Como fazer um jardim ‘zen’? - Loja Husqvarna
800 834137 apoioaocliente@lojahusqvarna.com

Devolução garantida

Garantia Husqvarna

Envio grátis a partir de 19€

Pagamento seguro

Como fazer um jardim ‘zen’?

A natureza reflexa-se no seu máximo esplendor nos espaços verdes. São ambientes que fornecem oxigénio em todos os sentidos, também no plano mental. Quando consegue ter a abordagem adequada, torna-se o seu melhor aliado para relaxar. Mas como pode fazer um jardim ‘zen’ no seu lar?
Neste artigo explicamos-lhe como consegui-lo.

Os jardins ‘zen’

A filosofia oriental é um conjunto de reflexões e artes milenares que impregnam todos os aspetos da vida. Precisamente, o seu lar é um espaço que pode inspirar-se nos valores que grandes civilizações defenderam. Entre elas, destacam-se três que ainda hoje caracterizam as sociedades da China, Japão e Coreia:

  • Simplicidade: baseada no termo kanso, procura potenciar o verdadeiramente importante.
  • Austeridade: com o conceito koko, propõe evitar as decorações carregadas ou irrelevantes.
  • Naturalidade: o ideal shizen defende a conexão com o planeta através da vegetação.

Sabia que a proposta ‘zen’ surgiu no século VI? Os monges budistas — que ainda abundam — elaboravam jardins que serviam como espaços de meditação. Caracterizavam-se pelos três estilos anteriores, fundidos numa mescla cromática entre tons brancos e verdes. Mais além delas, os rosas ou os azuis geram uma impressão excecional.

Provavelmente, já deve ter visto alguma vez a imagem de um templo budista ou tibetano. O que costuma chamar mais a atenção? Pense em como estão integrados por completo na natureza, ainda que estejam localizados numa grande cidade. A chave para o conseguir não é outra senão a criação de grandes jardins.

Iria surpreender-lhe saber o que pode conseguir usando esta arte milenar para a sua casa. Poderá recreá-la num espaço pensado para o descanso, a comodidade e a relaxação. Ler, meditar ou, simplesmente, passar o tempo são algumas das atividades que encontrarão o lugar ideal no exterior. Quando abrir a porta, terá um meio envolvente idílico à sua espera.

Como fazer um jardim ‘zen’

O primeiro que deve fazer é procurar um espaço onde situar o seu jardim relaxante. O nosso conselho é que seja o suficientemente amplo para poder caminhar com tranquilidade. Pode procurá-lo no exterior da sua casa, quer seja no pátio, no terraço ou no jardim. O mesmo pode ocorrer na varanda, mas com umas dimensões mais reduzidas.

 

Depois, há que formar a base, que costuma estar composta por tábuas de madeira. Escolha variedades mais claras, como o pinheiro, o vidoeiro ou o freixo. São opções bastante resistentes e económicas até certo ponto, pelo que são um bom começo. Depois, instale-as até formar um espaço com o dobro da altura.

 

A areia, pela sua parte, deve formar um manto que envolva todo o jardim. Recorde que o que se procura priorizar não é a terra castanha, antes as gamas cromáticas mais claras. Pode encontrá-la em cores como o bege, o creme ou o branco, e existem variedades especiais para jardins japoneses. Depois, só necessitará de um ancinho de dentes grossos para formar ondas e ondulações.

 

Uma revisão das ideias budistas pode levar a escolher a melhor vegetação. Há plantas que contribuem para gerar relaxação e serenidade, como pode ser o bonsai. Esta é a nossa principal proposta, e pode converter-se no ponto nevrálgico de todo o espaço. No entanto, há outras espécies que são mais fáceis de cultivar com ferramentas como a nossa serra de poda dobrável:
As melhores plantas para jardins japoneses

Relaciona-se com as “boas energias” e com a “recarga do espírito”. Funciona como barreira natural para separar espaços sem necessidade de fazer obras.

É uma árvore de maior tamanho que pode servir de foco. Viu as mandalas que se usam para meditar? Coloque um perto do tronco e saberá onde se deve focar.

Os seus peculiares tons brancos e rosados atraem a felicidade e o otimismo. Recorde-se que também deve impregnar outros valores para aperfeiçoar a relaxação.

Um pequeno lago ou uma fonte podem ser idóneos para complementar o espaço. 

Coloque uma flor de lótus emoldurada por vários nenúfares e surpreenda-se com o resultado.

Por um momento, imagine as cerejeiras em flor com as suas tonalidades rosadas e brancas. Combinam na perfeição com as camélias e assinalam uma das datas mais especiais do calendário japonês.

Adicione pedras

Por último, as pedras são símbolo de equilíbrio e força de espírito. Escolha as de tons mais claros, que também refletem a pureza e a sinceridade. Coloque-as empilhadas para coroar as lacunas que restem nos círculos de areia. Igualmente, é uma boa ideia adicionar sebes e dar-lhes forma com os nossos corta-sebes a gasolina ou com a leveza e zero emissões dos nossos corta-sebes a bateria.

 

Como pôde verificar, fazer um jardim ‘zen’ pode ser o seu próximo objetivo. É uma questão que pode materializar no seu lar para dar-lhe um novo sentido. Descubra o potencial que pode obter de uma zona exterior e convertê-la no seu lugar de desconexão. Com os nossos produtos, pode ter o melhor para o seu espaço pessoal.

¡Partilhe este artigo!

Dicas de jardinagem relva e relvado

Não perca as nossas novidades e promoções!

Subscreva a nossa newsletter para não perder nada sobre a Husqvarna. Preencha o formulário e receba informação sobre promoções, novidades, dicas e muito mais!

  • Este campo é para efeitos de validação e deve ser mantido inalterado.
Nenhum produto no carrinho.