

¡Partilhe este artigo!

Dicas de jardinagem solos

Não perca as nossas novidades e promoções!

Subscreva a nossa newsletter para não perder nada sobre a Husqvarna. Preencha o formulário e receba informação sobre promoções, novidades, dicas e muito mais!

  • Este campo é para efeitos de validação e deve ser mantido inalterado.
Nenhum produto no carrinho.