Como cuidar de azáleas: ideias para manter plantas exigentes
800 834137 apoioaocliente@lojahusqvarna.com

Devolução garantida

Garantia Husqvarna

Envio grátis a partir de 19€

Pagamento seguro

Como cuidar de azáleas: chaves para manter plantas exigentes

A azálea é uma das plantas mais utilizadas em jardinagem devido à beleza das suas flores. No entanto também é uma das espécies mais exigentes.

Não se preocupe, está tudo sob controlo!

Hoje, no blogue Dicas de Jardinagem vamos aprender todos os cuidados que requerem estas variedades, desde o seu cultivo à manutenção diária e atuações especiais como a poda e os seus problemas mais frequentes.

azáleas
Nome comum
Azálea
Divisão
Magnoliophyta
Classe
Magnoliopsida
Família
Ericaceae
Género
Rhododendron L.
Origem
As azáleas são originárias de vários continentes. As espécies mais empregadas em jardinagem têm origem no Japão e na China.

Existem numerosas variedades de azáleas. Muitas delas são criações híbridas para obter espécimes com as flores e cores mais espetaculares.

As azáleas crescem como arbustos e têm uma floração muito abundante em toda a planta. As flores são grandes e têm cores variadas, frequentemente em tons vermelhos, rosas e brancos. Por isso são muito usadas como plantas ornamentais.

Pelas suas necessidades de manutenção é mais frequente vê-las no interior, mas também podemos encontrá-las em jardins exteriores. Uma das variedades mais empregada é a azálea japonesa.

azáleas
azáleas

Cuidados básicos das azáleas

Estas plantas requerem cuidados frequentes para manter a sua floração e bom aspeto. Uma deficiência na sua manutenção básica diária acaba por debilitar a planta, que perde as suas flores e adquire um aspeto caduco e pouco atrativo.

Como pode evitar que isto suceda?

Estes cuidados frequentes não implicam uma grande dificuldade. Simplesmente deve atender a estes quatro aspetos-chave:

  • Localização: as azáleas crescem tanto no interior como no exterior. Sofrem em climas quentes e secos, pelo que deve suprir as deficiências do clima se decidir plantá-la num jardim exterior ou mantê-la numa habitação fechada sem ventilação.
  • Temperatura: as azáleas não suportam mudanças bruscas de temperatura. Necessitam de ambientes temperados e bem ventilados. No exterior deve-se protegê-las de temperaturas muito baixas e no interior da falta de humidade.
  • Luminosidade: estas plantas requerem muita luz. Mas atenção! Não deve expo-la diretamente ao sol dado que as suas folhas murcham caso tal aconteça. O melhor é mantê-la em zonas de semi sombra.
  • Rega: por norma, a azálea requer muita humidade, tanto no ambiente como por meio da rega. Para lhe fornecer água, deve deixar todos os dias um prato ou recipiente com água só durante 5 a 10 minutos. Assim as raízes recolhem toda a água de que necessita e a planta não fica encharcada. É muito importante ter em conta que para a rega deve usar água doce (PH de 4 ou 5). A sua melhor aliada é a água da chuva.

Como pode constatar, estes cuidados não são muito difíceis de realizar. Simplesmente tem que ser meticuloso e não se esquecer de mimar a azálea todos os dias.

azáleas
azáleas

Como cultivar uma azálea

Para cultivar esta planta, especialmente no exterior, deve selecionar cuidadosamente a sua localização. Como sabe, zonas de semi sombra ou sombra são as mais adequadas. Recorde-se que as zonas de sombra profunda podem causar estragos na planta, dado que necessita de muita luz. Além disso, deve protegê-la das geadas.

Outro ponto a ter em conta é o substrato.

As azáleas requerem terrenos ligeiramente ácidos e sofrem com os terrenos calcários. A terra deve permanecer solta e ter uma boa drenagem para evitar que a planta fique encharcada. Dependendo das variedades que tenha plantado, deverá adubar com maior ou menor frequência.

Durante a hibernação ou período de repouso vegetativo, pode ser necessário transplantar a azálea para aumentar a sua floração no ano seguinte. Geralmente no final da primavera ou princípio do outono transfere-se a planta para um vaso um pouco maior, com uma boa drenagem e um substrato ótimo.

Deve-se podar a azálea?

A resposta a esta pergunta é complicada.

Nem todas as variedades de azáleas necessitam de uma poda frequente. Assegure-se de quais são as necessidades do seu exemplar antes de começar a cortar.

Norma geral, durante a floração devem-se eliminar as flores murchas para favorecer o aparecimento de flores novas. Quando a planta se encontra em repouso pode realizar uma poda de manutenção para evitar o crescimento excessivo e conservar a forma desejada.

azáleas
azáleas

Problemas que podem afetar as azáleas

Tal como temos estado a referir, estas plantas são suscetíveis de sofrer danos importantes se não se fazem os tratamentos diários necessários. Principalmente as causas são devidas a uma situação pouco adequada ou um substrato incorreto.

Uma doença frequente nestas plantas é a clorose férrica. Para solucionar este problema adicione fertilizantes com grandes doses de potássio e ferro. Além disso, a azálea pode ficar com bolor se se acumula água nas suas folhas e ramos. Para o evitar, não regue a planta pulverizando as suas folhas nem com uma contribuição direta na terra. Empregue um prato, como indicamos anteriormente.

Os insetos que mais atacam a azálea são os ácaros das aranhas, as lagartas e os percevejos de encaixe. Ter uma planta forte ajuda a prevenir o seu aparecimento.

Com estes pontos já tem toda a informação necessária para cuidar das suas azáleas, sem problemas e com flores vistosas durante muitas semanas.

¡Partilhe este artigo!

Dicas de jardinagem técnicas de cultivo

Não perca as nossas novidades e promoções!

Subscreva a nossa newsletter para não perder nada sobre a Husqvarna. Preencha o formulário e receba informação sobre promoções, novidades, dicas e muito mais!

  • Este campo é para efeitos de validação e deve ser mantido inalterado.
Nenhum produto no carrinho.