Como cuidar do jardim durante o verão - Loja Husqvarna
800 834137 apoioaocliente@lojahusqvarna.com

Devolução garantida

Garantia Husqvarna

Envio grátis a partir de 19€

Pagamento seguro

Como cuidar do jardim durante o verão

O jardim é mais utilizado e tem muito mais vida na época estival. Isto requer uma manutenção adequada durante todo o ano, já que algumas tarefas, como a poda, são específicas de outros períodos. No entanto, saber como cuidar o jardim durante o verão também é muito importante. Por isso, queremos mostrar-lhe algumas recomendações sobre este tema.

Regra geral, a temporada de verão significa altas temperaturas e muitas mais horas de raios solares intensos. Consequentemente, é necessário realizar algumas tarefas específicas para proteger os jardins e melhorar a sua aparência e estado. Revemo-las juntos?

jardinagem
Dicas para cuidar do seu jardim durante o verão

A água é a contribuição fundamental para as plantas do seu jardim. Por isso, é melhor que regue pela manhã, muito cedo, ou mesmo ao final da tarde. Quando o sol está muito ativo, a água evapora-se rapidamente e os vegetais acabam por receber muita menor quantidade. Além disso, recorde-se de incrementar a quantidade, quanto mais calor e sol estiver.

Também deve aproveitar as horas de menos calor para realizar esta tarefa. Um recurso valioso é deixá-lo crescer um pouco mais do que o habitual e, preferencialmente, não retirar as aparas cortadas de relva do solo.

O calor e a secura são o seu ‘habitat’ preferido. Por este motivo, deve estar muito atento nesta época do ano para as detetar e as arrancar o quanto antes. Caso contrário, irão proliferar e crescerão mais rapidamente do que imagina. Além disso, é mais fácil retirá-las quando as suas raízes são ainda incipientes e débeis.

Também as pragas se desenvolvem com vantagem nos períodos secos e quentes. Portanto, a sua vigilância tem que ser muito maior, já que uma rápida atuação é determinante. 

Tenha presente que o sol direto e as temperaturas elevadas queimam o plástico com que estão feitas. Por isso, nunca deve deixá-las desprotegidas. Se as guardas ao ar livre, use protetores, toldos ou outros elementos que as isolem.

Há um aspeto substancial que não deve esquecer: as plantas situadas em vasos requerem mais quantidade e frequência de rega. Além disso, se as agrupar, vai formar um microclima mais fresco. No entanto, como sucede com as mangueiras, estes recipientes absorvem o calor quando estão diretamente expostos ao sol durante muito tempo.

Um truque interessante é colocar debaixo destes vasos outras plantas de terra. Deste modo, a água que escorre desde cima será aproveitada por elas. Colocar pratos debaixo dos vasos ou pintar o seu interior para melhorar a conservação são outras recomendações muito úteis.

Quanto mais calor e secura existir, mais importante é a idoneidade do solo nos jardins. Por isso, o verão é o momento de o enriquecer com composto e outros elementos otimizadores. Quando se trata de cuidar o jardim durante o verão, este processo é urgente. Após ser plantado, procure aplicar uma camada de adubo para conservar a frescura e atrasar a evaporação da humidade.

O jardim é mais que o conjunto de plantas e vegetais que contem. Inclui também os ornamentos e móveis que favorecem o seu desfrutar e o seu aproveitamento. Se bem que é certo que estes últimos costumam estar preparados para suportar a influência solar e as circunstâncias ambientais do exterior, não convém sobre expo-los. As suas pinturas e vernizes mantêm-se melhor se os proteger com guarda-sóis, telhados, varandas ou, mesmo, as sombras das árvores.

Algumas tarefas de jardinagem oportunas no verão

Por outra parte, o verão é época de tarefas de jardinagem. Deve reunir os equipamentos e as ferramentas ideais para realizar determinadas tarefas. A Husqvarna, como bem sabe, coloca à sua disposição muito do necessita.

 

  • Cuidar o relvado mais que nunca. Instale um programador de rega e faça com que se ative nos momentos mais frescos do dia. Corte o relvado uma vez por semana e reveja a sua saúde continuamente.
  • Colocar uma camada de casca de pinheiro nos vasos impede que a água se perca com rapidez.
  • Aplicar adubo à unha nas plantas com vaso.
  • Pulverizar água com frequência nas folhas das plantas, para as refrescar e hidratar.
  • Semear sálvia, melissana, rúcula, alecrim e salsa. Também uma boa quantidade de hortaliças se desenvolvem bem nesta época. Por exemplo, a cebola, a alcachofra, o melão, o nabo, o pepino, o milho, a beterraba e a melancia.
  • Semear flores adequadas como cravos.

Como vê, o trabalho de jardinagem aumenta neste período. Agora, se protegeu corretamente o jardim ano todo, cuidar dele durante o verão não será difícil. Com o apoio da Husqvarna, sem dúvida, será mais eficaz.

 

Homem a regar plantas na horta ao pôr do sol

¡Partilhe este artigo!

Dicas de jardinagem relva e relvado

Não perca as nossas novidades e promoções!

Subscreva a nossa newsletter para não perder nada sobre a Husqvarna. Preencha o formulário e receba informação sobre promoções, novidades, dicas e muito mais!

  • Este campo é para efeitos de validação e deve ser mantido inalterado.
Nenhum produto no carrinho.