Descubra os arbustos com flores mais populares para decorar o seu jardim
800 834137 apoioaocliente@lojahusqvarna.com

Devolução garantida

Garantia Husqvarna

Envio grátis a partir de 19€

Pagamento seguro

Começamos uma nova semana com um artigo dedicado aos amantes da jardinagem. Aproveitando que estamos na primavera é a época ideal para que os arbustos e plantas do seu jardim floresçam e exibam toda a sua gama de cores.

Este artigo é precisamente dedicado aos arbustos com flores.

Ao longo deste post vamos-lhe mostrar cinco arbustos que se encontram entre os mais populares, explicamos-lhe quais são as suas características e de que cuidados de manutenção requerem para crescer de forma adequada.

É provável que algum deles já esteja presente no seu jardim, mas se continuar a ler, seguramente que encontrará alguma peculiaridade que desconhecia sobre a sua planta.

Escova-de-garrafa vermelha
Escova-de-garrafa vermelha

Que são arbustos com flores?

Como o seu nome indica, são as plantas que, chegado o momento e seguindo os conselhos adequados, desenvolvem flores entre as suas folhas. É indiferente que sejam arbustos de folha perene ou caducifólia.

O que realmente as diferencia das outras espécies é a possibilidade de florescer.

São muitas as plantas que têm esta característica. No entanto, nem todos os arbustos florais suportam as condições climáticas da mesma maneira.

Existem algumas espécies que toleram melhor o frio, mas o certo é que a maioria florescem durante a primavera, quando as chuvas e o granizo cessam.

Os cinco arbustos com flores mais populares

Podemos nomear centenas de plantas com flores procedentes de diversas famílias e espécies. Entre as variedades mais conhecidas, podemos destacar as seguintes: Camélia, silindra, hibisco, hortênsia e lavanda

Algumas delas já as deve conhecer por terem aparecido previamente no nosso blogue. Outras, por outro lado, conhece-as seguramente de vê-las em parques e jardins, mas… conhece todos os seus segredos? De que cuidados necessitam?

De seguida, vamos aprofundar os detalhes de cada uma e explicamos as suas peculiaridades.

Gardenia - flores
Gardenia – flores

Jasmim-do-cabo: rosas brancas para o seu jardim

O jasmim-do-cabo (também conhecido como gardénia) é uma planta nativa da China, onde é considerada um símbolo da arte e da graça feminina.

Já lhe falamos noutro artigo deste arbusto perene com flores brancas muito parecidas às rosas. É por isso que o uso do jasmim-do-cabo se destina principalmente à decoração ornamental de exterior.

Por isso, cultiva-se no exterior, podendo crescer até alcançar os 2 metros. Quando plantada no interior, o seu desenvolvimento é mais reduzido.

As suas folhas brilhantes de cor verde-claro têm uma superfície lisa. São muito parecidas às da camélia.

As flores…

Nascem em rebentos individuai entre as folhas e ao redor dos ramos. Têm uma bela cor creme brilhante. Destacam-se por desprender uma fragrância agradável.

fruto do jasmim-do-cabo
fruto do jasmim-do-cabo

Por isso, para além de serem elementos decorativos, as flores deste arbusto costumam ser usadas como ambientadores dentro de casa.

Camélias
Camélias

Camélia: uma paleta de cores variadas

Uma das velhas conhecidas do blogue, além de ser um dos arbustos florais mais populares. Como ocorre com o jasmim-do-cabo, as origens desta planta encontram-se na Ásia. Atualmente, existem mais de 200 espécies.

Se for cuidada adequadamente, pode roçar os 10 metros de altura.

Além disso, também se trata de um arbusto de flores perenes. Aprofundando um pouco mais, podemos dizer que as suas folhas têm uma lustrosa cor verde-escuro. Têm uma forma alongada e os seus bordos podem apresentar pequenas serras.

Na sua terra natal, as suas folhas são muito procuradas para fazer chá.

Quanto às flores…

É o ponto forte do arbusto, principalmente pela sua grande variedade cromática. São grandes, e podem ter até um máximo de 8 pétalas. Nascem de forma individual ou em grupo fazem-no entre as folhas.

Não medem mais de 10 centímetros.

As suas cores podem variar desde o branco até ao vermelho, passando também por tons rosados de diferente intensidade. No entanto, ainda que não tão popular, dentro das camélias também podemos ver arbustos com flores amarelas.

camélias em arbusto
camélias em arbusto

E como a cuidar?

No inverno, deverá eliminar os ramos que ficam secos. Por outro lado, requer ser plantada num substrato cujo pH seja ácido. Do mesmo modo, este arbusto floral necessita que o solo onde for cultivado seja húmido, pelo que deverá regá-lo regularmente com água doce.

Se pretende aprofundar mais sobre os cuidados da camélia, pode consultar mais dados no nosso artigo sobre esta planta.

Escova-de-garrafa ou Escovilhão
Escova-de-garrafa ou Escovilhão

Escova-de-garrafa, o arbusto com flores de diversas cores

Se quiser dar um toque púrpura ao seu relvado, este arbusto da família Myrtaceae pode ser uma boa aquisição. Graças à sua característica floração de cor violeta convertem-na num elemento decorativo que fornecerá aroma e cor ao seu jardim.

