Após a primavera, o verão traz um pouco de stresse para o relvado. Não só o calor e a seca danificam, como exigimos mais dele no verão. Queremos o nosso relvado exuberante e verde para atividades ao ar livre. Todos adoramos um dia agradável, deitados no nosso jardim ou a receber os nossos amigos e família, no verão. Ora, relaxar num relvado verde bem tratado torna toda a experiência muito mais prazerosa. Mas, para um relvado, esta pode ser a época mais stressante do ano. O crescimento diminui, a cor pode desaparecer, a recuperação do desgaste é bem mais lenta…
No entanto, ao entender e respeitar as mudanças sazonais da relva, podemos tomar medidas para cuidar o relvado à medida que a temperatura aumenta.
Então, o que podemos fazer para ajudar o nosso relvado a atravessar melhor esta estação do ano?

 

Rega

A coisa mais importante que podemos e devemos fazer é dar-lhe de beber. Regue nos momentos em que a água é suscetível de ensopar em vez de evaporar, ou seja, logo de manhã cedo — reduz a evaporação e o crescimento de fungos. Regue o solo, não as plantas, pois, plantas molhadas podem ficar doentes. Regue bastante poucas vezes. Evite fazer aspersões leves diárias, dado que isso pode fazer com que as raízes cresçam superficialmente e sejam propensas a secar. Quando está seco, uma boa ensopadela uma ou duas vezes por semana é muito mais benéfica para o seu relvado.
Note , no entanto que um relvado bem alimentado e mantido terá um sistema radicular mais forte e mais profundo, permitindo que ele resista e se recupere de longos períodos de seca. Por que não alimentar e regar o seu relvado ao mesmo tempo? Os alimentadores da mangueira podem ajudá-lo a aplicar um alimento enquanto rega, ou, em alternativa, os alimentos solúveis podem ser aplicados através de uma lata de rega.

Segar

Tente cortar o relvado pelo menos uma vez por semana, mantendo a altura da relva até cerca de 3 a 4 centímetros, nesta época do ano. A relva mais alta é mais tolerante à seca, as raízes tornam-se mais profundas e previne as ervas daninhas de germinar.
Certifique-se de que todas as aparas são recolhidas e compostadas ou se está a usar corta-relvas com mulching, aí deixe as aparas microscópicas no relvado, para o alimentar. Evite cortar muito curto, pois isso pode levar ervas daninhas e musgos a entrar no relvado. Em climas muito quentes e secos, o relvado ficará stressado, sendo aconselhável reduzir a quantidade de cortes e permitir que a relva cresça mais.
Corte pouco, mas com regularidade. Isso mantém a relva mais saudável e evita que o que foi cortado ‘sufoque’ a relva.
Mantenha as lâminas do cortador afiadas. Certifique-se de que o seu corta-relva esteja a cortar a erva, não a rasgando, para minimizar o stresse durante as temperaturas quentes.

relvado no verão
relvado no verão

Se as ervas daninhas e o musgo são um problema para o seu relvado, então uma aplicação rápida de um produto apropriado de cuidados com o relvado de ação tripla erradicará esse problema. Se as ervas daninhas são o principal problema para o relvado, aplique um herbicida seletivo de relva, que não a prejudique.

Alimentação

O tempo quente incentiva o relvado a crescer rapidamente e a usar os nutrientes no solo. Ajude o relvado fornecendo-lhe uma boa alimentação para mantê-lo com um excelente aspeto. Para obter um verde rápido, use uma alimentação de relvado líquida, ideal para alimentação de última hora antes de ter amigos e familiares. Para áreas maiores, aplique um fertilizante granular, usando um espalhador — acelerará o processo e o relvado fica melhor e mais equilibradamente alimentado. Durante secas, estes produtos precisarão de ser regados para ativar o nutriente.

Se o relvado estiver com um aspeto stressado no verão, resista ao desejo de fertilizar. Na verdade, é melhor parar de fertilizar cerca de 30 dias antes da chegada das temperaturas altas do verão. A aplicação de fertilizantes extras no calor do verão pode queimar o relvado e criar um crescimento suave que enfrentará o clima quente do verão. Nunca fertilize relvados adormecidos — espere até que eles estejam verdes no outono.

relva
relva

No verão, muitos relvados começam a mostrar sinais de desgaste, especialmente em alguns caminhos populares, entre pessoas e cães. Considere instalar passadiços para minimizar os danos na relva e tentar minimizar o tráfego em relvados dormentes e quebradiços. Se o relvado receber muita chuva e estiver a crescer ativamente, pode aplicar um pouco de fertilizante para essas áreas para ajudar as folhas a recuperar mais rapidamente.
O verão é a época para remover ervas daninhas que estão a crescer antes que floresçam e dispersem as sementes no próximo ano. Os herbicidas pós-intensivos direcionados são projetados para matar ervas daninhas de folhas largas sem prejudicar a relva, mas devem ser aplicados quando as temperaturas ficam abaixo dos 30 graus centígrados por alguns dias. Lembre-se que, durante o calor do verão, QUALQUER produto pode ser prejudicial ao relvado já stressado, portanto, use com moderação ou arranque manualmente as ervas daninhas.

¡Partilhe este artigo!