Novo post de jardinagem. Neste novo artigo do blogue, analisaremos uma das dúvidas mais comuns entre os jardineiros menos experientes. Talvez seja uma das questões mais triviais e a primeira que ocorre a qualquer pessoa que comece a decorar um jardim e que não tem ideia de como o fazer. Se é um destes utilizadores “novatos”, talvez já tenha se tenha perguntado: Como se planta uma planta? Temos que fazer algo especial? Que passos devo seguir para semear? Se procura respostas a estas dúvidas, recomendamos que continue a ler este artigo.

Vamos analisar os passos que se devem seguir para plantar uma planta e vamos detalhar os aspetos e os fatores mais importantes durante a sementeira. Além disso, trataremos de esclarecer alguma das dúvidas mais comuns.

planta em vaso
planta em vaso

Como plantar uma planta: em vaso ou no jardim

A jardinagem está na moda, não há nenhuma dívida. Os hortos urbanos e os jardins decorativos estão na ordem do dia. O interesse pela decoração dos espaços residenciais tem aumentado constantemente nos últimos anos e os espaços verdes somam cada vez mais m2. Jardineiros experientes e novatos convivem num setor em crescimento e é principalmente a estes últimos a que nos dirigimos neste post.

planta
planta

Como plantar uma planta? Que devo fazer para semear corretamente uma espécie vegetal? BOM, cultivar uma espécie não é simplesmente introduzi-la na terra. Para que se desenvolva corretamente, deve-se ter em conta uma série de fatores e aspetos-chave. Por isso, detalhamos de seguida os passos a seguir para plantar uma planta, distinguindo caso se faça num vaso ou se se semeia diretamente na terra do jardim.

Plantar uma planta num vaso: Passos chave

Ao plantar uma planta deve perguntar, planto num vaso ou diretamente no jardim? Da resposta vão depender os passos a seguir, pois as circunstâncias entre um e outro são bastante diferentes.

As plantas de vaso são uma forma positiva de decorar tanto o interior de uma casa como o exterior. Para as cultivar neste recipiente, primeiro deve informar-se se essa espécie é a adequada e se crescerá num vaso e qual é a melhor localização para o melhor e mais desafogado desenvolvimento.

Selecionar vasos e limpá-los

Após comprovar que a planta que pretende cultivar se desenvolverá corretamente num vaso, é altura de selecionar os recipientes. Estes devem ter pelo menos um orifício no fundo para que a terra tenha uma boa drenagem.

Se vaso já já foi usado antes, deve-o limpar. Para tal, pode usar simplesmente água quente ou misturar água e vinagre branco. Esta última é uma solução mais rápida.

Preparar vaso para a sementeira

O passo seguinte é encontrar a mistura de terra que mais se ajuste ao que a planta que escolheu necessite.

A terra recomendada é mais solta e leve que a que pode encontrar em qualquer jardim. Deverá comprar uma mistura que inclua turfa e outros materiais orgânicos. Também é aconselhável que contenha fertilizante – dessa forma a manutenção da planta será menor.

plantar em vasos
plantar em vasos

Encher o vaso e introduzir a planta

Quando tiver a mistura de terra adequada, é a vez de encher o vaso. Encha-o até cima, deixando cerca de 3 centímetros livres. À medida que faz isto, achate-a com os dedos e faça-o sem comprimir nem apertar em demasia. Em seguida, faça um pequeno buraco para colocar a base da planta e coloque mais terra até encher o recipiente.

Nota: se usar sementes, deve seguir os mesmos passos, mas em vez de introduzir a planta no buraco, deverá colocar as sementes.

Manutenção da planta

O último passo a levar a cabo é a rega da planta. A terra tem que estar húmida (nunca empapada). Siga as instruções de rega da espécie semeada.

É também recomendável efetuar uma pequena manutenção da planta. Não só regar, também convém tirar e recortar as folhas danificadas, secas ou mortas.

Plantar uma planta no jardim: Passos-chave

Se decidiu remodelar o seu jardim usando para tal novas plantas, saiba que o processo de sementeira difere do detalhado anteriormente.

Plantar uma planta no jardim é um procedimento mais complexo do que fazê-lo num vaso. Mas não se preocupe, os passos a seguir, ainda que mais difíceis, não são nem impossíveis nem demasiado complicados.

Vejamos então quais são as etapas e quais são os aspetos a ter em conta para conseguir o jardim sonhado.

Escolher a planta

O primeiro a fazer é escolher qual vai ser a planta a semear no seu jardim. A escolha determina a época da sementeira e o tamanho da cova de plantação. Não é o mesmo escolher uma pequena flor que um arbusto. Por isso, analise bem como quer que fique o seu jardim. Além disso, se decidir comprar a planta numa loja especializada, observe a etiqueta (nela devem vir especificadas as recomendações relativas à plantação e manutenção da planta).

Conselho: a melhor época para semear é a primavera dado que a maioria das espécies vegetais se desenvolvem melhor nesta época do ano.

plantação
pá na terra

Preparar o terreno

Preparar o solo antes da plantação fará com que a futura planta cresça de forma ótima. Além disso, reduzir-se-ão os requisitos de manutenção e rega.

Se o seu terreno está vazio, ou seja, sem qualquer tipo de espécie semeada, deve cubrir-lo com uma capa protetora. Esta técnica denomina-se terriço e consiste em cobrir o solo com um manto de materiais orgânicos (cascas, madeiras, etc.) ou inorgânicos (brita, terra vulcânica, etc.) com o objetivo de regular a temperatura, proteger as raízes e reter a água e a humidade.

Fazer uma cova e introduzir a planta

É o momento da plantação! Remexa a terra para a soltar e cave até pelo menos o dobro da profundidade de onde vai chegar a bola de raízes da planta. A seguir, junte composto e remexa até que fique totalmente misturado com o solo. Regue o buraco e introduza a bola de raízes do vegetal.

Para terminar, só tem que cobrir o buraco com terra, pressioná-la com as mãos e regar uma vez mais.

Como vê, plantar uma planta não é um processo impossível. Para conseguir um bom crescimento da mesma, apenas tem que ter paciência e seguir os passos indicados.

Boa sorte!

 

¡Partilhe este artigo!