Se procura um arbusto de flores lilases, cor-de-rosa, amarelas, brancas ou vermelhas, a escova-de-garrafa ou escovilhão é a sua melhor opção.

Com umas 74 espécies existentes, trata-se de uma erva anual perene. As suas folhas são alternas, em forma de espiral e lineares. Não superam os 7 centímetros de comprimento.

Quanto às flores…

A sua peculiar figura fez com que o arbusto ganhasse o epíteto de limpa-garrafas. São sésseis, de forma cilíndrica e alongada. Nascem de umas espigas que podem ter até 10 centímetros de comprimento.

Como já tínhamos mencionado, a sua gama cromática é muito ampla, podendo passar por cores frias e quentes.

Escova-de-garrafa cor-de-rosa
Escova-de-garrafa cor-de-rosa

Uma espécie de arco-íris floral para o seu jardim.

Como cuidar desta planta?

É um arbusto de crescimento rápido. Pode chegar a medir 10 metros de altura.

Convém que esteja exposto ao sol a maior parte do tempo, dado que desta forma lhe assegura um bom crescimento a época da primavera e do verão, que é quando floresce.

Quanto à adubagem, deve realizar-se na primavera. O ideal é que o adubo seja líquido, que contenha ferro e potássio e que possa ser aplicado durante duas semanas.

Sobre a rega, é importante controlar que a água não fique parada para evitar encharcamentos. Procure utilizar, além disso, água da chuva ou então isenta de minerais.

Estrelícia, cor e exotismo para o seu jardim

A Streliztia reginae, conhecida também como ave do paraíso, é uma das plantas tropicais mais conhecidas pela sua figura chamativa (similar à cabeça de uma ave) e a sua gama de cores.

Também já falamos desta planta no blogue o ano passado.

Esta planta herbácea de folhagem perenifólia (de folha persistente, portanto) tem umas folhas alternas de cor verde. Podem chegar a medir pouco mais de um metro e meio. Pelas suas cores chamativas, é muito utilizada na decoração tanto do lar como do jardim.

Que podemos dizer das suas flores?

São abundantes e com formas tão variadas como a sua gama de cores. Aparecem em pequenos grupos e podem chegar a ter até 6 pétalas. Podem alcançar as mesmas dimensões das folhas.

Como peculiaridade, fique a saber que as suas flores são hermafroditas.

A floração ocorre no início da primavera, quando termina o mau tempo. Uma vez iniciada, mantém-se até que o inverno comece novamente.

No entanto, em climas muito quentes (como, por exemplo, nas regiões de onde é originária) podemos considerar que estamos perante um arbusto com flores todo o ano.

Que cuidados requer?

Sem necessidade de que o nível seja excessivamente alto, o terreno para o seu cultivo deve ser húmido.

Deve estar totalmente exposta à luz durante 4 horas ao dia, no mínimo. Senão, a sua floração ficará paralisada.

Tenha em conta que não tolera o frio, pelo que, dependendo do clima em que reside, talvez lhe convenha cultivá-la como planta de interior.

Com respeito à rega, necessitará de grandes quantidades de água durante primavera e o outono. No resto do ano, uma dose moderada é suficiente.

Forsítia
Forsítia

Forsítia, a campainha da China

Assim é conhecido este arbusto asiático com flores, ainda que das suas 11 espécies confirmadas, existe pelo menos uma procedente do sudeste da Europa.

Trata-se de um género de plantas caducifólias que podem chegar a medir 3 metros de altura. As suas folhas são pequenas (não superam os 2 centímetros) opostas, com os bordos dentados. Normalmente são simples, mas podem nascer também em grupos de três.

Quanto às suas flores…

Nascem pouco depois de começar a primavera, antes mesmo das folhas. Têm um tom amarelado e resplandecente. As suas pétalas estão unidas unicamente na base.

Também possui frutos em forma de cápsula que contêm sementes aladas.

Como cuidar da forsítia?

Primeiramente, procure uma zona em que o Sol incida para plantar este arbusto com flores. No obstante, também pode sobreviver à sombra graças à sua resistência.

Quanto ao terreno, assegure-se, como sempre, de que esteja bem drenado. Durante o inverno, convém utilizar produtos ricos em adubo orgânico, enquanto que no verão devemos optar por fertilizantes em que abunde o componente mineral.

Como em muitas outras espécies, a rega deve ser abundante no verão e mais ‘regrada’ no inverno.

Quando terminar o bom tempo, é o momento de podar, para assegurar a sua boa manutenção. Terá que se desfazer dos ramos que não floresceram e a ponta daqueles que o conseguiram.

Por último, queime as folhas que caíram para evitar que o arbusto contraia doenças e prevenir o ataque de possíveis pragas.

Esperamos que este artigo lhe sirva para conhecer diversos arbustos com flores que lhe ajudarão a dar vida ao seu jardim nesta primavera.

¡Partilhe este artigo!

Arbustos Dicas de jardinagem Fichas

Não perca as nossas novidades e promoções!

Subscreva a nossa newsletter para não perder nada sobre a Husqvarna. Preencha o formulário e receba informação sobre promoções, novidades, dicas e muito mais!

  • Este campo é para efeitos de validação e deve ser mantido inalterado.
Nenhum produto no carrinho.